Google promoveu acidentalmente carteira falsa de Bitcoin no YouTube

Siga no

O Google promoveu acidentalmente uma versão falsa da famosa cartera de Bitcoin Electrum. O Anúncio foi divulgado no Youtube e um Redditor descobriu que o vídeo era malicioso.

“O vídeo exibe a url correta (electrum.org), mas quando você clica no anúncio, ele imediatamente começa a baixar o arquivo malicioso”, disse o Redditor.

Carteira Falsa Electrum. Anuncio Youtube. Imagem: TNW
Carteira Falsa Electrum. Anuncio Youtube. Imagem: TNW

O anúncio mal intencioado redirecionava os usuários desavisados ​​para a URL elecktrum.org. O endereço real para o qual deveria direcionar os usuários é electrum.org.

O golpe usa um método de scamming popular conhecido como typosquatting, pelo qual o nome de domínio original de uma empresa ou produto é ligeiramente alterado para levar os usuários a um site ilícito.

Na postagem do Reddit, o usuário disse que não havia uma maneira fácil de alertar o Google sobre o anúncio.

A TNW entrou em contato com o Google para verificar a existência do anúncio e um representante da empresa disse: “Nossas equipes tomaram as medidas adequadas contra o anúncio que você denunciou”.

Esta não é a primeira vez que a Electrum, que usa o site electrum.org como endereço principal, foi aproveitada por scammers.

Em abril do ano passado , um scammer comprou um nome de domínio similar e o usou para imitar os serviços da empresa. Eventualmente, a Electrum entrou no Twitter para confirmar que não possuía o domínio electrum.com e explicou que era provável que o malware “roubasse bitcoins”.

Pouco mais de um mês depois, o impostor fechou seu site no que parecia ser um golpe, e culpou a Electrum – a empresa real – por arruinar sua reputação.

Os golpistas estão aí para enganar – é o que eles fazem.Cabe a você (e a mim!) Permanecer vigilante.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
SourceTNW
Leia mais sobre:
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org
Vista aérea da Praia de Ponta Negra em Manaus

Prefeitura de Manaus abre inscrição para curso sobre blockchain

A Prefeitura de Manaus, capital do estado do Amazonas, abriu nesta segunda-feira (2) várias vagas para um curso sobre blockchain. Considerada a tecnologia da confiança,...
Bandeira da Argentina e rede Blockchain Bitcoin

Projeto de identidade digital descentralizada na Argentina começa a ser testado

Um projeto de identidade digital descentralizada em blockchain está sendo desenvolvida com ajuda da ONG Bitcoin Argentina e o BID. Desde 2020, o projeto DIDI...

Mineradores de Bitcoin faturaram quase US$ 1 bilhão em julho

A preocupação com a mineração do Bitcoin foi um dos principais focos dos últimos meses, principalmente por causa da repressão da China em relação...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias