Guedes: “6 bancos exploram 200 milhões de trouxas no Brasil”, veja o vídeo

-

É VERDADE que Paulo Guedes afirmou que no Brasil temos "200 milhões de trouxas sendo explorados por seis bancos". A fala foi dita em um vídeo que pode ser abaixo.

-

Nos siga no:
Ministro da Economia do Brasil Paulo Guedes
Ministro da Economia do Brasil Paulo Guedes - Imagem/Reprodução

Paulo Guedes, o ministro da economia do governo Bolsonaro disse em uma videoconferência promovida pelo Itaú BBA que no Brasil temos 200 milhões de trouxas sendo explorados por seis bancos.

A live foi ao ar no perfil do banco no Linkedin e pode ser vista ao final desta matéria.

Para ministro da economia, a concentração dos bancos não significa que eles tenham feito algo errado, mas que economia é hostil para os brasileiros devido a por exemplo, a alta carga tributária.

“Em vez de termos 200 milhões de trouxas sendo explorados por seis bancos, seis empreiteiras, seis empresas de cabotagem, seis distribuidoras de combustíveis; em vez de sermos isso, vai ser o contrário. Teremos centenas, milhares de empresas”.

Além de Caio Ibrahim David, presidente do Itaú BBA, Mario Mesquita, o economista-chefe do Itaú Unibanco e o economista sênior Pedro Schneider participaram da live.

O grupo faz parte da lista dos maiores bancos do Brasil, junto com a Caixa e o banco do Brasil, duas instituições financeiras públicas.

Guedes. Imagem: Reprodução Linkedin / Itaú
Guedes. Imagem: Reprodução Linkedin / Itaú

Guedes já havia feito a afirmação em 2019, em Davos, o ministro afirmou que o Brasil abrirá licitações públicas para empresas estrangeiras e questionou se os brasileiros querem “continuar sendo 200 milhões de trouxas servindo a seis empreiteiras e seis bancos”.

“Você tem que saber o que quer. Quer ter as melhores práticas, receber os maiores fluxos de investimentos e se integrar às cadeias globais de negócios? Ou queremos continuar sendo 200 milhões de trouxas servindo a seis empreiteiras e seis bancos?”.

Dessa vez a critica foi direta, cara a cara, ele disse diretamente à representantes dos bancos, onde era convidado. Depois do “deslize”, o ministro da economia tentou amenizar a situação afirmando que não se trata de uma recriminação a qualquer banco ou empreiteira.

Guedes fez a crítica ao sistema bancário quando defendia reformas no país para estimular investimentos e desenvolver uma classe média empreendedora para estimular a economia no país.

De acordo com o ministro, com a reforma, haveria maior valorização dos trabalhadores, já que a mão-de-obra seria menor.

Eu quando falo que somos 200 milhões de trouxas com 6 bancos, 6 empreiteiras, 6 isso ou aquilo, eu quero muito mais enfatizar a importância da competição…Mercados pouco competitivos são menos convenientes para os consumidores. Disse.

Bancos brasileiros são os que mais lucram no mundo

Paulo Guedes está certo, os bancos brasileiros se aproveitam do monopólio para explorar o povo brasileiro.

De acordo com um levantamento feito pela Economatica os bancos brasileiros são os que mais lucram no mundo. Segundo o relatório, o Santander lidera a lista, com rentabilidade líquida (ROE) de 19,25% em 2019. O segundo é o Itaú, com 18,59% no período.

O Bradesco (19,97%) e o Banco do Brasil (17,71%) são o terceiro e o quarto colocado.

Veja o vídeo:

Fala fica aos 1h:34min.


 

Nota: Esta matéria foi selecionada pelo Livecoins como fact-checking. O objetivo é avaliar a veracidade das informações que circulam na internet.

O resultado da avaliação é:

Verdade: Paulo Guedes afirmou que no Brasil temos 200 milhões de trouxas sendo explorados por seis bancos. A fala foi dita em um vídeo que pode ser visto acima.

Quer receber novidades no e-mail? Assine nossa  Newsletter.

Escreva seu comentário:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Ministério da Justiça - Palácio

Ministério da Justiça promove a blockchain no setor público

Na próxima segunda-feira (21), o Brasil acompanha um webinário importante sobre tecnologia. Promovido pelo Ministério da Justiça, a tecnologia blockchain aplicada ao setor público...
Moeda digital Bitcoin em destaque com fundo preto

MPF destaca evento sobre Bitcoin feito pela Interpol

Autoridades de todo o mundo buscam entender mais sobre as criptomoedas e o Bitcoin. Em um evento na próxima semana, feito com apoio da...
Carvão e tecnologia blockchain

Minas Gerais lança projeto blockchain para controle de carvão

O carvão é considerado um dos principais recursos naturais para obtenção de energia no mundo. Dessa forma, um dos estados que o produz no...

Investidores se confundem e compram criptomoeda errada que valoriza 500.000% com confusão

Recentemente o projeto Uniswap (UNI) tem ganhado muito a atenção dos investidores, principalmente após ter sido listado na Coinbase, a maior corretora de bitcoin...
Hacker segurando criptomoeda Bitcoin

Grupo de hackers atacavam gamers para roubar Bitcoin

Um grupo de hackers baseado na China atacavam vários gamers em um elaborado plano. As autoridades que investigavam o grupo aponta que há anos...