Europa vai regulamentar Bitcoin até 2024, apontam documentos

De acordo com a Reuters, a União Europeia vai criar regras para o setor de criptomoedas após pressões internacionais sobre o tema.

-

Siga no
Europa (União Europeia e Bitcoin)
União Europeia/Pixabay
Anúncio

Segundo documentos vazados para a imprensa, a Europa vai regulamentar o Bitcoin até 2024 em todos os países membros do bloco. O tema ganhou destaque após pressões internacionais sobre as criptomoedas, principalmente membros do G20.

Com o Facebook em 2019 afirmando que iria lançar sua própria criptomoeda, vários países se preocuparam. Nos EUA e Europa o lançamento da chamada Libra foi visto como uma ameaça a soberania monetária dos países.

Com a clara ameaça aliada a uma falta de regras ao setor de criptomoedas, governos correm contra o tempo. O problema é que muitos ainda nem entenderam o funcionamento da tecnologia, então a criação de regulamentação é um grande desafio hoje.

Europa vai regulamentar o mercado de Bitcoin até 2024, apontam documentos obtidos pela Reuters

Anúncio

Como criar regras para uma nova tecnologia de meio de pagamentos pela internet, sem controle de uma entidade centralizada? Esse é um dos principais desafios dos Bancos Centrais e governos pelo mundo hoje.

Desde que o Bitcoin foi lançado, muitos querem controlar a tecnologia. Contudo, como não há um ponto central que comanda o Bitcoin, e várias criptomoedas seguem essa premissa, o trabalho tem sido complicado.

De acordo com a Reuters, no entanto, o Bitcoin vai ser regulamentado até 2024 na Europa. Em dois documentos obtidos pela agência de notícias britânica, o bloco europeu já considera utilizar as criptomoedas e blockchain para criar meios de pagamentos mais baratos e rápidos.

Desse forma, a União Europeia poderia fazer frente a Libra do Facebook, diminuindo uma eventual força no lançamento dessa criptomoeda. Em segundo lugar, a Europa espera diminuir a força da Visa e Mastercard no velho continente, encontrando opções para esses serviços.

Além disso, com a chegada da pandemia e o uso do dinheiro na Europa em alta, presente ainda em 78% das transações, o bloco espera diminuir o uso dessa opção em transações. Durante a pandemia, as pessoas do continente deram preferência ao dinheiro em espécie, mas os governos querem aumentar o uso do dinheiro digital.

Moedas digitais nacionais e stablecoins deverão ser as preferências do bloco

Ao que parece, o movimento é principalmente promissor para as chamadas stablecoins. Essas criptomoedas, como a Tether, por exemplo, são lastreadas em ativos físicos. Dessa forma, seu valor não oscila como visto no Bitcoin, que seu preço é altamente volátil.

As novas regras também deverão apoiar o uso das moedas digitais de banco central. Alguns BCs do bloco europeu já estudam e avaliam o lançamento de suas moedas em breve.

Entretanto, a nova regulamentação, que ainda não tem muitos dados públicos, deverá permitir o uso de blockchain e criptomoedas no setor financeiro do bloco. A medida poderia até ser boa para o Bitcoin, que poderia até passar a ser uma moeda legal no continente.

Vale destacar que a nova regulamentação deverá impor regras ao setor e deixar claro os riscos para novos investidores. Mesmo assim, ao que parece, as novas regras já com data limite para chegar deverá ser positiva ao mercado de criptomoedas.

No Brasil a regulamentação do Bitcoin segue avaliada pelo Senado e Câmara dos Deputados. Contudo, o Banco Central do Brasil afirmou ao Livecoins nos últimos dias que o assunto está parado desde 2017 na autarquia.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Últimas notícias

PF pode usar blockchain para identificar pessoas

Uma ferramenta blockchain que identifica pessoas será apresentada para delegados da PF, que pode começar a usar solução caso interesse. Na tarde desta quarta-feira (21),...

Trader de Bitcoin foi preso após fraudar auxílio emergencial

Um alegado trader de Bitcoin brasileiro foi preso em operação policial após suspeitas de que ele fraudou o auxílio emergencial. O caso aconteceu na...

Coluna do TradingView: BTC rompe os 12k

Segundo teste em 12mil dólares em 65 dias. Confira o que estão pensando os analistas do TradingView ESID Por incrível que pareça, o gráfico mensal do...