Ex-funcionário de corretora de criptomoedas enviou vírus para clientes

Antigo funcionário da Huobi deixou vírus em sistema de criptomoedas que afeta clientes. Caso foi parar na polícia.

Um jornalista divulgou neste sábado (16) que um ex-funcionário da corretora de criptomoedas da Huobi, grande empresa do mercado, plantou um vírus para atingir os clientes da exchange.

De acordo com Colin Wu, o caso acabou indo parar nas delegacias de polícia, que já apuram o caso do ex-funcionário mal-intencionado.

O nome do suspeito não foi revelado, embora os clientes estejam tendo suas operações cobertas pela corretora, caso tenham sido vítimas da ação.

Ex-Huobi planta vírus para atacar clientes da corretora de criptomoedas

Huobi está ao lado das principais corretoras de criptomoedas do mercado global. Nos últimos dias, a corretora passou por uma mudança de nome, divulgado pelo CEO Justin Sun em sua rede social X, se tornando agora a HTX.

Contudo, o novo caso que divulga uma corrupção interna, indica que um ex-funcionário configurou um trojan para vazar dados de clientes.

Os afetados são todos aqueles que utilizam o serviço iToken, que antes se chamava Huobi Wallet. Caso algum cliente tenha notado problemas em sua conta, devem buscar ajuda no suporte da corretora para maiores informações.

“Exclusivo: Devido a um vírus Trojan configurado por um ex-funcionário da Huobi, alguns mnemônicos de usuário ou chaves privadas do iToken (anteriormente Huobi Wallet) vazaram. O funcionário está sendo investigado pela polícia.”

Com a polícia envolvida na situação, o ex-funcionário suspeito deverá responder às acusações e se forem encontrados indícios de culpa, responder criminalmente pelo crime cibernético.

Sistema tem avisado alguns usuários de que os endereços da carteira correm riscos”

Alguns fundos de clientes que tiveram suas senhas de carteiras vazadas tiveram movidas suas moedas para um sistema de segurança.

No novo endereço, quem perdeu Bitcoin, Ethereum, Tron e XRP poderão recuperar seus ativos. Uma função para devolução dos fundos dos clientes deverá chegar nos próximos dias, disse o jornalista que apurou o caso.

“O sistema iToken avisa ao usuário que alguns endereços de carteira apresentam riscos de segurança. A agência de segurança submeteu a proteção de ativos à Refundyourcoins e transferiu os fundos do endereço para um endereço seguro. A refundyourcoins lançará uma função de recuperação para facilitar a recuperação de ativos, envolvendo quatro cadeias: BTC ETH TRX XRP.”

O caso lembra que fundos de clientes em corretoras correm riscos quando há funcionários mal-intencionados, além de outras ameaças internas. Além disso, fundos de criptomoedas em corretoras também podem sofrer com ameaças externas, como ataques hackers, por exemplo.

O recomendável ao se envolver com o mercado de criptomoedas é deixar apenas o necessário nas corretoras, deixando a maior parte dos fundos em carteiras seguras, de preferência sem conexão com a internet.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias