EUA quer regular Twitter após Hack de Bitcoin

Após personalidades "pedirem" Bitcoin na rede social, autoridades seguem de olho na cibersegurança.

Siga no
Rede social Twitter e Bitcoin (Blockchain)
Twitter/Pixabay

O fatídico dia 15 de julho de 2020 será lembrado pelo Twitter como um episódio lamentável. Após uma brecha em sua segurança, agora os EUA podem regular o Twitter, pede o DFS.

Isso porque, adolescentes invadiram a rede social e pediram Bitcoin para seguidores de várias contas. As contas não eram de qualquer usuário, porque até o candidato a presidência dos EUA, Joe Biden, surgiu pedindo Bitcoin para seus seguidores.

Os hackers, no entanto, acabaram pegos após investigações até do FBI. Com o caso sob investigação as autoridades agora certamente lutam para entender como tudo aconteceu.

A segurança digital do Twitter passou a ser questionada, e deverá ser implementado regras contra a rede social.

Após hack de Bitcoin, EUA podem regular a rede social Twitter: graves falhas de segurança

No dia 15 de julho de 2020, conforme mostrado pelo Livecoins, o Twitter foi alvo de um ataque hacker. Na ocasião, um hacker de 17 anos e seus cúmplices invadiram perfis de personalidades na rede social.

Após a invasão bem sucedida, passaram a pedir Bitcoin para os seguidores desses perfis. O caso era de fato um golpe, que acabou atingindo alguns usuários.

“Por várias horas, o mundo assistiu enquanto os Hackers realizavam um ataque cibernético público, apreendendo uma conta de alto perfil após a outra e tweetando um golpe do tipo “duplique seu bitcoin””, afirmou a DFS dos EUA

Alguns meses depois, nesta quarta-feira (14), a DFS dos EUA pede que o país regule o Twitter. Isso porque, o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York acredita que o Twitter não conseguiu controlar o incidente.

Em um relatório liberado ao público, o DFS afirmou que U$ 118 mil foram roubados em Bitcoin. O valor, ainda que vultuoso, poderia ser bem maior, visto que a rede social teve dificuldades de controlar o hack.

Como tem 36 milhões de usuários dos EUA, cerca de 20% da população do país, o DFS pede intervenções. O medo é que até o resultado das eleições seja afetado por hacks assim.

Medo de que eleição seja fraudada nos EUA e até manipulação de mercados

Em seu relatório, o DFS deixou claro que a técnica utilizada pelos hackers não era sofisticada. Ou seja, novos ataques como esse poderiam voltar a ocorrer na famosa rede social.

Dessa forma, o DFS teme que novos hackers apareçam e possam assim manipular eleições ou até mercados. Para o órgão público dos EUA, as redes sociais têm sido negligenciadas, mas devem permanecer assim.

“Nossas instituições públicas devem evoluir para acompanhar novos tipos de sistemas sistemicamente importantes, como a mídia social. A necessidade de um novo marco regulatório é clara”, afirmou o DFS

Para conduzir a tarefa, o DFS acredita que deve ser construído uma nova agência de regulação para esse mercado. A intenção seria de criar um regulador de mídias sociais, que além de lutar contra hackers, também lutariam contra fake news e cibersegurança.

As eleições dos EUA que elegeram Donald Trump em 2016 foram marcadas de acusações de manipulação eleitoral, com ajuda do Facebook. Ao que parece, o novo episódio do hack no Twitter ainda deverá render mais assunto em breve.

Com a pressão em cima da rede social, as ações do Twitter (TWTR) seguem em queda de 2% nesta quarta.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin Crash. Imagem: ShutterStock

Crash do Bitcoin? Entenda os fundamentos

Ciclo de alta, euforia, todo mundo falando do Bitcoin, pessoas se alavancando demais, achando que preço nunca iria parar de subir. Logo vem as...
Queda massiva e brutal do Bitcoin

Bitcoin cai abaixo de US$ 30 mil e vira trends topics do Twitter, veja...

O preço do Bitcoin caiu nesta terça-feira (22) para níveis preocupantes no mercado, chegando até a virar destaque nos trends do Twitter Brasil. Ao...
Corinthians Token para Torcedores

Criptomoeda do Corinthians chegará em breve após parceria com Chiliz

O Corinthians, em parceria com a Chiliz e Socio.com, lançará uma criptomoeda para torcedores e cerca de 35 milhões de fãs poderão ajudar o...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias