Hackers usam vírus para roubar R$ 4,2 milhões em bitcoin de investidor

Hacker usando máscara e segurando Bitcoin desconhecido
Hacker usando máscara e segurando Bitcoin

Existem diferentes maneiras de você perder seu dinheiro na internet, de investimentos em pirâmides a compras falsas. Um caso com uma perda milionária ajuda a lembrar os investidores a importância de sempre verificar e tomar cuidado com suas atividades na internet.

De acordo com notícias locais da Rússia, policiais prenderam um hacker que, junto com um grupo de cúmplices, utilizou um vírus para roubar 20 bitcoins da carteira digital de um morador de Moscou, mais de 28 milhões de rublos,cerca de R$ 4,2 milhões.

Segundo uma fonte não identificada da REN TV, o hacker criou um vírus de computador que pode ser utilizado para roubar senhas, dados pessoais e frases de acesso a certeiras de criptomoedas.

O grupo de criminosos então criou um site de phishing, se passando por uma empresa real, onde o vírus seria instalado por vítimas para concluir o roubo de dados.

O investidor de Moscou, sem saber da presença do vírus no site, baixou o software que ele acreditava ser legítimo. Em pouco segundos o vírus roubou vários dados importantes da vítima e o grupo de criminosos utilizou essas informações para roubar os 20 bitcoins da carteira do cliente.

O risco dos vírus para os investidores de criptomoeda

Vírus que roubam dados podem agir em questão segundos, causando danos graves em pouquíssimo tempo. Alguns vírus são desenhados para não só infectar pastas e sistemas de uma única máquina, mas também se espelhar para todos os computadores em uma rede, como acontece na maioria dos ataques de ransomware.

Por isso é importante sempre garantir que você está instalado software seguro em seu computador, mas ainda existe um passo mais importante: Não guardar bitcoins nele.

Uma das principais recomendações para os investidores é nunca usar o computador (ou celular) de uso diário para guardar criptomoedas. Um dispositivo que está constantemente ligado à internet pode ser vetor para ataques constantes e, como vimos, um rápido descuido pode significar um prejuízo irrecuperável para quem investe.

Com isso, há a recomendação de deixar suas criptomoedas guardadas em carteiras físicas, em local completamente seguro e nunca divulgar para as pessoas que você possui tais investimentos.

No caso do investidor russo, segundo a fonte da REN TV, a identidade de um dos membros do grupo criminoso foi identificada pelas autoridades e um processo criminal foi aberto contra ele. A investigação continuará a partir desse elo para tentar prender os outros criminosos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias