Elon Musk, Bill Gates e Jeff Bezos não pediram Bitcoin

Ataque hacker atingiu grande rede social e lesou pessoas pelo mundo!

-

Siga no
Elon Musk, CEO da Tesla e Bitcoin
Elon Musk, CEO da Tesla e Bitcoin
Anúncio

Alguns dos maiores bilionários do planeta tiveram sua imagem associada ao Bitcoin na última quarta (15). Em um movimento pelo Twitter, Elon Musk, Bill Gates e até Jeff Bezos, apareceram pedindo Bitcoin para seus seguidores.

O Bitcoin é de fato uma moeda que funciona pela internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo. Como seu funcionamento independe dos bancos centrais, é uma moeda mais livre, muito utilizada em transações diárias.

Uma das características do Bitcoin é sua capacidade de semi-ocultar a identidade dos usuários que usam essa moeda. Dessa forma, alguns hackers podem pensar que o Bitcoin é uma boa opção para pedir resgates de vítimas, ou até criar propagandas enganosas pela internet.

Entenda o caso que envolveu Bitcoin, Elon Musk, Bill Gates, Jeff Bezos, Warren Buffett, entre outros no Twitter

Anúncio

O Twitter é de fato uma das principais redes sociais utilizadas no mundo, com uma grande base de usuários. Além disso, seu CEO, Jack Dorsey, é um fã declarado de Bitcoin, que defende o uso da moeda digital e tem até uma empresa dedicada ao assunto.

Contudo, na última quarta, vários bilionários que tinham contas no Twitter começaram a enviar mensagens estranhas. Entre eles, estavam Elon Musk, Warren Buffett, Bill Gattes, Jeff Bezos, entre outros mais, todos pedindo Bitcoin para seus seguidores.

Um detalhe rapidamente observado nessas mensagens, é que a chave pública do Bitcoin mostrada pelos bilionários era a mesma. Ou seja, quem estivesse enviando esses conteúdos, estava recebendo as possíveis doações em um só local, mesmo utilizando diversos perfis.

O ataque hacker, agora confirmado pelo Twitter, se passou de duas formas diferentes nos diversos perfis que atacou. Em um deles, era pedido Bitcoin aos seguidores, que receberam a promessa de, ao enviar uma quantidade de moedas, iria receber o dobro.

Outro modelo do ataque, estava pedindo doações para uma ONG que combate o coronavírus. A ONG chamada CryptoForHealth não passaria de uma fraude com Bitcoin, que nem existe de verdade. Dessa forma, os perfis dos maiores bilionários do mundo hoje, pediram Bitcoin, mas não foram eles de verdade.

Twitter confirmou que houve uma brecha na segurança

Ao tomar ciência do caso, o Twitter rapidamente passou para investigações de como esse ataque hacker aconteceu. Em nota, foi apurado que senhas de acesso de funcionários com altos privilégios foram roubadas, e então os hackers miraram perfis com muitos seguidores, principalmente os verificados. O Twitter chamou o caso de ataque de engenharia social.

Detectamos o que acreditamos ser um ataque coordenado de engenharia social por pessoas que tiveram como alvo com êxito alguns de nossos funcionários com acesso a sistemas e ferramentas internos.

Em nota, o suporte do Twitter afirmou que seguirá investigando a brecha na segurança e irá compartilhar mais informações sobre o caso. Além disso, afirmou que já limitou bastante o acesso a ferramentas internas e fará grandes atualizações dos sistemas.

Contudo, se os hackers acreditaram que seria fácil gastar as moedas roubadas, o caso poderá ser um pouco mais complexo. Isso porque, uma das maiores corretoras do mundo, a Binance, já colocou os endereços associados a esse ataque em uma lista negra. Ou seja, caso o hacker envie seus Bitcoins para essa corretora, irá perder tudo. Esse comportamento deverá ser visto por outras corretoras de criptomoedas.

Segundo um levantamento feito pela comunidade, pelo menos 31 perfis com milhões de seguidores foram afetados. Além dos já mencionados anteriormente, o perfil Bitcoin, Joe Biden, Kim Kardashian, Mike Bloomberg, Apple, Uber e até Barack Obama, também foram atingidos.

Perfis que foram hackeados no Twitter pedindo Bitcoin
Perfis que foram hackeados no Twitter pedindo Bitcoin – Reprodução/Twitter

Enquanto o Twitter, e a comunidade Bitcoin mundial, investiga o caso, os usuários ficarão impedidos de alterar a senha da rede social. O endereço Bitcoin é o bc1qxy2kgdygjrsqtzq2n0yrf2493p83kkfjhx0wlh, que recebeu mais que 12 Bitcoins até agora, cerca de R$ 580 mil hoje.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

Brasileiro é acusado de fraudar programa de recompensas de criptomoeda

Um brasileiro foi acusado de ter fraudado um programa de recompensas da criptomoeda Monero, na acusação, Everton Melo teria copiado a análise de outro...

Possível diretor da CVM destaca Bitcoin aquecido

Um possível novo diretor da CVM destaca que o Bitcoin atravessa um momento em 2020 bem aquecido e a autarquia está de olho. O...

PayPal entra no mercado de criptomoedas

O gigante dos pagamentos PayPal anunciou que vai entrar de vez no mercado de criptomoedas, a empresa vai permitir que seus clientes comprem, vendam...