Empresa usa blockchain para reciclar produtos em São Paulo

Siga no

Com ajuda da tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade dos produtos que a empresa recicla, a startup Molécoola que ajudar a transformar a realidade econômicas de milhares de pessoas em todo o Brasil, inicialmente, em São Paulo, local onde a companhia esta realizando os primeiros testes de sua solução.

Segundo o  Relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o Brasil perde R$ 8 bilhões anuais por não destinar os resíduos passíveis à reciclagem encaminhados para aterros e lixões do País, e é justamente nesta área que a Molécoola atua

Criada pelo empreendedor Jobim Roessler em 2017, a empresa engaja a população por meio de um programa de fidelidade, no qual as pessoas podem trocar materiais recicláveis por pontos, que são convertidos em produtos e serviços.

Segundo o Estadão, a  partir daí, a solução otimiza a logística reversa de recicláveis pós-consumo, recebendo-os e destinando-os adequadamente, cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, de acordo com Roessler, a ideia para o negócio surgiu da experiência do empreendedor em uma empresa da área de resíduos industriais.

A Molécoola esta hoje no Shopping Center Norte, Shopping Jardim Sul, Makro Lapa, Interlagos e Vila Maria, Shopping Metrô Tucuruvi, Maxxi Taboão da Serra, Leroy Merlin Morumbi, Parque Vicentina Aranha (São José dos Campos) e Jaguariúna – e deve inaugurar, neste semestre, mais 30 unidades na região da Grande São Paulo, indo até 150 km de distância da capital.

A ideia é simples, o consumidor é incentivado a levar as embalagens até a loja mais próxima e recebe uma pontuação por isso. O produto coletado é encaminhado para grandes empresas de reciclagem e usa uma solução em blockchain para garantir 100% de rastreabilidade do produto.

“Os operadores que atendem os clientes nos contêineres são treinados como educadores ambientais. Ensinamos como atender, como falar e como negar o material inapropriado e orientar os consumidores”, afirma o empreendedor que destaca também que eles fometam a atuação desse microempreendedor de baixa renda, que se torna um operador capacitado e orientado para gerir a operação da loja.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:

Meu pai viúvo de 68 anos está enviando bitcoins para uma mulher que conheceu...

As interações em redes sociais sempre devem ser realizadas com atenção, principalmente com desconhecidos. Um tipo de golpe bem comum são os emocionais, em...
Nicholas Nassim Taleb

Nassim Taleb sobre queda do Bitcoin: “Não é proteção contra nada”

Nassim Nicholas Taleb é um famoso economista e autor de livros como A Lógica do Cisne Negro, Antifrágil e Arriscando a Própria Pele. Taleb,...
Baleia Bitcoin. (Imagem: Adobe Stock)

Crise na China acorda baleia de Bitcoin ‘adormecida’ há 9 anos

Após quase nove anos sem movimentar bitcoins, uma baleia enviou 616 BTC, cerca de 144 milhões de reais, para outra carteira no mesmo momento...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias