Com a recente valorização do Bitcoin colocando o ativo digital em um valor histórico no mercado brasileiro, tivemos muitas pessoas publicando suas opiniões sobre a moeda digital nas redes sociais. A maioria dessas opiniões foram positivas e otimistas, mas um comentarista em especial chamou a atenção da comunidade por ter afirmado que o Bitcoin “não serve pra nada”. O resultado não podia ser outro, o autor da publicação virou piada.
Sem provar, Luiz Fernando Alves jr, gestor na Versa, uma empresa que atua na gestão de investimentos, afirmou que a recente alta do Bitcoin “não tem nenhuma explicação” e que “os investidores nem entendem para que serve ‘essa coisa’”.
“A galera vê uma ‘coisa’ subir 75% em 2 meses, em linha reta, sem explicação, e acha que tá tudo bem, faz sentido, é normal. Enchem o peito para dizer que estavam certos sem entender porque existe ou para que serve essa ‘coisa’. A melhor explicação é ideológica. Que COISA esse BTC!”
E para “melhorar” ainda mais, Alves respondeu o seu próprio tweet, dizendo que o Bitcoin é uma “alucinação” e afirmou que a moeda digital “não serve para nada”.
Essa alucinação só mostra que não serve pra nada. Imagina se fosse a moeda de um país? É tão útil quanto um bulbo de tulipa, a diferença é o século que está inserido.
— Luiz (@luizfalvesjr) November 20, 2020
O bulbo de tulipa é uma referência ao mercado de bulbos de flores que eram vendidos em 1624, com cada peça valendo cerca de R$ 200 mil nos preços de hoje. No fim tudo acabou com uma bolha que marcou a primeira, e uma das mais terríveis crises financeiras na história da Holanda.
Sendo assim, Alves acredita que o Bitcoin é o Bulbo de Tulipa do Século XXI. Mas como é de se imaginar, isso acabou fazendo com que os comentários do gestor de investimento se tornassem uma piada entre os investidores do criptomercado.
Membros do criptomercado “zoaram” Alves e seus comentários sobre Bitcoin
Paradigma Education, um dos grandes defensores do Bitcoin no Twitter, colocou a ‘culpa’ nos comentários de Alves na inveja de não ter comprado a moeda digital na hora certa quando outros fizeram isso, dizendo:
“Quando o estagiário se entupiu de Bitcoin e você não”
quando o estag. se entupiu de #btc e você não https://t.co/Mr7BRJRjff
— Paradigma Education (@ParadigmaEdu) November 20, 2020
Mas claro, o perfil fez questão de ressaltar a leveza do seu comentário, lembrando que admira o trabalho de Alves e que apenas ele ainda não é um coiner (investidor do criptomercado).
☔️ antes que chuvam os haters: Luiz é um dos melhores gestores do Brasil.
sem sombra de dúvida, um futuro coiner.
minha missão aqui é de paz 🕊🐇🕳
— Paradigma Education (@ParadigmaEdu) November 20, 2020
Já outros decidiram ressaltar o crescimento do Bitcoin, já que o melhor argumento para defender a moeda nessas situações é o seu desempenho no longo prazo.
“Subiu 300 MIL por cento em 8 anos. Tudo dentro do normal para um ativo com esse nível de escassez.”
Subiu 300 MIL por cento em 8 anos. Tudo dentro do normal para um ativo com esse nível de escassez. pic.twitter.com/g2QuV2tY1O
— Narcélio Filho (@narcelio) November 20, 2020
Também tiveram os que aproveitaram a oportunidade para lembrar Luiz que ele já tinha virado meme nos grupos e que era tarde demais para não se tornar piada.
amigo, você já virou MEME no grupos, caminho sem volta.
Agora explica pra esse cara aqui da BlackRock que não serve pra nada:https://t.co/mkceA7ymj1
— Raphael S. ⚡️ (@raphaschmidt86) November 20, 2020
Assim como aconteceu em 2017, a valorização do Bitcoin em 2020 trouxe também comentários de quem não acredita na moeda digital como uma forma de investimento.
É claro que existem fundamentos que tornam o comentário legitimo até um certo ponto, afinal, existe dinheiro burro que entra na moeda digital, daquelas pessoas que não entendem a moeda e acham que se trata de uma loteria ou uma forma de ganhar dinheiro rápido e fácil. Mas, vamos ser claros, dizer que “não serve pra nada” passa de todos os limites aceitáveis.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.
Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.