Empresa de SP perde arquivos com malware que pede resgate em Bitcoin

Siga no
Ameaça ransomware criptografa arquivos
Ameaça ransomware criptografa arquivos

A cidade de Assis (SP) foi alvo de um malware que criptografou todos os dados de uma empresa da cidade exigindo pagamentos em bitcoin. O caso foi relatada a Policia Civil que disse que vai investigar a ação.

Segundo uma funcionária da empresa, que registrou o Boletim de Ocorrência, na noite do dia 16 de outubro, todos os computadores pararam receberam uma mensagem em inglês, na area de trabalho, avisado do ataque e exigindo os BTC como forma de descriptografar os arquivos.

Possivelmente a empresa tenha sido afetada por um malware que se instalou nos equipamentos ao ser acessado, via um e-mail malicioso ou outras táticas de pishing. Dependendo do tipo de malware que afetou os computadores, pode ser impossível recuperar os arquivos criptografados, mesmo pagando o resgate.

Especialistas em cybersegurança não indicam que sejam feitos pagamentos neste tipo de ataque mas também não possuem uma solução confiável que possa obter acesso aos arquivos novamente e indicam que a melhor solução nestes casos é se prevenir.

Tenha um sistema operacional atualizado ou continuado; Tenha uma solução de antivírus e anti malware; Tenha um sistema de firewall; seja cuidadoso com uso de pendrives, CD’s e DVD’s, uso de dispositivos USB, uso de USB públicos ou compartilhados pois se esses dispositivos estiverem infectados, o computador também ficará, e vice-versa; Não clique em links suspeitos mesmo que eles sejam enviados por pessoas conhecidas. Muitas pessoas com computadores infectados não sabem que enviam essas informações prejudiciais por meio de rede sociais; invista em soluções de antivírus corporativos”

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Trader triste com seu investimento em shitcoins

Apesar da queda, Bitcoin está mais forte do que nunca, shitcoins começam a evaporar

Grandes correções do Bitcoin não são novidade, até então esta já é a sexta maior de sua história. Apesar das perdas, esse movimento é...
Panorama das Comissões do TV Senado

Senador defende a criação do Real digital no Brasil

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) defendeu a criação do Real digital no Brasil, moeda que deverá ocupar o lugar da moeda física. Os assuntos...
Cemitério do Bitcoin

“Bitcoin está com a morte anunciada”, diz professor da Unicamp

Um professor da Unicamp voltou a atacar o Bitcoin, dizendo que a moeda está com a morte anunciada, após a nova queda de preço. Fernando...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias