Gerente de corretora de criptomoedas some e só ele tinha as senhas

Exchange não é carteira, lembrete número: 9.999.

Siga no

Uma corretora de criptomoedas chamada Atomars, com sede em Seychelles, publicou um anúncio devastador para os seus clientes: O gerente financeiro da exchange desapareceu, levando com ele as senhas de acesso das carteiras de criptomoedas, impedindo que a equipe por trás da empresa pudessem ter acesso aos ativos dos clientes.

A Atomars foi lançada em 2019 e é uma corretora relativamente desconhecida, mas que contava com um volume de cerca de R$ 288 milhões, ou seja, uma base considerável de clientes que provavelmente perderam muito dinheiro.

Ao todo a corretora contava com 95 ativos e 265 pares de negociação.

Na última quarta-feira (5), a exchange lançou uma nota em que informava que o CFO, que também era o administrador da empresa, simplesmente “desapareceu”, levando com ele as chaves de acesso das carteiras.

“Nós lamentamos informar que o administrador da corretora, que também é o CFO, desapareceu e não responde nenhuma tentativa de comunicação. Ele também tem o acesso a todas as nossas redes sociais.”

A exchange não ofereceu mais nenhuma informação, mas disse que estava trabalhando com as autoridades locais para tentar resolver a situação e normalizar a situação o quanto antes. Por fim ela agradeceu pela paciência e se desculpou pelo inconveniente.

Atomars
Atomars

Golpe?

O caso prejudicou muitos investidores, mas pelo menos serviu para relembrar o quanto é importante ter o controle total do seu dinheiro e dos seus ativos, remetendo também à velha frase de que “exchange não é carteira”.

“Esse é um dos motivos para você não deixar muitas criptomoedas em corretoras, especialmente nas pequenas.”, comentou um usuário do Reddit.

Outros já estavam mais esperançosos, acreditando que a situação poderia ser apenas um mal entendido e que o administrador da corretora deve estar “bêbado”, dormindo em algum lugar por aí.

A verdade é que esse tipo de golpe, chamado muitas vezes de exit scam, é relativamente comum dentro do criptomercado, basta lembrar do caso, agora infame, da QuadrigaCX, que chegou à níveis Hollywoodianos com suas conspirações e reviravoltas.

Antes de confiar em uma corretora realize todas as pesquisas necessárias para saber onde você está colocando o seu dinheiro.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Tesla. Imagem: Shutter Stock

Elon Musk diz que Tesla voltará a aceitar Bitcoin

A Tesla começará a aceitar Bitcoin novamente quando a maior parte do processo de mineração da criptomoeda for realizado por fontes de energia renováveis,...
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Deutsche Bank diz que Bitcoin “passou dos limites” e não pode mais ser ignorado

A popularidade crescente do Bitcoin está incomodando governos e bancos centrais. A gota d'água foi a legalização da criptomoeda em El Salvador. De acordo...
Bitcoin Liberdade

Bitcoin, o novo Índice de Liberdade Econômica

Bitcoin pode ser a medida de liberdade mais neutra do mundo que nenhum país pode acusar de ter preconceito ocidental, ao contrário de alguns...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias