Um dos maiores bancos dos EUA pode estar explorando empréstimos com Bitcoin

Caso isso realmente aconteça, pode ser uma ótima oportunidade para uma integração maior entre serviços de corretagem bancária e de criptomoedas no futuro.

Siga no
Foto/Divulgação

Com os bancos e outras instituições demonstrando cada vez mais interesse no criptomercado, podemos ver cada vez mais produtos ligados ao setor tradicional e a essa nova tecnologia. De acordo com fontes anônimas citadas pelo CoinDesk, o Goldman Sachs e outros grandes bancos estão considerando o uso de Bitcoin como um colateral para empréstimos feitos para instituições.

Segundo o site e suas fontes, a ideia dos bancos é tentar emular os tipos de contratos com acordos de recompra entre três partes. Esse tipo de contrato é uma forma de emprestar fundos ao vender ações com um acordo de recompra delas, envolvendo uma terceira parte ou agente.

Através desse sistema, os bancos estão, supostamente, explorando uma forma de seguir o mesmo caminho para usar Bitcoin como colateral, mas ainda assim não precisando comprar ou até mesmo se envolver diretamente com a criptomoeda.

“Goldman está trabalhando para conseguir a aprovação de empréstimos com colaterais e contratos de recompra. E se eles tivessem um agente de liquidação, então eles estariam apenas fazendo empréstimos sem que o Bitcoin sequer entrasse em sua contabilidade.”, afirmou uma das fontes anônimas do CoinDesk.

Empréstimo em Bitcoin

Caso isso realmente aconteça, pode ser uma ótima oportunidade para uma integração maior entre serviços de corretagem bancária e de criptomoedas no futuro.

Mas vale ressaltar que o CoinDesk ofereceu apenas fontes anônimas, pessoas que supostamente estão “por dentro do assunto”.

Com isso é importante deixar claro que é preciso ser bem cético em relação a essa notícia, grandes bancos, como o JPMorgan realmente tem interesse em oferecer produtos derivados do Bitcoin para seus clientes, mas as informações dessas fontes anônimas não pôde ser verificada.

No entanto, isso não quer dizer que o criptomercado e os bancos não estejam ficando mais próximos do criptomercado, mesmo que ainda em instituições menores. Recentemente dois bancos, o Silvergate e o Signature anunciaram que vão oferecer empréstimos em dinheiro, mas lastreados em Bitcoin para seus clientes.

Bancos e Bitcoin

Com os Bancos dos EUA recebendo autorização das autoridades para guardar Bitcoin tal como dinheiro, não vai ser incomum vermos serviços que vão desde a custódia até esse tipo de empréstimo supostamente sendo desenvolvido pelo Goldman Sachs.

A verdade é que o Bitcoin é para o uso de todos e isso, infelizmente para alguns, também inclui os bancos, que sempre vão aproveitar todas as oportunidades para continuar controlando o setor financeiro e lucrar com isso.

No meio tempo, para os varejistas, o Bitcoin continua sendo a moeda que ajuda investidores de todas as idades a começar a buscar a liberdade financeira.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki diz que crash do Bitcoin é uma “excelente notícia” – “Hora de...

Não é segredo para ninguém que o mercado de criptomoedas está em um período bem complicado, com uma correção que começou na virada do...
XP Investimentos e gráficos ao fundo

XP Investimentos lança fundo focado em metaverso

A XP Investimentos e a corretora Rico anunciaram nesta segunda-feira (24) um fundo focado no metaverso, que estará disponível para seus clientes. A XP...

Nova ameaça ao Ethereum? Fantom ultrapassa Solana, BSC e Avalanche

Com o setor DeFi ainda sendo um ponto importante para o mercado de criptomoedas e diferentes ecossistemas, uma rede está se destacando em relação...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias