Empresário acusado de manipular mercado de criptomoeda fecha plataformas

Negócio encerrado após duas semanas de dono ser citado pela justiça dos EUA em uma manipulação da criptomoeda HYDRO.

Um famoso empresário de criptomoedas dos Estados Unidos, Andrew Chorlian, recebeu acusações de ajudar a manipular o mercado da criptomoeda Hydro (HYDRO), do ecossistema Web3.

A intenção do projeto envolvia atuar com metaverso e jogos com mecanismos NFTs. Contudo, os seus principais criadores podem ter lucrado ao manipular o preço do ativo em corretoras.

Com o caso sob investigação, o empresário Chorlian declarou que a situação piorou para suas plataformas de NFTs, a TESSERA e Escher. Por meio da plataforma, investidores conseguiam comprar centésimos de 1 NFT, por exemplo, o que atraiu investidores que queriam ter parte de um ativo colecionável.

Entenda o caso do empresário acusado de ajudar a manipular o mercado da criptomoeda Hydro

No dia 24 de abril de 2023, o Departamento de Justiça dos EUA publicou uma nota contra dois suspeitos de lucrar 2 milhões de dólares com a manipulação de mercado da HYDRO.

Durante a elucidação do caso, o Tribunal de Miami declarou que dois cidadãos dos EUA e um sul-africano conspiraram para manipular o mercado da HYDRO, criado pela Hydrogen Technology Corporation. Além disso, dois outros indivíduos também foram acusados ​​em documentos separados por seus papéis no esquema, sendo um deles Andrew Chorlian.

A fraude teria ocorrido entre junho de 2018 a abril de 2019. Para convencer pessoas a negociarem a Hydro, os suspeitos usaram um bot de negociação para colocar milhares de ordens que não pretendiam executar, ou “ordens falsificadas”.

As suspeitas de lavagem de negociações indicam que o bot comprava e vendia tokens para si mesmo, utilizando a mesma conta. Com a simulação das negociações, e gerando uma falsa liquidez de mercado, os suspeitos lucraram milhões de dólares com a Hydro, aponta o DOJ.

O dono da TESSERA, uma plataforma de negociações de NFTs concorrente da OpenSea pode pegar até cinco anos de prisão se condenado.

Fim da TESSERA e Escher

Investigado por suspeitas de fraudes contra investidores, não restou a Andrew Chorlian outra ação a não ser a de colocar um fim na sua atual plataforma no mercado de criptomoedas, a TESSERA.

Em nota pública em seu Twitter, praticamente duas semanas após a justiça dos EUA mencionar seu nome, o empresário não comentou sobre as acusações de manipular o preço da criptomoeda Hydro.

De qualquer forma, ele diz apenas que, após muito estudo, tomou a decisão de encerrar suas operações da TESSERA e Escher. Chamou atenção que ao evitar comentar a investigação contra ele, que envolve até o FBI, ele culpou uma difícil situação financeira e empresarial.

“Depois de muita deliberação, tomamos a decisão incrivelmente difícil de encerrar todas as nossas operações TESSERA e Escher durante as próximas semanas. Passamos muito tempo analisando cuidadosamente possíveis cenários de mercado, nossa estrutura empresarial e nossa situação financeira, e decidimos que esta era a melhor escolha para nossa equipe e investidores.”

Sobre o futuro, o empresário deu a entender que poderá compartilhar suas experiências e erros com a comunidade, mas que no momento quer ajudar sua equipe a encontrar trabalho em outras empresas.

Preço da Hydro despencou desde máxima em 2021

No ano de 2021, em que supostamente não havia mais manipulação em seu preço de mercado, o preço da moeda atingiu a máxima de US$ 0,096013 por unidade, no dia 12 de maio.

Vale lembrar que como um projeto da Web3, a HYDRO pode ter se beneficiado do alto interesse em NFTs e metaverso naquele ano.

Contudo, registrando uma queda de 95% desde a máxima, atualmente a Hydro custa apenas US$ 0,00448262. Nas últimas 24 horas, o projeto cai ainda mais 12%, mostrando que não se encontra em um bom momento de mercado.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias