Fakenews usa Bitcoin e nome da CBN para atrair vítimas para golpe

A imagem de Bianca Santos, âncora da CBN foi usada pelos golpistas.

-

Siga no
Golpes com Criptomoedas
Golpes com Criptomoedas
Anúncio

A indústria dos golpes usando Bitcoin como isca para atrair vítimas não para. Esta semana foi a vez de golpistas usarem também o nome da rádio CBN para dar mais veracidade a uma ação criminosa.

Em um link que circulou nas redes sociais, um texto afirmava que o banqueiro Joseph Safra, em entrevista à jornalista Bianca Santos, âncora da CBN, havia indicado uma oportunidade de “enriquecimento rápido” usando Bitcoin.

O golpe então foi informado por internautas à redação da rádio, que realizou reportagem desmentindo as informações. Segundo a reportagem verdadeira da rádio, feita pela jornalista Bárbara Souza, o golpe serviu “para roubar dinheiro e dados bancários na internet” e os golpistas usaram “a CBN para atrair as vítimas”.

Anúncio

De acordo com a reportagem verdadeira, o golpe indicava o investimento na “compra de bitcoins numa corretora especializada na moeda eletrônica”. Usando o banqueiro Joseph Safra como fonte falsa, a fakenews dizia que “o investimento geraria um rápido enriquecimento”.

Ainda segundo a reportagem verdadeira da CBN:

A página oferecia ainda uma longa explicação sobre como abrir uma conta na corretora e vários links que levavam para outro site, onde eram solicitados os dados pessoais e bancários da pessoa.

A íntegra da reportagem da CBN explicando o golpe pode ser acessada diretamente no site da emissora. No final da reportagem, a âncora da CBN diz que a entrevista a Joseph Safra “nunca aconteceu”:

Nunca aconteceu, eu tô aqui pra provar isso, porque é claro que surpreendeu muitos dos nossos ouvintes e principalmente a mim.

Golpe comum

Páginas ou mensagens de e-mails que buscam dar golpes existem aos montes na internet. Infelizmente, aquelas que usam Bitcoin como chamariz também não são poucas.

O caso da CBN pode ser caracterizado como um “scam”, ou seja, um tipo de golpe que visa roubar dinheiro ou informações de suas vítimas por meio de links maliciosos. No golpe da CBN, as seguintes técnicas do scam estão bastante claras:

  1. Pedir informações ou dinheiro da vítima. A reportagem da CBN não explicita como era a página de scam, mas afirma que havia links para o envio de dados bancários e de dinheiro.
  2. Passar-se por instituição ou pessoa conhecida. A fakenews usava o nome da CBN e de uma âncora da emissora para dar respaldo às informações. Usava ainda um entrevistado de peso, um grande banqueiro, para obter o mesmo efeito. Por fim, indicava a compra de bitcoins em uma determinada corretora. A reportagem verdadeira da CBN não explicita se se tratava de uma corretora existente – neste caso os bandidos estariam se fazendo passar por ela – ou se era uma empresa inventada só para o golpe.
  3. Oferecer vantagens muito fora da realidade. A promessa de “rápido enriquecimento”, feita pelos criminosos do caso da CBN é típica de golpes, sejam eles quais forem. Mas os scammers costumam oferecer às vítimas também outras vantagens, como prêmios em concursos, por exemplo. Nesses casos, ou a vítima é levada a fornecer seus dados bancários ou a repassar algum valor aos criminosos.

A reportagem de Livecoins buscou a CBN para obter mais informações sobre o caso. Até o fechamento desta reportagem, não tivemos resposta.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Avatar
Sui Teixeira
Sui Teixeira é jornalista desde 2001, formada pela USP. Trabalha ainda como produtora de jingles, é programadora amadora e entusiasta de ciência e tecnologia.

Leia mais

Hacker. Imagem: Cortesia Pixabay

Corretora de criptomoedas perde R$ 1 bilhão após ser hackeada

A KuCoin, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo perdeu US $ 200 milhões (R$ 1.1 bi) após ser hackeada. O ataque aconteceu...

Grande banco dos EUA é acusado de participação em golpe com criptomoedas

O esquema de pirâmide OneCoin foi o maior esquema ponzi recente, sumindo com bilhões de clientes, levando a prisões e até mesmo a uma...
Rede social Twitter e Bitcoin (Blockchain)

Blockchain é o futuro do Twitter, afirma Jack Dorsey

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, participou nessa sexta-feira (25) do Oslo Freedom Forum 2020. Durante a conversa, Jack deixou claro que a tecnologia...

Últimas notícias

Grande banco dos EUA é acusado de participação em golpe com criptomoedas

O esquema de pirâmide OneCoin foi o maior esquema ponzi recente, sumindo com bilhões de clientes, levando a prisões e até mesmo a uma...

Primeira exchange a listar a brasileira Hathor HTR

A tecnologia brasileira da blockchain Hathor vem chamando cada vez mais atenção da comunidade global e já entrou nos Estados Unidos e na Ásia,...

Blockchain é o futuro do Twitter, afirma Jack Dorsey

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, participou nessa sexta-feira (25) do Oslo Freedom Forum 2020. Durante a conversa, Jack deixou claro que a tecnologia...