Finanças tradicionais em crise: a ascensão silenciosa do minimalismo

Nos últimos anos, o mercado financeiro tem sido severamente impactado pelo aumento agressivo das taxas de juros nos Estados Unidos. Em meio a rápidos aumentos nas taxas de juros em março, muitos bancos entraram em colapso da noite para o dia, incluindo o Silicon Valley Bank e o First Republic Bank.

O setor financeiro tradicional, que parece se desenvolver constantemente, sofreu vários problemas com o passar do tempo, mas, enquanto isso, o minimalismo tem aumentado silenciosamente na indústria de criptomoedas.

Vulnerabilidades nas Finanças Tradicionais

Os bancos sempre estiveram no centro das finanças tradicionais, mas os frequentes colapsos no início deste ano revelam a fragilidade de todo o setor bancário. Durante uma desaceleração econômica, a falta de confiança entre as startups leva a dificuldades de financiamento e diminuição dos depósitos, e saques maciços colocam os bancos em risco de uma corrida bancária.

Com fluxo de caixa insuficiente, os bancos são obrigados a vender os títulos que possuem. O que é pior, os aumentos frequentes nas taxas de juros resultaram em uma curva de rendimento invertida para os títulos dos EUA e uma queda nos preços dos títulos.

Como resultado, os bancos sofrem perdas e o risco de saques em massa é exacerbado. Essa também é uma razão significativa pela qual o conceituado Silicon Valley Bank, um dos vinte maiores bancos dos EUA, foi forçado a fechar subitamente.

Embora o Silicon Valley Bank tenha sido adquirido pelo First Citizens Bank e o FDIC tenha tentado minimizar as perdas sofridas pelos clientes em caso de falência do banco, essa proteção pode se concentrar apenas nos interesses dos depositantes residentes dos EUA.

Recentemente, vários clientes da filial das Ilhas Cayman do Silicon Valley Bank relataram que seus fundos foram transferidos para o FDIC, o que implica que seus depósitos foram confiscados, mas ainda precisam pagar os empréstimos ao First Citizens Bank.

Como o ex-executivo do FDIC Joseph Lynyak apontou, os clientes estrangeiros do Silicon Valley Bank estão enfrentando problemas duplos, perdendo seus depósitos enquanto ainda pagam os empréstimos.

A espada de Dâmocles paira sobre as finanças globais: inadimplência da dívida dos EUA

Uma série de falências de bancos nos Estados Unidos pode parecer ter sido resolvida sem problemas, mas as perdas reais sofridas são imensuráveis. O mesmo acontece com a inadimplência da dívida dos Estados Unidos em maio.

Embora o governo dos EUA tenha suspendido temporariamente o teto da dívida para evitar a inadimplência, a dívida dos EUA continuou a subir. De acordo com os dados do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, a dívida federal nacional ultrapassou US$ 32 trilhões em 15 de junho, nove anos antes das previsões anteriores à pandemia.

A crescente dívida dos Estados Unidos tem levantado preocupações sobre a iminente ameaça de uma “inadimplência da dívida dos Estados Unidos”, que poderia ser comparado à espada de Dâmocles. Embora o governo dos Estados Unidos possa suspender a crise elevando o teto da dívida, tais ações não resolverão o problema de uma vez por todas.

Uma vez que a inadimplência da dívida dos EUA ocorra, com o aumento da dívida, ela terá um impacto crescente na economia global e no setor financeiro, levando a uma grave crise financeira mundial.

Ascensão do minimalismo em meio à crise

Após a crise financeira global de 2008, a primeira criptomoeda do mundo, o Bitcoin, foi proposta. O setor financeiro tradicional costumava desdenhar da indústria cripto. Como as criptomoedas alcançaram uma capitalização de mercado recorde e demonstraram imensa resiliência e inovação na última década, os gigantes de Wall Street passaram a reconhecer seu valor e potencial futuro.

Criptomoedas e finanças tradicionais seguem caminhos separados. As finanças tradicionais frequentemente priorizam o atendimento à classe da elite e aos clientes dos Estados Unidos, apresentando-se como uma “indústria de alto padrão”.

Na verdade, muitas vezes elas estabelecem barreiras à entrada e reforçam monopólios, criando divisões de classe que excluem uma parcela significativa de usuários enquanto garante os interesses de alguns privilegiados. Consequentemente, isso agrava a concentração de riqueza, de forma que “o 1% mais rico detém quase 99% da riqueza mundial“.

As criptomoedas defendem a descentralização e a igualdade. Elas preenchem as lacunas deixadas pelos sistemas tradicionais de pagamento online, permitindo fácil acesso a transações de criptoativos. Em lugares onde as pessoas comuns lutam com altas taxas de inflação de moedas fiduciárias, as criptomoedas serão úteis.

Além disso, investidores comuns que não podem participar dos mercados primários podem investir diretamente no mercado de criptomoedas. Com o princípio da igualdade, o minimalismo destaca o núcleo do espírito cripto, que se esforça para criar um ambiente minimalista que reduz a barreira de entrada e elimina a assimetria de informações, quebrando assim as barreiras de classe.

Como uma exchange global de criptomoedas, a CoinEx está comprometida em “Simplificar sua Negociação de Cripto”. Com design de produto fácil de usar, operações de investimento simples e atendimento ao cliente atencioso, a CoinEx respeita todos os usuários comuns, reduz sua carga de trabalho e atende às suas demandas reais.

Ao fazer isso, a CoinEx torna mais fácil para todos os investidores começarem a negociar criptomoedas. No mundo das criptomoedas, onde todos são livres e iguais, 99% dos indivíduos têm potencial para se tornar o 1% mais rico.

Durante os períodos de desaceleração econômica, as limitações das finanças tradicionais tornam-se cada vez mais evidentes. As políticas financeiras e monetárias tradicionais há muito funcionam como ferramentas para o benefício de poucos privilegiados.

Em tempos de crise financeira, muitas vezes são as pessoas comuns que mais sofrem. Incapaz de gerir os riscos de forma eficaz por meio de investimentos, eles podem até enfrentar perdas substanciais em ativos devido à desvalorização fiduciária ou falências bancárias.

O atual sistema financeiro está muito longe de ser inclusivo. Para realmente ajudar a maioria dos investidores, o minimalismo defende a redução das barreiras para o mundo das criptomoedas e oferece a todas as pessoas uma nova oportunidade de melhorar sua posição social e econômica.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Publicação Patrocinada
Publicação Patrocinada
Este artigo foi fornecido pelo cliente. O Livecoins não endossa e não é responsável por, nem tem qualquer responsabilidade em relação ao conteúdo, precisão, qualidade, publicidade, produtos ou outros materiais nesta página. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa antes de tomar qualquer ação relacionada à empresa. o Livecoins não é responsável, direto ou indiretamente, por qualquer dano ou perda causado ou alegado ser causado pelo ou em conexão com o uso ou dependência de qualquer conteúdo, bens ou serviços mencionados no conteúdo pago.

Últimas notícias

Últimas notícias