Homem que dizia ser criador do Bitcoin é preso por dar golpe

Alemão afirmava há alguns anos que era o criador do bitcoin.

Siga no
Falso criador do Bitcoin
Jörg Molt, Falso criador do Bitcoin/Real News Communications Network

Um falso criador do Bitcoin acabou preso pelas autoridades da Alemanha após alegações de um golpe de mais que R$ 2 milhões. Vale notar que, segundo um portal local, ele foi preso no aeroporto no momento em que tentava embarcar para a América Latina.

Satoshi Nakamoto é um mistério entre os fãs do Bitcoin, que nunca conheceram a pessoa por trás do pseudônimo. Após mais de dez anos desaparecido, fica cada vez mais difícil acreditar que ele se revelará ao mundo.

Mesmo assim, algumas fraudes já foram associadas ao nome por pessoas que tentam se passar pelo criador do Bitcoin.

Falso criador do Bitcoin foi preso após investigações de golpes de investimentos

Um homem chamado Jörg Molt, de 49 anos e morador da Alemanha, afirmava publicamente que era o criador do Bitcoin. Para legitimar sua história ele criou uma escola para investidores chamada de Satoshi School.

No entanto, ele também criou um golpe que causou prejuízos de R$ 11 milhões em investidores. O golpe em questão se chamada “Bitcoin Pension”, que consistia em convencer investidores a comprar poder de processamento de mineração de Bitcoin em nuvem, onde Molt pode ter arrecadado a quantia, segundo o portal alemão Bild.

A polícia efetuou a prisão do falsário no aeroporto de Frankfurt quando ele estava prestes a embarcar para o México, que provavelmente seria o destino de sua fuga.

As autoridades também conduziram buscas em seu apartamento, onde evidências foram recolhidas e poderão ser utilizadas no processo de investigação contra o estelionatário.

Uma mulher de 54 anos, que era sua companheira, também será investigada pela fraude.

Vale o destaque que este falso Satoshi Nakamoto já quase apanhou em um evento em 2019.

Alertas públicos contra Molt já estavam no mercado há mais de dois anos

Se o golpe de Molt demorou no mercado, com a polícia efetuando sua prisão apenas agora, a comunidade já estava em alerta mundial contra suas atividades desde 2019.

Um dos alertas públicos mais marcantes contra o falso criador do Bitcoin, agora preso, foi feito por Andreas Antonopoulos. Autor de vários livros do Bitcoin e com extenso conhecimento, o renomado escritor foi associado por Molt como um “apoiador”, após tirar uma foto com Andreas em um evento.

O caso mais emblemático contra Molt é de sua ex-esposa, que gravou um vídeo que percorre a internet em busca de desmascarar o golpista. De acordo com ela, quando o criador do Bitcoin liberou o paper técnico da criptomoeda, o alemão não tinha nem um computador pessoal para trabalhar.

O caso chama atenção das autoridades alemãs, mas não deve ser o primeiro e nem último a se apresentar como o criador do Bitcoin, algo que nunca conseguiu provar ser de fato.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

O Ethos de um Bitcoinheiro

Desde que eu caí na toca do coelho, algo sempre chamou a minha atenção: como os bitcoinheiros possuem um ethos próprio bastante particular. Primeiro,...
Moedas físicas de Bitcoin em várias cores

Fundo de Investimentos em Cingapura anuncia compra de Bitcoin “físico”

Um fundo de investimentos baseado em Cingapura anunciou uma nova compra de Bitcoin "físico", o que causou surpresa no mercado local. O setor financeiro tradicional...
Jogador do Flamengo Gabriel Barbosa

Token do Flamengo despenca após derrota para o Palmeiras na Libertadores

Nas últimas 24 horas, o fan token do Flamengo despencou mais de 27%, após o clube ser derrotado pelo Palmeiras na final da Copa...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias