FBI culpa hacker da Coreia do Norte por roubo R$ 3 bi em Axie Infinity

Grupo Lazarus pode estar por trás de um dos maiores ataques hackers a jogos NFTs.

Agente do FBI em computador
Agente do FBI em computador

Após uma investigação, o FBI culpou hackers da Coreia do Norte pelo ataque da rede Ronin, que tem ligações com o jogo Axie Infinity. Maior jogo NFT do mercado, Axie foi atacado no mês de março de 2022, quando validadores da rede Ronin tiveram fundos drenados.

Tudo isso ocorreu após o hacker obter acesso a 5 validadores da rede, que tinha apenas 9, ou seja, controlou a maioria e conseguiu manipular a rede.

A Sky Mavis, empresa que controla o Axie Infinity já entendeu a falha que ocasionou o ataque e tem buscado esclarecer o episódio para investidores e autoridades.

Recentemente, a Binance e outras empresas se tornaram investidores do projeto e declararam que os validadores serão aumentados para 21, para tornar a rede mais descentralizada e segura.

FBI diz que hackers da Coreia do Norte foram responsáveis pelo ataque a rede do Axie Infinity

O FBI encontrou ligações do endereço mantido pelos hackers que invadiram o Axie Infinity com o Grupo Lazarus, conhecido por ser criado e mantido por norte coreanos.

Como esse grupo está na lista de sanções dos Estados Unidos, o endereço Ethereum em posse dos hackers foi incluído na lista de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA.

Endereço Ethereum associado ao Grupo Lazarus entra na lista de sanções dos EUA, após hack do Axie Infinity
Endereço Ethereum associado ao Grupo Lazarus entra na lista de sanções dos EUA, após hack do Axie Infinity. Reprodução.

Assim, esse caso de sanção contra o endereço Ethereum deverá impedir que os hackers negociem facilmente suas moedas em corretoras, visto que quem aceitar os ativos também entrarão para a seleta lista.

Ao divulgar a sanção, a Sky Mavis agradeceu o apoio dos órgãos públicos que estão ajudando nas investigações. Além disso, declarou que em breve será divulgado um relatório sobre o incidente para explicar em detalhes todo o ocorrido.

Para ajudar usuários a se manterem longe do endereço, exploradores como o Etherscan já informam que o endereço “0x098B716B8Aaf21512996dC57EB0615e2383E2f96” é suspeito. A carteira detém 144 mil ethers, cerca de R$ 2 bilhões.

Ponte Ronin será reaberta com segurança

Em explicação pública, a Sky Mavis declarou que medidas de segurança ainda estão no processo de implantação na Ponte Ronin, uma busca por mitigar riscos no futuro. Mesmo assim, é possível que até o final de abril ela seja reaberta aos usuários.

“Ainda estamos no processo de adicionar medidas de segurança adicionais antes de reimplantar a Ronin Bridge para mitigar riscos futuros. Espere que a ponte seja implantada até o final do mês. A segurança vem em primeiro lugar. A linha do tempo está sujeita a alterações com base no tempo de implementação de várias medidas de segurança.”

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias