Electroneum – minere no seu celular

Electroneum (ETN) é uma criptomoeda com pouco mais de um ano. É um projeto inglês capitaneado por Richard Ells. A sua proposta é bem simples: ser a criptomoeda do mass  adoption (adoção em massa). Apesar de simples é algo extremamente audacioso e difícil. O Bitcoin em seus 10 anos ainda não conseguiu.

Porém, Richard e sua equipe tem um plano até bem simples para isso – um aplicativo de celular que torna bem simples operações com ETN – tão ou até mais simples que com cartão de credito. Ok, podemos dizer que praticamente qualquer carteira de celular de criptomoedas teria essa característica.

Tanto por isso como para incentivar o uso do aplicativo a carteira vem com um simulador de mineração, apesar da mineração ser simulada e não utilizar recursos e processamento do seu celular os pagamentos são reais, você é efetivamente pago por deixar o aplicativo rodando. Verdade seja dita que hoje são pequenos valores, mas não deixa de ser atrativo, ainda mais se considerar o desempenho do Bitcoin de meros centavos para dezenas de milhares de dólares em seu maior preço.

Neste um ano de vida entre altos e baixos a ETN valorizou próximo de 100% (até mais para quem comprou no início do ICO) saindo de 1 centavo de dólar para 1,5 centavo nos valores de hoje.

Vale comentar que nos melhores momentos do mercado de criptos 1 ETN chegou a valer mais de 20 centavos de dólar e mesmo após um ano de grandes baixas os investidores do ICO ainda estão com um lucro maior que 100%.

Além desse desempenho de preço, ETN tem formado diversas parcerias e depois de um longo período operando com apenas uma Exchange criptos x criptos, esta expandido sua presença com cada vez mais exchanges crypto x crypto e iniciando negociações em Exchange com pares EURO x ETN e USD x ETN (em breve) na LIQUID.

Corre o boato que em breve ETN será listado na BINANCE, a maior (e possivelmente melhor) Exchange do mundo.

COMO FAZER PARTE

Primeiro passo é abrir uma conta no https://electroneum.com/ em seguida instalar o App (infelizmente devido a políticas da Apple por enquanto disponível apenas para ANDROID).

As orientações são simples e fáceis de seguir. Com isso você já pode começar a minerar. Como mais um incentivo para a divulgação e mass adoption, pessoas indicadas e seus indicadores recebem um pequeno bônus ao longo da mineração, basta incluir o código (referral code) do usuário que fez a indicação, por exemplo: 345F2D.

   

A velocidade de mineração sofre algumas variações, mas os ganhos a depender do aparelho e da simulação vão ser entre 30 e 150 ETN por mês // 360 – 1800 ETN por ano.

Na cotação atual não são grandes valores, mas sempre bom lembrar que ETN, apesar dos percalços do primeiro ano, tem cumprido suas propostas e desenvolvido cada vez mais parcerias.

Feita essa primeira parte, querendo aumentar sua posição em ETN o caminho seria comprando via Exchanges, infelizmente não temos Exchanges no Brasil operando com ETN o que significa que para comprar ETN é necessário criar uma conta em uma Exchange fora do Brasil.

É razoavelmente fácil, eu abri minha conta na CRYPTOPIA, mas temos outras opções: Lista Exchanges ETN.  O par mais negociado é BTC x ETN, e daí fica simples pois basta comprar BTC em uma Exchange brasileira como Bitcointrade, Foxbit, Negociecoins, ou qualquer outra e transferir para Cryptopia ou outra Exchange que preferir e comprar seus ETN´s.

A primeira vez é um pouco mais trabalhoso, mas depois que se tem tudo montado é simples. Vale comentar que não se tem data ainda para início de pares na BINANCE.

STORAGE e COLD STORAGE

Uma vez que foi comprado ETN, se tem 3 opções:

  1. manter na Exchange, essa é tradicionalmente a pior opção pelo risco de hackers invadirem a Exchange escolhida e roubarem todas as moedas, além de muitas vezes em caso de forks não se receber a nova moeda (como ocorreram em diversos forks de BTC, como Bitcoin cash por exemplo)
  2. Transferir para o App, o App é uma opção segura, mas tão segura quanto sua segurança digital, se seu computador / celular não estiver protegido suas moedas podem ser facilmente roubadas (isso vale para qualquer moeda, inclusive R$ em contas bancarias).
  3. PAPER WALLET, Essa é a opção mais segura, no link pode se gerar uma carteira, imprimir e guardar em um local seguro, pode se ter várias copias e distribui las em locais de confiança. Todo o processo pode ser feito off-line, sem nunca expor a carteira na rede. O grande risco aqui é de se perder a carteira impressa e, portanto, todos os fundos (similar a outros cold storages, como a Nano S por exemplo)

KYC

ETN instituiu a necessidade de efetuar o KYC – known your customer. Apesar de desagradar algumas pessoas, é uma atitude importante para viabilizar novas parcerias, principalmente com seu grande alvo que são as empresas de telecomunicações e ter acesso a um público ainda maior em todos os continentes.

Um mal necessário que visa principalmente evitar o uso da moeda para lavagem de dinheiro e que já é bem usual nos ICO´s.

São 3 níveis, de acordo com o volume de ETN que se pretende movimentar a cada 3 meses. Basta fazer o primeiro nível se não houver intenção de grandes movimentações, o processo é feito com outro aplicativo – YOTI e no site da moeda. Maiores detalhes no link: KYC – FAQ

Por fim, vale comentar a forte presença do Richard Ells nas redes sociais como Facebook, Twitter. E o forte engajamento da comunidade. E alguns números:

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Alberto Melo
Alberto Melo
Engenheiro , montanhista e entusiasta de cripyptomoedas.

Últimas notícias

Últimas notícias