Golpistas do Tinder prometem enviar nudes, mas roubam suas criptomoedas

Eles oferecem nudes ou então atenção emocional para os "apaixonados" em troca de algumas informações pessoais que possam permitir o roubo de dinheiro em criptomoedas.

Golpes no mercado de criptomoedas são bem comuns em diferentes sites e redes sociais, incluindo naqueles em que pessoas estão procurando companhia. Um grupo está aplicando um novo golpe em aplicativos de relacionamento, como o Tinder, prometendo enviar nudes e convencendo usuários a baixar aplicativos maliciosos.

Os aplicativos maliciosos são usados para roubar dados, criptomoedas e dinheiro dos usuários. Em outros casos os golpistas estão usando a engenharia social para conseguir a informação que eles precisam para roubar os valores. [

Quem começou a catalogar esses golpes foi uma equipe de perícia cibernética da Bulgaria, que nomeou a nova campanha de “CryptoRoms” ou “Romance Cripto” em tradução livre.

Eles disseram que o grupo vem enganando um grande número de vítimas, fazendo com que eles enviem dados ou até mesmo criptomoedas para aplicativos de terceiros.

Em todos os casos as criptomoedas das vítimas são perdidas para sempre.

Novos golpes de criptomoeda no Tinder

A equipe pericial identificou dois golpes distintos acontecendo no Tinder ao redor do mundo, um chamado de “Golpe de Verificação do Tinder” e um segundo mais tradicional usando apenas engenharia social para um golpe de phishing.

O primeiro é feito através de um link malicioso que os golpistas enviam paras as vítimas. A ideia é que após engajar com as vítimas e iniciar uma conversa, os golpistas enviam um link de “Verificação do Tinder” para verificar a identidade da pessoa. No entanto, o endereço leva para um outro site que pede informações como Nome, Data de Nascimento, E-mail e o Número do cartão de crédito.

Como é de se imaginar, com esses dados os golpistas conseguem causar um grande estrago nas contas bancárias das vítimas, incluindo saldos em corretoras.

Nudes

O segundo golpe envolve apenas a confiança que os golpistas conquistam das vítimas. Na maioria das vezes os criminosos atuam como mulheres, mesmo sendo em sua grande maioria homens.

Eles então oferecem nudes ou então atenção emocional para os “apaixonados” em troca de algumas informações pessoais que possam permitir o roubo de dinheiro em criptomoedas.

De acordo com a investigação, nessa segunda modalidade os golpistas investem um longo tempo enganando as vítimas, realmente se passando por um par amoroso, investindo em cada possível vítima por semanas ou até meses.

Para se proteger do golpe, o mais importante é nunca confiar em pessoas que você conhece na internet, mesmo que você esteja apaixonado, nunca divulgue informações pessoais e sensíveis, principalmente ligadas à criptomoedas. O bom senso é a sua principal arma nessas situações.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias