Governo paralelo de Myanmar declara Tether moeda oficial

Ditadura militar se apossou do país em 1.º de fevereiro.

Povo de Mianmar saiu às ruas para protestar contra o golpe militar
Povo de Mianmar saiu às ruas para protestar contra o golpe militar

O governo paralelo de Myanmar lutando contra uma ditadura militar desde fevereiro anunciou a Tether (USDT) como uma moeda oficial no país.

A intenção com a medida é manter as transações entre pessoas mais privadas, além de proteger o poder de compra das pessoas, que viu a moeda nacional cair 60% desde setembro.

Em 1.º de fevereiro os militares chegaram ao poder no país e uma série de medidas foi anunciada para cercear a liberdade da população local.

De acordo com a Agência Brasil, desde o golpe de Estado que depôs Aung San Suu Kyi, o Exército reprimiu violentamente as manifestações contra o regime, em ações que levaram à detenção de cerca de 10 mil pessoas e à morte de pelo menos 1.300 civis, de acordo com a organização não governamental Associação de Assistência aos Presos Políticos.

Governo Paralelo de Myanmar declara Tether moeda oficial

De acordo com a Bloomberg, os apoiadores da presidente destituída de Myanmar Aung San Suu Kyi tomaram novas medidas contra a ditadura militar instalada no país desde fevereiro.

A nova medida anunciada é colocar a moeda Tether como oficial, para que as pessoas do país possam ter mais confiança em utilizar essa tecnologia para transações no cotidiano. Ou seja, o golpe contra o estado foi atacar o dinheiro local emitido pelo banco central, agora nas mãos dos militares.

A moeda local perdeu muito valor nos últimos meses, com a baixa confiança da população no sistema, fazendo com que o Quiate de Myanmar perdesse muito valor. Assim, o Governo de Unidade Nacional (NUG) teria anunciado a medida USDT para combater os militares, dando o poder do dinheiro para as pessoas.

Vale lembrar que a ditadura militar de Myanmar decretou que as criptomoedas são proibidas no país pelo Banco Central desde 2020, logo, quem optar por utilizar esse sistema deverá tomar cuidados. Nos últimos meses, grupos de resistência do governo paralelo começaram a travar batalhas com os militares, sendo a guerra econômica mais um passo na escalada.

Tether é uma moeda segura?

A possível chegada do Tether como uma moeda oficial em Myanmar levanta um debate sobre a segurança dessa moeda, que defende há anos ser lastreada em Dólar. Como a comunidade ainda aceita transacionar em USDT, essa segue sendo a maior stablecoin do mundo, com seu valor oscilando em torno do Dólar no mercado de criptomoedas.

Contudo, a moeda é criticada por não ter um lastro tão forte como afirma ter, o que torna essa uma perigosa ferramenta que poderia ser adotada em massa pela população de Myanmar em fuga do dinheiro local.

De qualquer mostra o quão desesperadora é a situação no país que tem uma população estimada em 54 milhões de pessoas, na divisa com a China e Índia, países que não são tão favoráveis ao uso das criptomoedas.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias