Anúncio
Início Bitcoin Fakenews usa Bitcoin e nome da CBN para atrair vítimas para golpe

Fakenews usa Bitcoin e nome da CBN para atrair vítimas para golpe

A imagem de Bianca Santos, âncora da CBN foi usada pelos golpistas.

-

A indústria dos golpes usando Bitcoin como isca para atrair vítimas não para. Esta semana foi a vez de golpistas usarem também o nome da rádio CBN para dar mais veracidade a uma ação criminosa.

Em um link que circulou nas redes sociais, um texto afirmava que o banqueiro Joseph Safra, em entrevista à jornalista Bianca Santos, âncora da CBN, havia indicado uma oportunidade de “enriquecimento rápido” usando Bitcoin.

O golpe então foi informado por internautas à redação da rádio, que realizou reportagem desmentindo as informações. Segundo a reportagem verdadeira da rádio, feita pela jornalista Bárbara Souza, o golpe serviu “para roubar dinheiro e dados bancários na internet” e os golpistas usaram “a CBN para atrair as vítimas”.

De acordo com a reportagem verdadeira, o golpe indicava o investimento na “compra de bitcoins numa corretora especializada na moeda eletrônica”. Usando o banqueiro Joseph Safra como fonte falsa, a fakenews dizia que “o investimento geraria um rápido enriquecimento”.

Ainda segundo a reportagem verdadeira da CBN:

A página oferecia ainda uma longa explicação sobre como abrir uma conta na corretora e vários links que levavam para outro site, onde eram solicitados os dados pessoais e bancários da pessoa.

A íntegra da reportagem da CBN explicando o golpe pode ser acessada diretamente no site da emissora. No final da reportagem, a âncora da CBN diz que a entrevista a Joseph Safra “nunca aconteceu”:

Nunca aconteceu, eu tô aqui pra provar isso, porque é claro que surpreendeu muitos dos nossos ouvintes e principalmente a mim.

Golpe comum

Páginas ou mensagens de e-mails que buscam dar golpes existem aos montes na internet. Infelizmente, aquelas que usam Bitcoin como chamariz também não são poucas.

O caso da CBN pode ser caracterizado como um “scam”, ou seja, um tipo de golpe que visa roubar dinheiro ou informações de suas vítimas por meio de links maliciosos. No golpe da CBN, as seguintes técnicas do scam estão bastante claras:

  1. Pedir informações ou dinheiro da vítima. A reportagem da CBN não explicita como era a página de scam, mas afirma que havia links para o envio de dados bancários e de dinheiro.
  2. Passar-se por instituição ou pessoa conhecida. A fakenews usava o nome da CBN e de uma âncora da emissora para dar respaldo às informações. Usava ainda um entrevistado de peso, um grande banqueiro, para obter o mesmo efeito. Por fim, indicava a compra de bitcoins em uma determinada corretora. A reportagem verdadeira da CBN não explicita se se tratava de uma corretora existente – neste caso os bandidos estariam se fazendo passar por ela – ou se era uma empresa inventada só para o golpe.
  3. Oferecer vantagens muito fora da realidade. A promessa de “rápido enriquecimento”, feita pelos criminosos do caso da CBN é típica de golpes, sejam eles quais forem. Mas os scammers costumam oferecer às vítimas também outras vantagens, como prêmios em concursos, por exemplo. Nesses casos, ou a vítima é levada a fornecer seus dados bancários ou a repassar algum valor aos criminosos.

A reportagem de Livecoins buscou a CBN para obter mais informações sobre o caso. Até o fechamento desta reportagem, não tivemos resposta.

Leia mais notícias sobre:
Curta nossa página no Facebook e também no Twitterpara começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.
Avatar
Almir Teixeira
Almir Teixeira é jornalista desde 2001, formado pela USP. Trabalha ainda como produtor de jingles, é programador amador e entusiasta de ciência e tecnologia.

MAIS LIDOS

Vice-presidente da comissão de regulação de criptomoedas é acusado de aplicar golpe

O Bitcoin vive um péssimo momento no Brasil. A moeda digital tem sido ligada a diversos casos de golpes e situações que prejudicam sua...

Bitcoin em risco? Grave vulnerabilidade encontrada na Lightning Labs foi explorada

Uma empresa que é responsável pelo desenvolvimento de uma aplicação Lightning Network (LN), rede alternativa para o Bitcoin, está enfrentando problemas com uma vulnerabilidade...

Jovens da Favela da Pavuna no Rio de Janeiro recebem instruções sobre Bitcoin e blockchain

Empresas, startups, universidades e uma das instituições financeiras mais importantes do mundo se uniram para ajudar a promover uma mudança social em jovens de...

4 criptomoedas valorizaram mais que o bitcoin este ano, o que elas tem em comum?

Embora a grande maioria das criptomoedas não conseguiram acompanhar a alta do Bitcoin este ano, 4 altcoins bem parecidas entre si se destacaram e...

Brasileiros poderão pagar telefonia com criptomoeda

Brasileiros poderão pagar telefonia móvel com a criptomoeda Electroneum. De acordo com um anúncio oficial da Electroneum, nos últimos meses foi fechada uma parceria com...

Ódio gratuito ao Niobio Cash

Desde o início do projeto, muitos se interessam pela moeda e me perguntam onde comprar o Niobio Cash.A nossa luta para ser listado nas...

Escreva seu comentário:

Escreva seu comentário:

1Xbit

Vice-presidente da comissão de regulação de criptomoedas é acusado de aplicar golpe

O Bitcoin vive um péssimo momento no Brasil. A moeda digital tem sido ligada a diversos casos de golpes e situações que prejudicam sua...

Bitcoin em risco? Grave vulnerabilidade encontrada na Lightning Labs foi explorada

Uma empresa que é responsável pelo desenvolvimento de uma aplicação Lightning Network (LN), rede alternativa para o Bitcoin, está enfrentando problemas com uma vulnerabilidade...