Fundos de criptomoedas se popularizam no Brasil

Foram observados em um estudo apenas os fundos regulamentados pela CVM.

-

Siga no
Fundo de Investimentos e Bitcoin (Fundos)
Fundo de Investimentos e Bitcoin
Anúncio

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), regulamenta os investimentos em fundos de criptomoedas, que se popularizam no Brasil. Para os investidores que apostaram em alguns, o retorno foi acima do CDI e até o Ibovespa.

Com a crise econômica gerada pela pandemia, o governo brasileiro baixou a taxa básica de juros. Dessa forma, o investimento em renda fixa, como Tesouro Direto, entre outros, ficou menos atrativo. Alguns investidores então passaram a buscar alternativas para realocar seu patrimônio.

Além disso, o dólar alcança em 2020 níveis históricos em sua cotação em relação ao real. Todo esse cenário de incertezas têm levado investidores a correr mais riscos em busca de maiores retornos. As criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo, são alguns dos ativos em alta no ano.

Fundos de criptomoedas se popularizam com alta do Bitcoin no Brasil

Anúncio

Dentre vários investimentos que podem ser feitos por brasileiros, o Bitcoin tem sido um destaque. Até o final de agosto o Bitcoin foi considerado o campeão dos investimentos no Brasil, principalmente com a depreciação do Real.

Isso porque a moeda brasileira é uma das piores do mundo hoje, com o dólar se valorizando intensamente. A cotação do dólar hoje volta a subir com receios globais, aliado a crise do novo coronavírus.

Com uma moeda fraca e a taxa de juros na miníma histórica, os brasileiros começam a se atentar para investimentos de risco. Nessa classe, as criptomoedas são alguns dos ativos que seguem tendo destaque.

De acordo com uma reportagem do Valor Investe, o número de investidores de fundos de criptomoedas cresceu no Brasil. Com a popularização desses investimentos, que são regulamentados pela CVM, investidores têm obtido ganhos acima do mercado tradicional.

O CDI, por exemplo, referência da renda fixa, teve um retorno de 3,85% até o início de setembro. Já os fundos de criptomoedas mistos com renda fixa tiveram, em média, 18% de retorno. O Brasil tem hoje nove fundos de criptomoedas regulamentados pela CVM, dos quais 4 operam criptomoeda e renda fixa ao mesmo tempo.

Já o índice Ibovespa, que é a referência da renda variável, rende 1,04% em 2020. O índice reúne as ações mais negociadas na bolsa de valores. Em comparação, os fundos de criptomoedas que operam apenas criptomoedas rendem 74,56% no ano. Estes fundos exigem que os investidores sejam qualificados.

Mesmo com volatilidade, criptomoedas seguem em alta e buscadas como estratégia de proteção de patrimônio

A intenção dos investidores que buscam fundos de criptomoedas é se expor ao mercado. Contudo, com opções que diversificam também em renda fixa, os investidores buscam estabilidade. Isso porque, o mercado de criptomoedas é extremamente volátil, tanto para cima quanto para baixo.

Mesmo assim, as criptomoedas seguem em alta no país, que vê uma economia em perigo e uma moeda fraca. O Boletim Focus publicado pelo BC dessa terça (8), por exemplo, projeta mais queda no PIB e aumento da inflação.

Com a economia global em risco, as criptomoedas têm ganhado espaço, entre empresas e pessoas. Nos EUA, a MicroStrategy fez história ao colocar sua reserva de valor em Bitcoin. Na Argentina, as criptomoedas já aparecem como alternativa ao peso (e ao governo), que também sofre no ano.

Com a tendência mundial, gestores de fundos alertam para que as pessoas tenham cuidado ao se expor ao mercado. A recomendação de alguns ao Valor Investe foi de exposição entre 1 e 5% do patrimônio. Mesmo assim, ficar de fora pode ser uma estratégia mais arriscada, afirmam.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Últimas notícias

Coluna do TradingView: Estudo da Semanal – BTC, NEO, BAT e Lend

Bitcoin em claro momento de distribuição no topo de 10mil dólares. Confira como os analistas do TradingView estão olhando para as Criptomoedas durante esse...

Banco Central quer economizar R$ 70 bilhões com moeda digital

O Banco Central do Brasil quer economizar pelo menos R$ 70 bilhões com o lançamento da nova moeda digital. A informação teria sido repassada...

Polícia Civil deflagra 2.ª Fase da Operação Attack Mestre

A Polícia Civil do Estado de Goiás (GO) deflagrou a 2.ª Fase da Operação Attack Mestre, prendendo um famoso hacker da deep web. No...