Auto-intitulado criador do bitcoin é acusado de plágio em sua tese de mestrado

Uma vez charlatão...

Siga no

Craigh Steven Wright é uma das figurinhas mais conhecidas do mercado de criptomoedas. Conhecido como FakeToshi (Falso Satoshi Nakamoto) Craig é o criador da shitcoin Bitcoin Satoshi Vision (BSV), mas é mais infame por afirmar que é Satoshi Nakamoto, o criador do bitcoin.

Por nunca ter apresentado provas dessa afirmação ele ficou conhecido como o um dos maiores charlatões da comunidade do bitcoin.

Além de ser conhecido por ser uma fraude, Craig também é um grande defensor dos direitos de propriedade. Ele chegou afirmar que o Bitcoin Core (Como ele chama o BTC) é um plagio. E também disse que plágios são atos criminosos.

Então, é no mínimo irônico que ele acabou de ser acusado de plágio em uma dissertação que ele fez na faculdade de direito em 2008.

Como mostrado pelo site Decrypt, um autor do Medium, chamado Paintedfrog, mostrou provas de que a dissertação de 2008 tinha muitos trechos que foram diretamente tirados de outros documentos, mas sem nenhum crédito.

O artigo escrito por Paintedfrog, foca na dissertação de 90 páginas de autoria de Wright intitulada “The Impact of Internet Intermediary Liability”, que foi submetida durante o período em que ele estudou Lei Comercial Internacional na universidade (por correspondência) de Northumbria.

“O trabalho é altamente plagiado. Muito do texto é tirado – tanto de forma parafraseada quanto de forma literal – de outros textos sem nenhum crédito.”

Para provar as suas afirmações, Paintedfrog incluiu várias imagens em seu artigo, mostrando a semelhança na dissertação de Wright com outros arquivos disponíveis publicamente.

Em uma das imagens é possível notar que grande parte da introdução foi retirada palavra por palavra de um documento escrito por Hilary E. Pearson em 1996. Não há nenhuma menção ou crédito à Pearson no trabalho de Wright.

craig wright plagio
Trechos copiados por Craig Wright.

Paintedfrog apontou que, dos 58 parágrafos escritos por Pearson, Wright se apropriou de 45, 25 em forma literal e 20 parcialmente.

Outros trabalhos foram copiados

A dissertação de Faketoshi Wright cita o trabalho de Ronald Mann, intitulado The Promise of Internet Intermediary Liability, de 2005, como uma de suas fontes. Mas de acordo com Paintedfrog, muitos parágrafos do rodapé foram copiados palavra por palavra por Wright, o que, mesmo citando fonte, é considerado plágio.

Além disso, a dissertação do criador do BSV também copiou trechos do Wikipédia sem dar crédito para o contribuidor ou para o próprio site.

Correndo atrás do prejuízo

Aparentemente Wright está sabendo da repercussão das acusações de Paintedfrog. A dissertação foi acessada recentemente e alterações foram realizadas. Dados SSRN mostram que o documento foi revistado no dia 10 e abril. A atual versão cita Pearson na introdução.

“nova versão no SSRN. Ele acrescentou uma misera referência à Pearson LoL.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
El Salvador BTC

Governo de El Salvador analisa permitir pagamento de salários com Bitcoin

Poucos dias depois de o Bitcoin se tornar moeda de curso legal em El Salvador, o governo do país agora estuda com pagar salários...
Várias criptomoedas perto de um carrinho de compra alternativas Ethereum Bitcoin Dogecoin Litecoin Monero

Bitcoin deixado como herança será divido por família no Distrito Federal

O Bitcoin é uma moeda digital, mas também um bem, sendo utilizado por muitas pessoas como reserva de valor. Em um processo de inventário...
Baleia do Bitcoin preço e cotação queda e alta

Baleias detém quase metade dos bitcoins já minerados

A última queda massiva no preço das criptomoedas acabou sendo uma boa oportunidade para as baleias, que agora detém quase a metade de todos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias