Electroneum – minere no seu celular

-

Siga no

Electroneum (ETN) é uma criptomoeda com pouco mais de um ano. É um projeto inglês capitaneado por Richard Ells. A sua proposta é bem simples: ser a criptomoeda do mass  adoption (adoção em massa). Apesar de simples é algo extremamente audacioso e difícil. O Bitcoin em seus 10 anos ainda não conseguiu.

Porém, Richard e sua equipe tem um plano até bem simples para isso – um aplicativo de celular que torna bem simples operações com ETN – tão ou até mais simples que com cartão de credito. Ok, podemos dizer que praticamente qualquer carteira de celular de criptomoedas teria essa característica.

Tanto por isso como para incentivar o uso do aplicativo a carteira vem com um simulador de mineração, apesar da mineração ser simulada e não utilizar recursos e processamento do seu celular os pagamentos são reais, você é efetivamente pago por deixar o aplicativo rodando. Verdade seja dita que hoje são pequenos valores, mas não deixa de ser atrativo, ainda mais se considerar o desempenho do Bitcoin de meros centavos para dezenas de milhares de dólares em seu maior preço.

Neste um ano de vida entre altos e baixos a ETN valorizou próximo de 100% (até mais para quem comprou no início do ICO) saindo de 1 centavo de dólar para 1,5 centavo nos valores de hoje.

Vale comentar que nos melhores momentos do mercado de criptos 1 ETN chegou a valer mais de 20 centavos de dólar e mesmo após um ano de grandes baixas os investidores do ICO ainda estão com um lucro maior que 100%.

Além desse desempenho de preço, ETN tem formado diversas parcerias e depois de um longo período operando com apenas uma Exchange criptos x criptos, esta expandido sua presença com cada vez mais exchanges crypto x crypto e iniciando negociações em Exchange com pares EURO x ETN e USD x ETN (em breve) na LIQUID.

Corre o boato que em breve ETN será listado na BINANCE, a maior (e possivelmente melhor) Exchange do mundo.

COMO FAZER PARTE

Primeiro passo é abrir uma conta no https://electroneum.com/ em seguida instalar o App (infelizmente devido a políticas da Apple por enquanto disponível apenas para ANDROID).

As orientações são simples e fáceis de seguir. Com isso você já pode começar a minerar. Como mais um incentivo para a divulgação e mass adoption, pessoas indicadas e seus indicadores recebem um pequeno bônus ao longo da mineração, basta incluir o código (referral code) do usuário que fez a indicação, por exemplo: 345F2D.

   

A velocidade de mineração sofre algumas variações, mas os ganhos a depender do aparelho e da simulação vão ser entre 30 e 150 ETN por mês // 360 – 1800 ETN por ano.

Na cotação atual não são grandes valores, mas sempre bom lembrar que ETN, apesar dos percalços do primeiro ano, tem cumprido suas propostas e desenvolvido cada vez mais parcerias.

Feita essa primeira parte, querendo aumentar sua posição em ETN o caminho seria comprando via Exchanges, infelizmente não temos Exchanges no Brasil operando com ETN o que significa que para comprar ETN é necessário criar uma conta em uma Exchange fora do Brasil.

É razoavelmente fácil, eu abri minha conta na CRYPTOPIA, mas temos outras opções: Lista Exchanges ETN.  O par mais negociado é BTC x ETN, e daí fica simples pois basta comprar BTC em uma Exchange brasileira como Bitcointrade, Foxbit, Negociecoins, ou qualquer outra e transferir para Cryptopia ou outra Exchange que preferir e comprar seus ETN´s.

A primeira vez é um pouco mais trabalhoso, mas depois que se tem tudo montado é simples. Vale comentar que não se tem data ainda para início de pares na BINANCE.

STORAGE e COLD STORAGE

Uma vez que foi comprado ETN, se tem 3 opções:

  1. manter na Exchange, essa é tradicionalmente a pior opção pelo risco de hackers invadirem a Exchange escolhida e roubarem todas as moedas, além de muitas vezes em caso de forks não se receber a nova moeda (como ocorreram em diversos forks de BTC, como Bitcoin cash por exemplo)
  2. Transferir para o App, o App é uma opção segura, mas tão segura quanto sua segurança digital, se seu computador / celular não estiver protegido suas moedas podem ser facilmente roubadas (isso vale para qualquer moeda, inclusive R$ em contas bancarias).
  3. PAPER WALLET, Essa é a opção mais segura, no link pode se gerar uma carteira, imprimir e guardar em um local seguro, pode se ter várias copias e distribui las em locais de confiança. Todo o processo pode ser feito off-line, sem nunca expor a carteira na rede. O grande risco aqui é de se perder a carteira impressa e, portanto, todos os fundos (similar a outros cold storages, como a Nano S por exemplo)

KYC

ETN instituiu a necessidade de efetuar o KYC – known your customer. Apesar de desagradar algumas pessoas, é uma atitude importante para viabilizar novas parcerias, principalmente com seu grande alvo que são as empresas de telecomunicações e ter acesso a um público ainda maior em todos os continentes.

Um mal necessário que visa principalmente evitar o uso da moeda para lavagem de dinheiro e que já é bem usual nos ICO´s.

São 3 níveis, de acordo com o volume de ETN que se pretende movimentar a cada 3 meses. Basta fazer o primeiro nível se não houver intenção de grandes movimentações, o processo é feito com outro aplicativo – YOTI e no site da moeda. Maiores detalhes no link: KYC – FAQ

Por fim, vale comentar a forte presença do Richard Ells nas redes sociais como Facebook, Twitter. E o forte engajamento da comunidade. E alguns números:

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Alberto Melo
Engenheiro , montanhista e entusiasta de cripyptomoedas.
Yuan Digital (Moeda Digital da China)

China vai testar moeda digital com Uber Chinês

A China é uma das principais economias do mundo, e está lançando uma moeda digital, que será testada primeiramente pelo "Uber Chinês". Chamada Didi...
Venezuela e Bitcoin

Venezuela apreende máquinas de mineração de Bitcoin

A Guarda Nacional Bolivariana da Venezuela apreendeu nos últimos dias várias máquinas de mineração de Bitcoin. Máquinas estariam sendo transportadas em um caminhão no...

YouTube exibe anúncios de golpe que rouba Bitcoin

Recentemente os golpes com Live Falsas têm se tornado cada vez mais comuns. Curiosamente, a grande maioria delas também estão utilizando o nome de...