Fundador da criptomoeda TerraLuna é preso em aeroporto com documentos falsos

"Um dos criminosos mais procurados no mundo foi preso", disse responsável pela prisão.

O fundador da Terra (LUNA), o sul-coreano Do Kwon, foi preso na manhã desta quinta-feira (23), pela polícia de Montenegro, após uma fuga internacional associada a uma fraude contra investidores de seu projeto.

Investigado pelos EUA e pela Coreia do Sul, Do Kwon recebeu um pedido de prisão internacional e acabou sendo incluído na lista da Interpol.

De acordo com o Ministro do Interior de Montenegro, Filip Adzic, Do Kwon foi preso na capital do país, Podgorica, pela polícia local.

“UM DOS FUGITIVOS MAIS PROCURADOS DO MUNDO FOI PRESO EM PODGORICA A polícia montenegrina deteve uma pessoa suspeita de ser um dos fugitivos mais procurados, o cidadão sul-coreano Do Kwon, cofundador e CEO da Terraform Labs, com sede em Cingapura.”

Do Kwon foi preso portando documentos falsos em aeroporto

O Ministro do Interior ainda confirmou que a polícia local encontrou Do Kwon no Aeroporto local. Não está claro se ele estava de saída do país, ou de chegada.

De qualquer forma, ao apresentar os documentos, os oficiais do país europeu perceberam que ele portava documentos falsos, efetuando sua prisão.

Chamado de “ex-rei da criptomoeda” pelo ministro Filip Adzic, a autoridade lembra que o golpista deixou um rastro de bilhões de dólares de prejuízos pelo mundo.

No entanto, os oficiais ainda estão aguardando a confirmação da identidade do suspeito para confirmar sua prisão.

“O ex-“rei da criptomoeda”, que está por trás de prejuízos de mais de 40 bilhões de dólares, foi detido no aeroporto de Podgorica com documentos falsificados, sendo o mesmo reivindicado pela Coréia do Sul, EUA e Cingapura. Estamos aguardando a confirmação oficial da identidade.”

O que acontece com Do Kwon agora?

O suspeito de cometer uma das maiores fraudes com uma criptomoeda agora deverá ter sua identidade reconhecida. Se confirmado que realmente Do Kwon foi preso, as autoridades da Coreia do Sul devem pedir sua extradição ao país, visto que ele é alvo de uma investigação local e alguns de seus cúmplices já foram presos no passado.

Além disso, Kwon pode ter também um pedido de extradição para os Estados Unidos, visto que no país também é investigado por fraudes.

Durante o tempo em que Do Kwon ocupou um cargo de CEO da Terraform Labs, ele promoveu diversos produtos, de DeFi, de stablecoin, entre outros. Contudo, ele pode ter ferido leis de derivativos com seus produtos, ao permitir a negociação de ativos regulados em suas empresas, que não tinham autorização.

Quando o ecossistema Terra sucumbiu, Do Kwon prometeu ajudar os lesados, mas acabou fugindo. Vale lembrar que em dezembro de 2022, fontes afirmavam que o criador da Terra(Luna) se encontrava encontrado escondido na Sérvia, país vizinho de Montenegro, que hoje anunciou sua prisão.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias