Hackers estão distribuindo dinheiro de golpes para a caridade

Um grupo especializado em ataques com ransomwares está assumindo uma posição de Robin Hood. Os hackers estão extorquindo grandes empresas e entregando o dinheiro a obras de caridade e ONGs. Os hackers estão fazendo isso através de uma famosa plataforma de doações em Bitcoin.

De acordo com informações do Decrypt um grupo de hackers extorquiu milhões de dólares de várias empresas e utilizou o dinheiro desses ataques para fazer doações em Bitcoins para diferentes ongs e instituições. De acordo com o grupo a ideia é “Tornar o mundo um lugar melhor.”

Especula-se que os hackers façam parte do Darkside, um famoso grupo com foco em ransomwares. O foco desse grupo é justamente atacar grandes empresas, infectando os sistemas de TI, mantendo arquivos e servidores como refém até que um pagamento em Bitcoin tenha sido feito.

Essa é uma tática muito conhecida e que foi aperfeiçoada pelo WannaCry, um dos mais destrutivos ataques de ransomware da internet.

Ação criou um dilema entre as entidades usadas pelos hackers

Hackers Robin Hood

Claro, a situação levanta um certo dilema entre diferentes pessoas e organizações, principalmente aquelas que recebem as doações. Afinal, é uma boa coisa receber dinheiro que foi conseguido de forma ilegal? Mesmo com o estilo Robin Hood por trás das ações, ainda é um tabu receber dinheiro roubado, mesmo que tenha sido roubado de quem “tem sobrando”.

Até mesmo a Giving Block, organização sem fins lucrativos que intermedia as doações, disse estar trabalhando para descobrir formas de determinar se os valores são roubados. A companhia disse que “se descobrir que essas doações foram feitas usando fundos roubados, vai devolver o dinheiro para os verdadeiros donos.”

Muitos entusiastas do criptomercado estão tentando ver o lado positivo da ação. Como citado pelo Decrypt, Charles Storry, da PhutureDAO disse “A noção de um hacker juntando Bitcoin para doar para a caridade é algo honrável. É uma pena que algumas entidades estejam devolvendo o Bitcoin, ele deveria ser usado para algo bom nessas supostas organizações que ‘se preocupam’.”

Já outros acreditam que por trás das boas intenções do grupo está uma ação mal pensada e que não passa a mensagem que eles querem, é o que acredita o analista da Quantum Economics, Jason Deane.

“Eu acredito na a possibilidade do Darkside estar tentando passar uma mensagem legitima sobre a distribuição de riquezas dos ricos para os pobres. Alguns podem até achar que é algo admirável, mas na realidade é algo que não foi muito bem pensado.”

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias