Dólar vale menos satoshis com alta do Bitcoin

Dólar perdeu imenso valor na última década, quando 75% de todos os dólares já criados foram jogados no mercado.

Siga no
Bitcoin pesado contra Dólar fraco
Bitcoin pesado contra Dólar fraco

A cotação do Bitcoin voltou a romper U$ 34 mil nesta terça-feira (5). Com isso, a unidade do dólar vale menos satoshis no mercado, que é a menor unidade do Bitcoin.

O movimento de alta da moeda digital começou em 2020 e parece não ter mais fim. Isso porque, após romper a máxima de U$ 20 mil por Bitcoin, o preço da moeda disparou nas últimas semanas.

A menor unidade do Bitcoin, chamada de Satoshi em homenagem ao criador da moeda, é esperada como a unidade de conta do futuro pela comunidade. Com a alta da moeda, fãs do Bitcoin começaram inclusive a valorar bens que podem ser adquiridos diretamente.

Dólar vale menos satoshis a cada ano que passa com alta do Bitcoin

O dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos, usada como referência hoje na maior parte das transferências de recursos pelo mundo. Desse modo, inclusive o Bitcoin tem sua principal cotação de mercado em relação à moeda norte-americana.

Como moeda, era esperado do Dólar ser uma reserva de valor, unidade de conta e meio de troca. Contudo, a realidade é que o Dólar perde força a cada ano que passa em comparação com o Bitcoin.

De acordo com o site USDSAT, um marco importante foi visto nesta terça-feira, quando o Bitcoin voltou a romper U$ 34 mil. O site, que mostra a imagem da deterioração do Dólar frente o Bitcoin, registrou que cada unidade de USD vale hoje menos de 3 mil satoshis.

Esse marco, nunca visto na história do Bitcoin, coloca a moeda digital em destaque. Isso porque, com uma gigante adoção por investidores institucionais, o Bitcoin valorizou 17% nos primeiros cinco dias de 2021. Em 2020, a valorização superou os 300% em relação ao Dólar.

Dólar vale menos de 3 mil satoshis nesta terça-feira (5/01/2020)
Dólar vale menos de 3 mil satoshis nesta terça-feira (5/01/2020) – Fonte: USDSAT 

Com a cotação de 2.900 satoshis por Dólar, a comunidade comemorou a marca alcançada. Várias personalidades já estavam de olho na queda do dólar, como Jack Dorsey, o CEO do Twitter. No dia 2 de janeiro, quando o Dólar se aproximou da queda abaixo dos 3 mil satoshis, ele já havia compartilhado a “previsão”.

Culpa da queda do Dólar não é das moedas digitais, mas pode ser do próprio FED

O Dólar em queda pode ter um culpado, apesar de não parecer: o próprio FED. Isso porque, desde que o Bitcoin foi criado, em 2009, mais de 75% de todos os dólares já criados foram impressos no mundo.

Com mais moeda no mercado, a tendência é que ocorra inflação, ou seja, o Dólar perdeu muita força nos últimos 12 anos. De acordo com o USDSAT, 1 Dólar valia 334.448.161 satoshis há dez anos. Ou seja, o Dólar já perdeu 99% de valor em relação ao Bitcoin na última década.

Só em relação a 2020, o Dólar, que valia 13.594 satoshis, perdeu 77% de valor. Desse modo, fica claro que a moeda fiduciária principal do mundo não consegue manter sua reserva de valor ao longo dos anos.

Como reserva de valor e proteção contra inflação, o Bitcoin ganha força e essa terça pode ficar na história ao registrar esse momento. Essa, inclusive, é a principal motivação da recente adoção institucional à moeda digital.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Roberto von der Osten, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT)

Bitcoin é inevitável, diz sindicalista da CUT

O sindicalista Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Sistema Financeiro (CONTRAF-CUT), Roberto von der Osten, disse em um programa de...

Axie Infinity não pagará mais jogadores iniciantes

Axie Infinity ainda é um dos grandes sucessos dos jogos blockchain, representando uma oportunidade para muitos conseguirem ganhar enquanto jogam. No entanto, novas mudanças...
Bitcoin e criptomoedas em ETF

NASDAQ indica que ETF de Bitcoin pode ter sido aprovado, preço dispara

Os investidores de Bitcoin tem aguardado ansiosamente por uma possível aprovação de um ETF de Bitcoin, o que poderia fazer o preço do ativo...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias