Gestor de fundo de investimentos perde Bitcoin e ataca moeda

Com adoção institucional, problemas comuns entre pequenos usuários também começam a acontecer em empresas, mas o dano pode ser maior.

Siga no

Um gestor de um fundo de investimentos perdeu todo o Bitcoin que tinha em uma carteira Ledger. O dispositivo é considerado um das mais seguros do mercado e o caso segue investigado pela comunidade e pela fabricante.

Tudo começou em 26 de janeiro de 2021, quando o gerente de portfólio da Andbank, Carlos Santiso, compartilhou o caso no Twitter.

Com uma ampla adoção em massa por empresas, o Bitcoin atravessa o maior momento de sua história. Nesta segunda-feira (8), por exemplo, a Tesla anunciou ter comprado Bitcoin.

Com esse movimento de adoção em massa, muitos se mostram não estarem preparados para lidar com questões básicas de segurança da moeda.

Gestor de Fundo que estava comprando Bitcoin com dinheiro de loteria perdeu tudo, caso é investigado

O relato da perda de Bitcoin por um gestor de investimentos chamou atenção nos últimos dias. O que de fato foi curioso é que todas as moedas estavam guardadas em uma carteira Ledger, considerada segura no mercado de criptomoedas.

Ele ficou tão chateado com a perda que chegou a considerar que o Bitcoin não é um substituto ao ouro.

“Para os fãs do Bitcoin, muitos de vocês sabem que eu tenho alocado dinheiro da loteria para o bitcoin em vez da loteria por alguns anos. Eu tinha uma carteira física e meus bitcoins foram roubados. Certamente não parece o substituto do ouro. Tenha cuidado”, afirmou Carlos pelo Twitter

Segundo algumas investigações, há uma suspeita de que ele teria adquirido a carteira de terceiros, como Amazon ou Ebay, que não são formas confiáveis de se adquirir uma carteira física de Bitcoin.

Outra preocupação foi com relação ao armazenamento da seed da carteira, que é a senha de acesso. Alguns perguntaram se ele armazenou em um local correto ou se poderia ter sido infectado por um malware em seu computador.

Carlos afirmou que comprou Bitcoin na corretora Kraken, mas em pequenas quantias, usando dinheiro de loteria. Contudo, nem a Ledger conseguiu ainda detectar o problema enfrentado pelo gestor.

Dinheiro roubado já passou por corretora e mixer de Bitcoin, afirma especialista em segurança

Um dos especialistas que viram o caso e tentaram ajudar foi o semillabtc, um perfil que provê educação sobre chaves privadas. De acordo com a análise, os fundos roubados da Ledger de Carlos já passaram até pela corretora HitBTC.

Além disso, o analista semillabtc afirmou que parte dos fundos estão em mercados da deep web, principalmente o Hydra Market. Famoso na Rússia, o mercado obscuro é um dos maiores da internet.

Segundo semillabtc, será muito difícil recuperar os valores, pois, o hacker da ledger usa apenas locais que não pedem identificação de usuários.

semillabtc
semillabtc

Carlos afirma que o caso o irrita muito, mas que não deverá tirar seu sono. Mesmo com a alta do Bitcoin, a quantia que ele havia investido era pequena.

Apesar disso, o caso ilustra que é importante manter a salvo as moedas, em um local de confiança. Ao adquirir uma carteira física de Bitcoin, por exemplo, é preciso garantir que a senha de acesso à carteira seja segura e não tenha sido copiada por ninguém.

A Ledger garante que casos como o de Carlos são comuns quando as pessoas compram a carteira de fontes de venda não oficiais. Mesmo assim, o caso está sendo investigado.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Real-inflação (imagem: SHutterstock)

Inflação batendo as portas, como se proteger?

A inflação é totalmente sem educação, entra em nossas casas sem permissão ou aviso prévio e fica por um bom tempo morando conosco. É...
Mineração de Bitcoin, moeda BTC e GPU

Preço do Bitcoin cai após hashrate atingir mínima anual

A recente queda no preço do Bitcoin coincidiu com a baixa no hashrate da rede, com uma possível capitulação de mineradores do mercado. Vale...

Bilionário Steven Cohen diz que se converteu “totalmente às criptomoedas”

Steven Cohen, chefe da Point72 Asset Management, bilionário estrategista e um dos traders mais bem-sucedidos da atual geração, disse em uma recente entrevista que...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias