Fantástico alerta para golpes com criptomoedas usando método simples

Golpe comum no mercado de investimentos ganhou destaque em grande jornal da televisão brasileira.

Hacker anônimo sem rosto está tentando roubar criptomoedas
Hacker anônimo sem rosto está tentando roubar criptomoedas

O Fantástico do primeiro domingo (2) do ano de 2022 destacou um golpe comum praticado contra investidores de criptomoedas.

Vale lembrar que este mercado envolve cuidados ao se aportar em qualquer moeda, com muitas pessoas chegando ao setor nos últimos meses.

Mas um alerta ainda mais importante é os cuidados que investidores devem tomar quando procuram realizar a compra de qualquer ativo em sites pela internet. Isso porque, com a facilidade em se realizar investimentos, os golpes também se multiplicam.

Fantástico alerta para golpes com criptomoedas em sites falsos

O mercado de criptomoedas é um ambiente cheio de inovações e que ganhou muita atenção nos últimos anos entre investidores pelo mundo. No Brasil, por exemplo, quem comprou Bitcoin em 2021 teve o melhor ativo como proteção da inflação em relação ao Real, moeda brasileira que despencou.

Com muito dinheiro circulando entre investimentos na moeda digital, fraudes no setor ficam cada vez mais comuns. E essa realidade de golpes pela internet, algumas associadas a criptomoedas, foi apresentada pelo Fantástico no último domingo.

Um golpe apresentado foi o da criação de sites falsos para investidores, que ingressam em um site que pretende capturar informações desses. Essa prática é chamada phishing, técnica de engenharia social que pretende capturar informações de pessoas para usar contra elas.

No caso das criptomoedas, ao acessar um site falso, investidores podem fornecer informações de credenciais que depois serão utilizadas pelos hackers nos sites verdadeiros, podendo ocasionar na perda de todos os fundos.

Outro golpe comum é clicar em um link suspeito ou baixar um anexo de e-mail, tendo seu computador infectado por um malware. Instalado no computador da vítima, ele altera o endereço de uma criptomoeda quando esse é copiado usando o “Control + C”, por exemplo, direcionando os fundos para os hackers.

Por isso, é importante conferir todos os caracteres de um endereço de criptomoedas ao realizar transações.

O especialista José Antônio Milagre disse ao Fantástico que é provável que esses golpes continuem em 2022.

Golpes com PIX e QR-Code

Alguns golpes destacados pela reportagem também tem relação com novos meios de pagamento via PIX e Código-QR, tecnologias que também se tornam cada vez mais popular.

O Google foi procurado para comentar sobre a proliferação de golpes usando sites falsos na internet, que muitas vezes são colocados como anúncios em destaque. Em nota, a empresa diz que tem uma rígida política de revisão de publicidade e que quando alguma fraude é detectada, é removida imediatamente.

Vale lembrar que, não apenas com criptomoedas, mas com várias tecnologias novas de transações digitais, os golpes se tornam mais comuns, tornando fundamental aos usuários das inovações tomarem os devidos cuidados para evitar serem vítimas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias