Inicio Blockchain Futuro da tecnologia Blockchain: "Empresas sem CEO's, países sem presidentes."

Futuro da tecnologia Blockchain: “Empresas sem CEO’s, países sem presidentes.”

-

Compartilhe
Joaquim Levy disse que blockchain tem potencial no evento do BNDES

Em uma entrevista na Fortune.com, Charles Hoskinson, CEO da IOHK, compartilhou seu ponto de vista sobre a crise de governança blockchain e como os sistemas cooperativos podem mudar não apenas como corporações e grandes empresas trabalham, mas como nós, como seres humanos, nos governamos.

Na entrevista, Hoskinson pondera como a tecnologia blockchain irá atender nossas necessidades futuras. Ele disse: “é extremamente difícil descobrir como vamos evoluir esses sistemas para atender às nossas necessidades 10 ou 20 anos no futuro sem ter um líder”.

Para Hoskinson, esta é a primeira vez na história humana que somos capazes de criar um sistema sem um governo central ou líder. Ele afirma que “nunca houve um caso, em larga escala, de um grande problema que de alguma forma encontramos como uma cooperativa como uma comunidade de baixo para cima”.

Os sistemas atuais são dirigidos por ‘um presidente ou rei ou comitê ou grupo que nós damos poderes especiais’. No entanto, isso não vai mais acontecer no futuro.

Uma mudança de paradigma

“Esta é a primeira vez na história que estamos flertando com a ideia de uma corporação sem um CEO, um país sem presidente”. Ele prevê que o que fazemos agora substituirá, no futuro, os atuais sistemas de governança. Isso não será fácil. Ele declara que isso “apresentará um desafio”.

Se este desafio for resolvido, então se aplicará não apenas a dinheiro e criptomoedas, mas a “sua identidade, como você vota, toma decisões e, eventualmente, as empresas do futuro”.

Hoskinson fez parte da equipe que co-fundou a Ethereum. Ele teve um desentendimento com Vitalik sobre a direção futura da plataforma. De acordo com Hoskinson, ‘dos ​​8 fundadores, 7 foram embora. O único que realmente resta é Vitalik.’

Hoskinson quer criar um sistema que se afaste do modelo ‘samurai solitário’ como acontece com a Ethereum e EOS. Esses protocolos adotaram um sistema de um líder brilhante central que “levará um pequeno grupo de engenheiros a inovar e resolver de alguma forma um grande problema, nada é feito dessa maneira”.

Para a Hoskinson, as soluções são simples. Para resolver esses problemas, você tem que criar um ambiente onde as pessoas tenham os ‘incentivos para cooperar, o desejo de cooperar e cada pessoa possa adicionar seu pequeno pedaço de algo para pintar um belo quadro e resolvê-lo.

Dada a atual turbulência nos governos em todo o mundo, exemplificada perfeitamente pelo desastre Brexit, será interessante ver como o problema e a solução do modelo de governança em blockchain podem mudar a governança dos estados no futuro.

Curta nossa página no Facebook e também no Twitter para começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.

MAIS LIDOS

FMI e Banco Mundial criam criptomoeda própria

De acordo com um artigo do Financial Times, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial estão desenvolvendo conjuntamente uma blockchain privada para futuras experimentações...

Corretora de criptomoedas japonesa remove Bitcoin Cash em resposta a remoção do Bitcoin SV da Binance

A SBI Virtual Currencies, uma corretora de criptomoedas japonesa removeu o Bitcoin Cash de sua plataforma em resposta à recente remoção do Bitcoin...

Plataforma de David Chaum busca operadores de nós brasileiros para o teste BetaNet

A solicitação para executar o lançamento de um "node" - nó - BetaNet da plataforma Elixxir, de David Chaum está aberta até sexta-feira à...
 
Compartilhe
close-link