Fundador da Wikipédia mostra seu desprezo pela tecnologia Blockchain

“Já armazenamos dados. Em um banco de dados. Isso funciona bem."

-

Siga no
Anúncio

Na última sexta-feira (07), o fundador do site Wikipédia Jimmy Walles deu uma entrevista para o portal Cryptoslate. Em suas declarações, ele falou sobre a falta de investimentos em Bitcoin relação a seu site. O empresário demonstrou não haver interesse em doações com a moeda digital. Além disto, ele também destacou que não há nenhuma inclinação do portal em usar Blockchain para armazenar dados.

Suas declarações repercutem uma situação que começou quando Walles deu uma palestra na conferência CoinGeek, que ocorreu em Londres. Como ele já havia tido um endosso ao Bitcoin SV (BSV) aceito pelo canal pró-bitcoin SV, não demorou até que as pessoas começassem a associar que a Wikipédia poderia estar se unindo ao projeto. Muitas informações, inclusive, deram conta de que somente a plataforma blockchain teria espaço suficiente para armazenar todos os dados do portal.

O empresário rapidamente se manifestou sobre o assunto pelo Twitter. Ele afirmou que não haveria nenhuma união entre a Wikipedia e o Bitcoin SV, com zero chances de isto acontecer. Muitas pessoas pró-bitcoin acabaram achando o desfecho desta história engraçado. Porém, Jimmy Walles declarou que o próprio conceito de Blockchain não é algo que o agrada, e que a Wikipédia não utilizaria este recurso.

“Já armazenamos em um banco de dados. Funciona bem.”

Anúncio

Uma opinião forte

Na entrevista que deu, Walles também se opôs a ideia de usar tecnologia Blockchain e exigir pagamentos por parte das pessoas que desejam editar a Wikipédia. De acordo com ele, esta é uma má ideia, e se fosse implantada não precisa de plataformas desta natureza. Assim, o fato de que transações com Bitcoin deixariam registros e poderiam ajudar o site a combater conteúdos ilegais parece não ter surtido efeito em sua maneira de pensar.

Para ele, algo imutável em termos de conteúdo vai contra o princípio da Wikipédia, o que inclui dificultar o acesso das pessoas na edição de informações. Levando em consideração todos os benefícios que o uso do Blockchain pode trazer, Walles abre um debate importante sobre o uso desta tecnologia. Por mais que reduza custos e tempo de transações, além de controlar fraudes, há outras inovações que funcionam tão bem quanto esta.

Para o empresário, há um senso comum a respeito de um mundo tecnológico cheio de hype desnecessário para cada um de seus elementos. O fato é que o uso de Blockchain depende de uma série de variáveis, e a opinião de Walles é enfática no que diz respeito a preservação de dados com outros tipos de tecnologia, embora haja uma forte tendência na crescente adoção dessa plataforma, devido sobretudo a sua popularização.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Jeferson Scholz
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".

Leia mais

Últimas notícias

É animador o fato de autoridades brasileiras discutirem criptomoedas, diz OCDE

Para a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), é animador o fato de as autoridades financeiras brasileiras discutirem a regulamentação das criptomoedas. Além disso,...

Meu Pé de Bitcoin é alvo de reclamações de clientes

A empresa Meu Pé de Bitcoin, com sede em Caruaru, no interior de Pernambuco tem sido acusada por clientes de não honrar com as...

“Criptomoedas não são poupança”, alegou empresa processada pela CVM

Em uma defesa contra a CVM, uma empresa brasileira afirmou que as "criptomoedas não são uma poupança". Tudo começou após a empresa captar investimentos...