Evento em Berkeley reúne pesquisadores de blockchain de 40 universidades

Siga no
Foto: David Schwartz, CTO da Ripple, abriu o evento

Representantes de mais de 40 universidades de 14 países reuniram-se nos dias 3 e 4 de outubro, em Berkeley, na Califórnia, para debater a tecnologia blockchain e as criptomoedas sob uma perspectiva multidisciplinar, no evento UBRI Connect, promovido pela Ripple.

Duas instituições representaram o Brasil: a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A conferência reúne pesquisadores de algumas das mais renomadas universidades do mundo, como Stanford, University College London (UCL) e a própria UC Berkeley, que sediou o encontro.

Lançado em 2018, o projeto University Blockchain Research Initiative (UBRI) prevê a doação de 50 milhões de dólares para cerca de 30 das melhores universidades do mundo, com o objetivo de acelerar a inovação e novos casos de uso do blockchain. São as próprias instituições que definem as linhas de pesquisa, sendo que todas elas trazem benefícios sociais ao desenvolver projetos que visam aumentar a produtividade, otimizar processos, reduzir custos e proporcionar mais transparência e confiabilidade das informações.

No Brasil, equipes da USP e da FGV trabalham em cerca de 15 projetos em disciplinas como direito, economia, negócios e engenharia. Temas de pesquisa populares entre elas têm sido o uso do blockchain no mercado de capitais, agronegócio e compras no setor público, além da regulamentação de ativos digitais.

Em um ano de atividades, o UBRI já inspirou mais de 100 projetos de pesquisa sobre tema variados, com genuínos avanços em criptografia, por exemplo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:

“Bitcoin não me atrai”, diz André Esteves do BTG Pactual em áudio vazado

Um áudio vazado de uma conversa de André Esteves, banqueiro do BTG Pactual, deixou claro a opinião dele sobre o Bitcoin como um investimento. O...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

China pode estar planejando cancelar proibição do Bitcoin

A China tem sido um dos países que mais aparece nos holofotes do setor financeiro, seja ele o tradicional ou então o criptomercado. Com...

Alemanha vai leiloar R$ 75,2 milhões em Bitcoin

O leilão de criptomoedas realizados por diferentes governos tem sido algo cada vez mais comum, e desta vez um estado da Alemanha vai leiloar...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias