Coinbase Lança Fundo de Índice de Criptomoedas
Imagem: Coinbase

Fundo de Índice da Coinbase (Coinbase Index Fund) está aberto para investimentos. No momento, apenas investidores credenciados e residentes nos Estados Unidos poderão investir. São permitidos investimentos a partir de U$ 250.000 até U$ 20 milhões.

O foco é claramente em investidores institucionais, com grande volume de capital. As criptomoedas, devido à sua baixa correlação com investimentos tradicionais, têm atraído interesse de investidores institucionais. Contudo, faltam instrumentos como esse que facilitem o acesso desses investidores ao mercado.

De acordo com o blog da Coinbase, serão lançados outros fundos, os quais serão abertos para todos os investidores. Dessa forma, esse foi apenas o primeiro de uma série de fundos.

O que é um Fundo de Índice?

Coinbase fundo de índice de criptomoedas

Um fundo de índice é um fundo passivo, no qual o administrador do fundo apenas balanceia a carteira de ativos para acompanhar o desempenho do índice. Em contraste com os fundos ativos, no qual o administrador do fundo pretende bater o desempenho do índice.

Por exemplo, o IBOVESPA é um índice que é composto pelas 100 empresas mais negociadas na bolsa brasileira.

Ou seja, um fundo de índice, ou ETF (Exchange Traded Fund), que reproduza o IBOVESPA é simplesmente um fundo composto por essas 100 empresas, de acordo com a capitalização de cada uma. Dois ETFs desse tipo são negociados no IBOVESPA: PIBB11 e BOVA11.

O investimento passivo tem historicamente e desempenho superior ao investimento ativo, conforme demonstrado no livro “The Little Book of Common Sense Investing”, de John C. Bogle. O autor é o fundador da Vanguard, uma das maiores empresas de investimentos do mundo e gestora de mais de um trilhão de dólares. O livro é uma opção para quem deseja conhecer mais sobre esse tipo de investimento.

O Fundo de Índice da Coinbase

Similar à forma como o IBOVESPA reproduz a sensação da economia brasileira, o Fundo de Índice da Coinbase irá refletir as tendências do mercado de criptomoedas.

O fundo irá expor os investidores à todos os ativos listados na Coinbase, na proporção da sua capitalização no mercado.

De acordo com o comunicado, o fundo será re-balanceado para incluir também Ethereum Classic (ETC). O ETC foi recentemente adicionado entre as moedas negociadas na corretora.

O rendimento do índice foi superior ao do Bitcoin no período de 2015 até o dia de hoje. O fundo da Coinbase teve rendimento de 3.233%, enquanto o Bitcoin teve rendimento de 2.759% no período.

O fundo não terá taxa de performance e serão cobrados 2% de taxa de administração.