Em julho de 2020 tivemos um dos ataques hackers mais notórios da história do Twitter. Milhares de contas foram comprometidas e nomes importantes foram usados para divulgar diferentes golpes, principalmente envolvendo Bitcoin.
Contas verificadas de Bill Gates, Joe Biden e Elon Musk estiveram entre os perfis comprometidos. Agora o acusado de ser o principal coordenador do ataque foi condenado a 3 anos de prisão.
Após uma rápida investigação depois do ocorrido, o FBI chegou até o culpado do ataque hacker, um adolescente de 17 anos, morador de Tampa, na Flórida, Graham Ivan Clark. A notícia da condenação de Clark foi publicada no Twitter por Justin Schecker, repórter do canal 8.
De acordo com Justin, Graham se declarou culpado diante da corte. Ele foi condenado e recebeu uma pena de três anos de prisão, seguido por mais três anos de liberdade condicional.
New: The Tampa teen behind the @Twitter hack of high profile accounts to solicit more than $100K in Bitcoin last summer has agreed to plead guilty, per a court filing. Graham Clark will be sentenced as youthful offender to three years in prison followed by three years probation. pic.twitter.com/Pi97GJheOq
— Justin Schecker (@WFLAJustin) March 16, 2021
Os termos da condicional de Graham incluem uma supervisão constante de seus equipamentos eletrônicos e todas as suas contas online pelo Departamento de Lei da Flórida e pelos agentes de condicional.
Golpe causou prejuízo de mais de R$ 615 mil
O ataque ao Twitter não foi tão sofisticado como muitos imaginaram, Graham conseguiu ter acesso à conta de um funcionário da plataforma, essa conta “especial” podia ter acesso e postar em qualquer outra conta do Twitter, sem a necessidade de atacar todas as senhas dos perfis invadidos.
O golpe durou pouco mais de 6 horas para ser contornado, mas conseguiu causar um prejuízo tremendo.
Muitas pessoas acreditaram nas promessas de Bitcoin e nos inúmeros golpes que foram divulgados através dessas contas reais.
Antes de perceberem que as contas tinha sido comprometidas, investidores enviaram mais de R$ 615 mil para os endereços que estavam sendo divulgados pelos hackers.
Ao que tudo indica, Graham vendeu o acesso das contas que ele conseguiu comprometer para pelo menos mais dois participantes do ataque.
Além do prejuízo direto causado aos investidores, o ataque também prejudicou os investidores de ações do Twitter, que acabou tendo uma queda de preço após muitos ficarem preocupados com o nível de segurança da plataforma.