Elon Musk detona NFTs: “são apenas um link para uma imagem”

De acordo com Elon Musk, os NFTs são apenas um link para uma imagem, o que pode ser um problema. Ele disse: “O engraçado é que o NFT nem está na blockchain — é apenas uma URL para um JPEG”.

Poucas vozes são tão influentes quanto a de Elon Musk no mundo das criptomoedas, o bilionário CEO da Tesla e SpaceX que, fiel ao seu estilo, não tem medo de falar o que pensa. Dessa vez, ele opinou sobre os NFTsTokens Não Fungíveis, que são como certificados digitais que comprovam que você é o dono de uma foto, vídeo ou qualquer tipo de arte na internet.

Musk falou sobre o assunto em um dos podcasts mais ouvidos no mundo, o do apresentador Joe Rogan. No episódio que foi ao ar na última terça-feira, 31 de outubro, Musk ridicularizou um ponto técnico dos NFTs que incomoda muitos críticos dos ativos digitais: a maneira como eles são armazenados.

De acordo com Elon Musk, os NFTs são apenas um link para uma imagem, o que pode ser um problema. Ele disse: “O engraçado é que o NFT nem está na blockchain — é apenas uma URL para um JPEG”.

Em outras palavras, isso significa que se o site que guarda essa imagem sair do ar, o dono do NFT pode ficar sem nada.

Musk então sugeriu que a solução seria guardar a própria imagem ou vídeo dentro da blockchain, a tecnologia que faz tudo isso funcionar e que é conhecida por sua segurança. Ele ressaltou que essa mudança ajudaria a proteger melhor os ativos das pessoas.

“Você deveria pelo armazenar o JPEG na blockchain. Se a empresa que abriga a imagem falir, você não terá mais a imagem.”

Os comentários de Musk fazem sentido, no entanto, não são verdadeiros para todos os projetos de NFTs.

Por exemplo, a Larva Labs transferiu seus Cryptopunks para a rede descentralizada IPFS em agosto de 2021, o que significa que as imagens não sairão do ar caso um site caia, já que o arquivo é armazenado em diversos servidores em uma rede distribuída.

NFTs do Bitcoin

Na comunidade de criptomoedas, especialistas reagiram aos comentário de Elon Musk, apontando que o bilionário basicamente explicou o caso de uso dos NFTs armazenados na blockchain do Bitcoin.

O analista Will Clemente foi um dos que elogiaram os comentários de Musk, observando que atualmente existem 38 milhões de ordinais que existirão para sempre na blockchain do Bitcoin.

“Elon Musk, você acabou de expor o caso de uso dos ordinais no Bitcoin — inscrições de imagem/texto diretamente na rede monetária de código aberto mais segura do planeta. Existem atualmente 38 milhões dessas inscrições na blockchain do Bitcoin.”, disse ele.

Enquanto isso, a Metagood, equipe por trás da coleção OnChainMonkeys, anunciou em setembro que migraria seus NFTs para a rede do Bitcoin.

Embora o CEO da empresa, Danny Yang, não tenha abordado diretamente o dilema do JPEG, ele explicou que os NFTs “ganharão no Bitcoin” porque é uma rede mais segura para trabalhar:

“O protocolo Bitcoin Ordinal é melhor projetado para descentralização e segurança do que o protocolo Ethereum. NFTs de alto valor vencerão no Bitcoin.”

Por fim, as críticas de Musk aos NFTs não são novas. Em dezembro de 2021, ele zombou dos ativos digitais após postar um meme de um paciente deitado em sofá de um terapeuta falando sobre os NFTs.

Elon Musk NFT 2021
Elon Musk NFT 2021

O episódio pode ser assistido completo no Twitter (X).

Ganhe até R$ 100 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders do mundo. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias