Hackers usam contas de Elon Musk, Bill Gates e outros para promover golpe

Várias contas de pessoas influentes foram usadas em um ataque coordenado com um golpe que rouba criptomoedas.

Siga no

Na tarde desta quarta-feira, 15, centenas de contas influentes no Twitter foram hackeadas. Entre as contas afetadas estavam a de Elon Musk, da Ripple, Binance, Bitfinex, Coinbase e de muitos outros nomes super influentes no mercado de criptomoedas.

Ainda não sabemos o tamanho do ataque, que pode ter afetado um grande número de contas e ter causado vários danos.Todas as contas afetadas passaram a divulgar mensagens com o intuito de roubar Bitcoin de seus seguidores.

Na grande maioria (cerca de 90%) das contas que observamos, havia uma postagem fixada dizendo:

“Nós estamos criando uma parceria com a CryptoForHealth e estamos dando 5.000 BTC para a comunidade.

Para ver mais: cryptoforhealth.com.”

Claro, é desnecessário enfatizar que o site provavelmente faz parte do golpe. Ou seja, aqueles que clicam no hyperlink fornecido provavelmente são infectados com malwares que possivelmente roubam criptomoedas, ou bloqueiam completamente o computador.

Além das mensagens ligadas a CryptoForHealth, outras mensagens aplicam o clássico golpe de dobrar todo o valor que for enviado para uma carteira. Esse é o caso da mensagem que foi fixada no perfil de Elon Musk, que dizia:

“Estou me sentindo generoso por causa da Covid-19.

Eu vou dobrar todos os pagamentos em Bitcoins enviados para o meu endereço na próxima hora.  Boa sorte e fique em casa seguro!”

O endereço do golpe, colocado no perfil de Musk, conta com um total de 174 transações no momento da escrita deste artigo, uma grande quantidade feita hoje, dia 15. Não dá para saber se são transações de pessoas que acreditaram no golpe ou se são os próprios golpistas tentando dar credibilidade ao endereço.

Ainda no final desta tarde, a mesma mensagem também apareceu no perfil de Bill Gates (a mensagem já foi retirada).

Na conta da Ripple, também havia uma mensagem similar, mas dessa vez promovendo uma “promoção” de XRP.

Jeff Bezos, CEO da Amazon foi comprometido pelo mesmo ataque.

Ferramentas do Twitter podem ter sido hackeadas

As teorias para o ataque hacker até o momento são muitas. Em um tuíte, o usuário wolf especulou, através de informações enviadas através de mensagens pessoas, que os hackers conseguiram ter acesso ao “painel do Twitter”.

“Me parece que os hackers tiveram acesso ao ‘Painel do Twitter”, que é basicamente hackear um dos admins, funcionários da plataforma. Isso dá acesso direto às contas e permite que os hackers possam trocar e-mail e senha. (Apenas uma teoria)”

Outra teoria, criada por Andreas Antonopoulos aponta que talvez não tenha sido uma invasão de contas, mas sim uma invasão de algum aplicativo intermediário para postagem em diferentes plataformas (como o If This…Than That).

“Me parece que algum API de postagem foi comprometido e está sendo usado para enviar tuítes falsos sobre as promoções através de contas populares do criptomercado. CryptoForHealth é um golpe!”

Sem uma resposta do Twitter até o momento, resta apenas as teorias para o que pode ter acontecido.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

30 bilionários possuem bitcoin, mas não falam sobre isso, revela milionário do Twitter

O multimilionário filantrópico Bill Pulte, apelidado de "Bitcoin Bill" após sua entrada no mercado de bitcoin em dezembro de 2019, afirmou em uma live...
Kim Jong-un - Coreia do Norte

Irritado com pandemia, Kim Jong Un executa doleiro

O ditador da Coreia do Norte está bastante irritado com a pandemia do corona vírus e seus impactos na economia, de acordo com a...
Interpol e Lavagem de dinheiro Europol Bitcoin Febraban

Interpol mira Bitcoin contra lavagem de dinheiro

A Interpol e a Europol investigam crimes que acontecem pelo mundo, mirando até o Bitcoin contra lavagem de dinheiro. Uma reunião recente definiu novas...

Últimas notícias

Irritado com pandemia, Kim Jong Un executa doleiro

O ditador da Coreia do Norte está bastante irritado com a pandemia do corona vírus e seus impactos na economia, de acordo com a...

Interpol mira Bitcoin contra lavagem de dinheiro

A Interpol e a Europol investigam crimes que acontecem pelo mundo, mirando até o Bitcoin contra lavagem de dinheiro. Uma reunião recente definiu novas...

“Bitcoin será maior que a Apple, Amazon e Facebook”, diz CEO da MicroStrategy

Em entrevista para a CNBC, Michael Saylor, o CEO da MicroStrategy explicou porque acredita que o Bitcoin é muito superior ao ouro e é...