Golpe do golpe – “Faraó dos Bitcoins” vira criptomoeda criada por supostos clientes

Mais uma investida que pode ser fraudulenta contra clientes da GAS Consultoria Bitcoin.

Siga no
Glaidson dos Santos com olhar de lado para câmera, Faraó dos Bitcoins
Glaidson dos Santos com olhar de lado para câmera, Faraó dos Bitcoins /Reprodução

Mais um golpe pode estar sendo criado no mercado brasileiro de criptomoedas por pessoas que se dizem clientes da GAS Consultoria, a empresa do “Faraó dos Bitcoins”, que terá uma criptomoeda com seu nome.

Glaidson Acácio dos Santos foi preso no dia 25 de agosto de 2021 pela Polícia Federal na Operação Kryptos. A empresa prometia rendimentos de 10% ao mês para investidores, com os rendimentos supostamente feitos com trade de Bitcoin.

Por esse motivo, Glaidson ganhou repercussão no Fantástico, após suspeitas de que ele operava um mirabolante esquema de pirâmide financeira. As investigações sobre o caso, vale lembrar, ainda seguem na justiça brasileira.

Com todos os indícios do negócio apontando para um cenário de fraude financeira, alguns clientes ainda defendem a empresa.

Supostos clientes vão criar criptomoeda de empresa do “Faraó dos Bitcoins”

Os clientes da GAS Consultoria Bitcoin voltaram a receber a proposta de investimentos em um novo projeto com o nome da empresa que segue investigada pela justiça brasileira.

Sem se identificar, supostos clientes da empresa criaram uma comunidade no Telegram e estão convidando pessoas para investir em um Token, que levará o símbolo de Glaidson dos Santos.

Um site também está sendo construído para o projeto totalmente suspeito, que afirma lutar para ser a maior altcoin brasileira no futuro. Por altcoin entende-se que ela quer se tornar a maior criptomoeda alternativa ao Bitcoin já criada no Brasil, algo surreal visto que já começa utilizando a imagem e nome de uma empresa investigada no país.

Em resposta a uma pergunta no grupo criado na última quarta-feira (20), o administrador afirmou que há uma previsão de lançamento de token, com pré-venda já em novembro de 2021.

Comunidade de criptomoeda da empresa de Faraó dos Bitcoins já foi criada no Telegram
Comunidade de criptomoeda da empresa de Faraó dos Bitcoins já foi criada no Telegram

Facilidade de se criar um token evidencia o risco dessa nova “moeda”

Apesar de usar a imagem de Glaidson dos Santos, o “Faraó dos Bitcoins” que passou a ser chamado de “Moisés do Bitcoin” por seus apoiadores, a criptomoeda não tem nenhum projeto já criado, sendo apenas teórico.

Em uma breve consulta feita pelo Livecoins nas redes Binance Smart Chain e Ethereum, não foi possível identificar uma moeda com o nome “GASBitcoin Token” ainda. Assim, não está claro sobre qual rede será criada a nova moeda perigosa, que carrega uma imagem de polícia e investigações sobre uma possível fraude financeira.

Vale notar que a criação de um token e ICO em uma rede descentralizada como a Ethereum, por exemplo, não demora mais que 20 minutos, ou seja, não há garantias de que essa moeda seja segura e que seu objetivo seja apenas captar mais recursos com clientes do “Faraó dos Bitcoins” com uso de sua imagem.

Para o advogado especialista em criptomoedas e que já entrou com ações contra a GAS Consultoria na justiça, Artêmio Picanço, o caso pode ser mais um esquema de Pump & Dump contra investidores.

“É importante lembrar que o token criado não possui, a princípio, qualquer whitepaper claramente definido, não tendo um roadmap, bem como não se presta a qualquer utilidade prática. A ideia em apreço nos parece mais um clássico caso de Pump & Dump, que consiste na venda de um ativo “superfaturado” que é inflado pelos participantes, provocando na comunidade a sensação de FOMO (Fear of Missing Out – Perda da oportunidade). Essa sensação induz a compra, o que gera apreciação de preço para, em seguida, ocorrer a liquidação coordenada do ativo, gerando lucro apenas a seus criadores. Os casos mais recentes desse fenômeno foram a Louvre Finance e a moeda REAU.”

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Homem com capacete de alumínio chamando Bitcoin de Fake News

“Bitcoin é lixo, prefiro Shiba Inu e Dogecoin”, diz ex-político holandês

Para um ex-político holandês que ficou rico com Dogecoin, as criptomoedas inspiradas em cachorro DOGE e SHIBA são melhores que o Bitcoin. o Milionário...

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias