Homem pode pegar 20 anos de prisão por aplicar golpe com criptomoeda

Criminoso usa nome da ONU para aplicar golpe com suposta criptomoeda com "retorno garantido"

Siga no

Um homem em Nova York foi preso e acusado de executar uma operação fraudulenta com criptomoedas. Asa Saint Clair, de 47 anos, aplicou um golpe onde dizia que sua suposta moeda digital estava vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) através de um programa internacional de desenvolvimento esportivo.

Este deveria ter sido o primeiro grande sinal de alerta para os investidores que caíram no golpe. O que diabos a ONU tem a ver com esportes? A organização mundial lida com políticas globais e crises humanitárias.

No esquema de Asa Saint Clair, havia uma suposta nova criptomoeda chamada IGOBIT. O Homem prometia que a moeda teria “retornos garantidos” para quem investisse nela.

“Retorno garantido” é outra palavrinha mágica que deveria acender mais um alerta nos investidores. Todo investidor experiente e qualificado sabe que o mundo das moedas digitais é arriscado e cheio de surpresas. A chance de perder tudo é maior que ganhar milhões, e qualquer empresa que garanta retornos certos é fraude.

Asa Saint Clair, o golpista, disse a seus investidores que todo o dinheiro investido na empresa seria destinado a uma organização conhecida como “Aliança Mundial do Esporte“, que supostamente tinha parceria com a ONU. Além disso, o grupo também estava programado para trabalhar em “projetos de desenvolvimento global”.

O mais bizarro da história é que a moeda nunca chegou a ser de fato criada, nem haviam planos para desenvolvê-la, as pessoas simplismente compraram promessas.

Todo o dinheiro que os investidores colocaram na empresa foi usado em despesas pessoais de Asa Saint Clair, gastos como passagens aéreas e visitas a restaurantes. 

Asa Saint Clair

O juíz encarregado disse: “Asa Sant Clair alegou que sua empresa promovia o esporte e a paz para um mundo melhor, mas enganou todos aqueles que investiram em sua empresa. Asa Saint Clair usou o dinheiro que ganhou com o golpe para financiar um estilo de vida luxuoso para ele e sua família.”

Embora não esteja claro quanto dinheiro foi arrecadado, várias pessoas disseram que investiram mais de US $ 1.000 cada.

O golpista enfrenta uma acusação de fraude eletrônica, se considerado culpado, Asa Saint Clair pode pegar até 20 anos de prisão.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br
Bitcoin em celular e Tesla ao fundo

Tesla revela que mantém US$ 1,3 bilhão em bitcoin

Empresas listadas em bolsas de valores devem divulgar trimestralmente seus resultados para os acionistas e mercado financeiro em geral. Essa política mantém transparente as...
Empresário observando a rede Bitcoin na cidade

Maior companhia de telecomunicações da Tailândia vai minerar Bitcoin

Uma das maiores empresas de telecomunicações da Tailândia vai minerar Bitcoin e pretende ser uma referência na Ásia neste setor. A Jasmine Telecom Systems (JTS)...
Michael Saylor Kitcon News

Michael Saylor: “Bitcoin vai durar 3950 anos, invista no que foi feito para durar...

Michael Saylor é um dos grandes apoiadores do Bitcoin e um dos mais conhecidos defensores da criptomoeda, sempre falando bem dela e de seus...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias