Golpe no Instagram rouba conta e exige resgate em Bitcoin

Hackers supostamente são de outro país e estariam praticando estelionato virtual contra pessoas e empresas.

Siga no
Icone do Instagram em aplicativo golpe hacker
Imagem de Webster2703 por Pixabay

Um novo golpe no Instagram pede Bitcoin para vítimas e golpistas fingem ser do suporte da rede social. No Brasil, o Instagram é uma das principais redes sociais, muito utilizada também por comerciantes.

Conhecida por ser uma rede social voltada a imagens e vídeos, o Instagram é mais uma rede mirada por golpistas da internet. Em 2020, inúmeras redes sociais tiveram violações relacionadas com criptomoedas.

O YouTube, por exemplo, é uma rede social que tem sido devastado por golpes com criptomoedas. É comum ver lives que promovem ofertas estranhas de rendimento com criptomoedas, em canais que não deveriam ter este conteúdo.

Além disso, o Twitter foi alvo de um ataque hacker sofisticado, invadindo até a conta do próximo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Entre as vítimas deste golpe, estavam a conta de Elon Musk e outras famosas personalidades do mundo.

O relato do Instagram é de uma empresária brasileira, que sofreu com o golpe em uma conta comercial, dias antes do Natal.

Empresária brasileira cai em golpe no Instagram que pede Bitcoin como pagamento

No último dia 16 de dezembro, a empresária Aryana Marinho estava se preparando para realizar suas vendas de natal. Aryana, que é dona de uma loja de roupas infantis, no entanto, foi surpreendida por uma mensagem que mudaria sua história neste ano.

Se passando pelo suporte do Instagram, a empresária recebeu uma mensagem indicando que sua conta havia um sério problema. Dessa forma, o “suporte” pediu que ela confirmasse alguns dados da conta, que deveriam ser utilizados para checar o tal do problema.

Após alguns minutos, Aryana foi desconectada de sua conta, com 22 mil seguidores. Além disso, suas fotos foram rapidamente apagadas do Instagram e ela logo percebeu que acabara de cair em um golpe.

Um dia após o ocorrido a empresária recebeu mensagens dos golpistas, exigindo o pagamento para reaver sua conta na rede social. Os hackers então pediram o equivalente a 5 mil dólares para devolver a conta. Com negociações, os golpistas abaixaram o preço para 250 dólares, mas a empresária acabou bloqueando as conversas.

Ela percebeu que pelo conteúdo das mensagens os hackers são provavelmente de outro país. O golpe, no entanto, saiu caro para a empresária, que relatou seu caso para o Diário do Nordeste.

Após procurar polícia, empresária acabou contratando especialista em segurança digital

Abalada com o ataque hacker, a empresária viu seu faturamento cair 75% em apenas um dia após a violação. A loja havia encomendado até fotos de modelos e investira ao longo de quatro anos no perfil de roupas infantis.

Perdendo vendas em uma época importante para comerciantes de todo o país, a empresária procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Com ajuda de um advogado, Aryana e sua sócia informaram a situação para a Polícia Federal, Interpol e até ao FBI.

Após isso, contratou um especialista em segurança digital, que com quatro dias, ajudou as donas a reaver a conta no Instagram. Ela conta que o suporte, desta vez o original, pouco ajudou a solucionar seu problema.

A empresária declarou que não pagou o resgate em Bitcoin, sendo que essa experiência vai ajudá-la a nunca mais confiar em mensagens por redes sociais. Vale o destaque que, assim como Aryana, a maior parte das pessoas são atraídas por estratégias de engenharia social, um dos ataques hackers mais comuns na internet hoje.

Após serem fisgadas pela rede dos golpistas, as vítimas passam a receber chantagens, ameaças e pedidos de resgate. O caso é mais um em 2020, ano marcado por graves violações de segurança digital no Brasil e no mundo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Tokens DeFi que mais valorizaram no primeiro trimestre de 2021

Um relatório publicado neste sábado (10) pela Messari, empresa especializada em análise de blockchain, revelou os tokens DeFi que tiveram o melhor desempenho no...

Investidores institucionais de olho no Ethereum, mas Bitcoin continua indo bem

O Bitcoin teve uma valorização considerável nos últimos seis meses, com muitos afirmando que o motivo foi a onda de investimentos institucionais. Agora, de...

HSBC proíbe clientes de comprar ações de empresa por regra anti-criptomoedas

A MicroStrategy se tornou uma grande aliada institucional do Bitcoin, sendo até mesmo considerada uma das responsáveis por abrir as portas para muitos outros...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Investidores institucionais de olho no Ethereum, mas Bitcoin continua indo bem

O Bitcoin teve uma valorização considerável nos últimos seis meses, com muitos afirmando que o motivo foi a onda de investimentos institucionais. Agora, de...

HSBC proíbe clientes de comprar ações de empresa por regra anti-criptomoedas

A MicroStrategy se tornou uma grande aliada institucional do Bitcoin, sendo até mesmo considerada uma das responsáveis por abrir as portas para muitos outros...

Banir o Bitcoin seria burrice, diz representante da SEC

A advogada americana e representante da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Hester Peirce, disse que uma proibição governamental do Bitcoin seria...

Bitcoin e Ethereum próximos de ultrapassar a prata em valor total de mercado

O valor total de mercado do Bitcoin e Ethereum juntos está perto de ultrapassar a capitalização de mercado da segunda maior mercadoria monetária, a...

PancakeSwap dobra de preço em um mês e bate novo recorde

O token CAKE, nativo da exchange descentralizada PancakeSwap - que é uma alternativa mais rápida e mais barata que a UniSwap - atingiu um valor...