Golpe no Instagram rouba conta e exige resgate em Bitcoin

Hackers supostamente são de outro país e estariam praticando estelionato virtual contra pessoas e empresas.

Siga no
Icone do Instagram em aplicativo golpe hacker
Imagem de Webster2703 por Pixabay

Um novo golpe no Instagram pede Bitcoin para vítimas e golpistas fingem ser do suporte da rede social. No Brasil, o Instagram é uma das principais redes sociais, muito utilizada também por comerciantes.

Conhecida por ser uma rede social voltada a imagens e vídeos, o Instagram é mais uma rede mirada por golpistas da internet. Em 2020, inúmeras redes sociais tiveram violações relacionadas com criptomoedas.

O YouTube, por exemplo, é uma rede social que tem sido devastado por golpes com criptomoedas. É comum ver lives que promovem ofertas estranhas de rendimento com criptomoedas, em canais que não deveriam ter este conteúdo.

Além disso, o Twitter foi alvo de um ataque hacker sofisticado, invadindo até a conta do próximo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Entre as vítimas deste golpe, estavam a conta de Elon Musk e outras famosas personalidades do mundo.

O relato do Instagram é de uma empresária brasileira, que sofreu com o golpe em uma conta comercial, dias antes do Natal.

Empresária brasileira cai em golpe no Instagram que pede Bitcoin como pagamento

No último dia 16 de dezembro, a empresária Aryana Marinho estava se preparando para realizar suas vendas de natal. Aryana, que é dona de uma loja de roupas infantis, no entanto, foi surpreendida por uma mensagem que mudaria sua história neste ano.

Se passando pelo suporte do Instagram, a empresária recebeu uma mensagem indicando que sua conta havia um sério problema. Dessa forma, o “suporte” pediu que ela confirmasse alguns dados da conta, que deveriam ser utilizados para checar o tal do problema.

Após alguns minutos, Aryana foi desconectada de sua conta, com 22 mil seguidores. Além disso, suas fotos foram rapidamente apagadas do Instagram e ela logo percebeu que acabara de cair em um golpe.

Um dia após o ocorrido a empresária recebeu mensagens dos golpistas, exigindo o pagamento para reaver sua conta na rede social. Os hackers então pediram o equivalente a 5 mil dólares para devolver a conta. Com negociações, os golpistas abaixaram o preço para 250 dólares, mas a empresária acabou bloqueando as conversas.

Ela percebeu que pelo conteúdo das mensagens os hackers são provavelmente de outro país. O golpe, no entanto, saiu caro para a empresária, que relatou seu caso para o Diário do Nordeste.

Após procurar polícia, empresária acabou contratando especialista em segurança digital

Abalada com o ataque hacker, a empresária viu seu faturamento cair 75% em apenas um dia após a violação. A loja havia encomendado até fotos de modelos e investira ao longo de quatro anos no perfil de roupas infantis.

Perdendo vendas em uma época importante para comerciantes de todo o país, a empresária procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Com ajuda de um advogado, Aryana e sua sócia informaram a situação para a Polícia Federal, Interpol e até ao FBI.

Após isso, contratou um especialista em segurança digital, que com quatro dias, ajudou as donas a reaver a conta no Instagram. Ela conta que o suporte, desta vez o original, pouco ajudou a solucionar seu problema.

A empresária declarou que não pagou o resgate em Bitcoin, sendo que essa experiência vai ajudá-la a nunca mais confiar em mensagens por redes sociais. Vale o destaque que, assim como Aryana, a maior parte das pessoas são atraídas por estratégias de engenharia social, um dos ataques hackers mais comuns na internet hoje.

Após serem fisgadas pela rede dos golpistas, as vítimas passam a receber chantagens, ameaças e pedidos de resgate. O caso é mais um em 2020, ano marcado por graves violações de segurança digital no Brasil e no mundo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

NFT pode “matar” o Bitcoin? Qual a relação entre ambos?

É provável que muita gente conheça os NFTs, regularmente confundidos com “arte digital”. A ação ganhou força após Stephen Curry, astro da NBA, e...
Plataformas NFT e Ethereum empresas

Empresas listadas na bolsa apostam no mercado de NFT

O crescimento do mercado de NFTs tem quebrado barreiras mais rápido do que outros recursos relacionados a blockchain. Hoje até mesmo grandes empresas, listadas...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

Mineradores brasileiros comentam banimento de Bitcoin pela China

A proibição de Bitcoin pela China nos últimos dias abalou o mercado, com muitas pessoas ficando preocupadas com isso, menos dois mineradores brasileiros que...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias