Elon Musk pede que Twitter combata golpes com criptomoedas: “já passou da hora”

Imagem do bilionário e outras personalidades estão sendo veiculadas em promessas de dinheiro grátis.

Homem de negócios observando armadilha com Bitcoin, golpes com criptomoedas
Homem de negócios observando armadilha com Bitcoin

O bilionário Elon Musk foi até o Twitter pedir que os golpes com criptomoedas sejam combatidos, visto que os esquemas fraudulentos estão aumentado e usando a imagem de famosos pelo mundo.

É importante notar que para um golpe ser bem-sucedido pela internet, basta que uma simples publicação chegue até uma vítima desatenta. Pode parecer difícil uma situação assim ocorrer, mas, na prática, é o que mais acontece.

Isso porque, as publicações dos golpistas utilizam a imagem de destaque em perfis falsos similares de famosos. Então, é possível que o “Elon Musk” te adicione em uma lista e lhe ofereça criptomoedas, ainda que essa situação seja surreal, muitos acreditam.

Elon Musk pede que golpes com criptomoedas pelo Twitter sejam resolvidos: “já passou da hora”

Desde que se envolveu com o mercado de criptomoedas, Elon Musk já confirmou que suas empresas Tesla e SpaceX detém Bitcoin como reserva de valor, assim como ele próprio. Em 2021, o bilionário ainda confessou terDogecoin e Ethereum em seu patrimônio.

De qualquer forma, sua chegada no setor levou muitos golpistas a se aproveitarem da brecha, usando a imagem do bilionário para cometer crimes. Como a maior parte da comunicação pública de Musk é pelo Twitter, essa é a rede social onde mais ataques vem acontecendo.

E um novo alerta foi dado pelo criador da Dogecoin na última terça-feira (15), ao ser adicionado por um perfil falso de Elon Musk. Segundo Billy Markus, o suporte do Twitter deveria criar uma forma de identificar esses perfis que prometem criptomoedas e banir eles da plataforma, visto que esses causam muitos prejuízos em vítimas.

“Ei TwitterSupport você pode fazer algo sobre essa fraude? Todos no Twitter de criptomoedas estão recebendo spam adicionado a essas listas de golpes óbvios em massa e é super irritante para todos”.

Além de ser adicionado em listas por Elon Musk, outras pessoas estão sendo adicionadas em listas pelo fundador do Ethereum, Vitalik Buterin. Ou seja, pessoas que não suspeitarem do iminente golpe, poderão acessar links e entrar em grupos criminosos que circulam por essas listas, que tem a única intenção de roubar criptomoedas.

Ao ver o comentário do criador da Dogecoin, Elon Musk, o verdadeiro, disse que concorda que isso deva ser arrumado, pois, já passou da hora do problema acabar.

Golpes em redes sociais

Apesar da denúncia de Elon Musk contra o Twitter, todas as redes sociais estão inundadas de perfis falsos com a imagem de personalidades. E uma das mais perigosas é feita pelo YouTube, onde é comum que lives falsas apareçam com a imagem de bilionários, como se eles estivessem promovendo brindes para quem assiste.

Contudo, para receber 1 Bitcoin, por exemplo, as falsas lives pedem que as vítimas enviem 0,1 BTC. Ou seja, aplicam um golpe simples, que consiste em oferecer um lucro rápido para quem “aproveitar a oportunidade”.

O CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, disse recentemente que enquanto denuncia um golpe, outro já surgiu, mostrando a velocidade em que esses são criados, divulgados e causam um dano considerável a vítimas pelo mundo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias