EUA quer regular Twitter após Hack de Bitcoin

Após personalidades "pedirem" Bitcoin na rede social, autoridades seguem de olho na cibersegurança.

-

Siga no
Rede social Twitter e Bitcoin (Blockchain)
Twitter/Pixabay
Anúncio

O fatídico dia 15 de julho de 2020 será lembrado pelo Twitter como um episódio lamentável. Após uma brecha em sua segurança, agora os EUA podem regular o Twitter, pede o DFS.

Isso porque, adolescentes invadiram a rede social e pediram Bitcoin para seguidores de várias contas. As contas não eram de qualquer usuário, porque até o candidato a presidência dos EUA, Joe Biden, surgiu pedindo Bitcoin para seus seguidores.

Os hackers, no entanto, acabaram pegos após investigações até do FBI. Com o caso sob investigação as autoridades agora certamente lutam para entender como tudo aconteceu.

Anúncio

A segurança digital do Twitter passou a ser questionada, e deverá ser implementado regras contra a rede social.

Após hack de Bitcoin, EUA podem regular a rede social Twitter: graves falhas de segurança

No dia 15 de julho de 2020, conforme mostrado pelo Livecoins, o Twitter foi alvo de um ataque hacker. Na ocasião, um hacker de 17 anos e seus cúmplices invadiram perfis de personalidades na rede social.

Após a invasão bem sucedida, passaram a pedir Bitcoin para os seguidores desses perfis. O caso era de fato um golpe, que acabou atingindo alguns usuários.

“Por várias horas, o mundo assistiu enquanto os Hackers realizavam um ataque cibernético público, apreendendo uma conta de alto perfil após a outra e tweetando um golpe do tipo “duplique seu bitcoin””, afirmou a DFS dos EUA

Alguns meses depois, nesta quarta-feira (14), a DFS dos EUA pede que o país regule o Twitter. Isso porque, o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York acredita que o Twitter não conseguiu controlar o incidente.

Em um relatório liberado ao público, o DFS afirmou que U$ 118 mil foram roubados em Bitcoin. O valor, ainda que vultuoso, poderia ser bem maior, visto que a rede social teve dificuldades de controlar o hack.

Como tem 36 milhões de usuários dos EUA, cerca de 20% da população do país, o DFS pede intervenções. O medo é que até o resultado das eleições seja afetado por hacks assim.

Medo de que eleição seja fraudada nos EUA e até manipulação de mercados

Em seu relatório, o DFS deixou claro que a técnica utilizada pelos hackers não era sofisticada. Ou seja, novos ataques como esse poderiam voltar a ocorrer na famosa rede social.

Dessa forma, o DFS teme que novos hackers apareçam e possam assim manipular eleições ou até mercados. Para o órgão público dos EUA, as redes sociais têm sido negligenciadas, mas devem permanecer assim.

“Nossas instituições públicas devem evoluir para acompanhar novos tipos de sistemas sistemicamente importantes, como a mídia social. A necessidade de um novo marco regulatório é clara”, afirmou o DFS

Para conduzir a tarefa, o DFS acredita que deve ser construído uma nova agência de regulação para esse mercado. A intenção seria de criar um regulador de mídias sociais, que além de lutar contra hackers, também lutariam contra fake news e cibersegurança.

As eleições dos EUA que elegeram Donald Trump em 2016 foram marcadas de acusações de manipulação eleitoral, com ajuda do Facebook. Ao que parece, o novo episódio do hack no Twitter ainda deverá render mais assunto em breve.

Com a pressão em cima da rede social, as ações do Twitter (TWTR) seguem em queda de 2% nesta quarta.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

PF pode usar blockchain para identificar pessoas

Uma ferramenta blockchain que identifica pessoas será apresentada para delegados da PF, que pode começar a usar solução caso interesse. Na tarde desta quarta-feira (21),...

Trader de Bitcoin foi preso após fraudar auxílio emergencial

Um alegado trader de Bitcoin brasileiro foi preso em operação policial após suspeitas de que ele fraudou o auxílio emergencial. O caso aconteceu na...

Coluna do TradingView: BTC rompe os 12k

Segundo teste em 12mil dólares em 65 dias. Confira o que estão pensando os analistas do TradingView ESID Por incrível que pareça, o gráfico mensal do...