Hacker rouba Binance Coin de três projetos usando mesma técnica

Vulnerabilidade em projetos é explorada por ataque causando prejuízos.

Alerta de fraude em computador
Alerta de fraude em computador

Um hacker roubou Binance Coin (BNB) de três projetos pela pool de liquidez na PancakeSwap, utilizando a mesma técnica em todos. Isso mostra que as vulnerabilidades no setor seguem em alta, devendo investidores manter cautela com novos projetos.

Um setor que surgiu com a criação em massa de criptomoedas é a de auditoria de criptomoedas, sendo uma das empresas mais conhecidas no setor a Certik. Mesmo com esse serviço em alta, vários projetos negligenciam essa inspeção, colocando em risco fundos de seus usuários.

E algumas dessas vulnerabilidades podem ser exploradas diretamente nos códigos dos tokens, um local onde muitos investidores não prestam atenção. Em 2021, muitas criptomoedas surgiram com grandes promessas, mas vai ficando claro que essas não foram feitas para durar por muito tempo, diferente do Bitcoin, consolidado há 13 anos.

Hacker rouba BNB de três projetos de tokens usando a mesma técnica

Ainda que todos os tokens criados nos últimos meses tragam muitas promessas, poucos deles conseguem entregar o que prometem. Esse é um claro movimento especulativo em redes como Ethereum, Binance Smart Chain e outras mais, que viram surgir mais de 1 token novo por dia, ou mais.

Com esse casino de moedas novas confundindo muitos investidores, os riscos da prática seguem beneficiando os hackers de olho em vulnerabilidades desses projetos.

Nos últimos dias, por exemplo, um hacker roubou BNB de três projetos usando a mesma técnica, o que mostra que nem os riscos do mercado estão sendo corrigidos. Um dos tokens afetados foi o Shark Girl (SGIRL), que teve sua liquidez manipulada em uma corretora PancakeSwap, segundo a Certik.

Os outros dois tokens que tiveram seu saldo manipulado foram o Moon e STiger, projetos pequenos e desconhecidos pela maior parte dos investidores, mas que detinham alguma liquidez de mercado.

Após a manipulação de preço dos tokens, o hacker vendeu os seus tokens em um preço acima do mercado, deixando prejuízo para quem comprou as moedas infladas artificialmente.

“Três tokens: SGirl, Moon e STiger foram todos explorados por um invasor. Todos os três projetos têm a mesma vulnerabilidade. O invasor conseguiu retirar todo o BNB (37,2 no total) do LP Pancakeswap dos 3 tokens.”

Token novo? Não confie, verifique

Como muitos tokens surgiram com grandes promessas de lucros, DeFi, NFTs, gamefi, entre outros termos “promissores”, investidores pularam nessa promessa de mercado, com medo de ficar de fora dos “novos Bitcoin”.

Essas falas são comuns entre projetos duvidosos que chegam ao mercado diariamente, colocando em risco investidores que não verificam aspectos técnicos e não estudam antes de colocar dinheiro. Assim, ao analisar uma possível compra no mercado, é importante verificar antes, pois ataques assim tem se tornado cada vez mais comum.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias