Educador Financeiro da Rico cita 4 dicas para investidores iniciantes

Muitos observam termos com Taxa Selic, volatilidade das criptomoedas e outros mais com temor e evitam investir.

O universo dos investimentos pode parecer um pouco assustador para quem ainda não compreende como funciona o mercado financeiro. Termos como taxa Selic, valores mobiliários, renda fixa e variável, os altos e baixos das criptomoedas, dentre outros títulos, ainda provocam dúvidas sobre segurança e rentabilidade para os novos investidores.

Apesar disso, o segmento, que antes era destinado apenas a profissionais e especialistas da área, vem conquistando jovens e adultos que desejam aumentar a renda e assegurar um futuro rentável.

De acordo com o educador financeiro Thiago Godoy, autor do livro “Emoções Financeiras”, da Editora Gente, o simples ato de guardar dinheiro não traz utilidade.

“Muito se fala sobre o ato de guardar dinheiro. Porém, guardar não traz utilidade nenhuma na vida e, principalmente, na financeira. Dinheiro você investe, investir significa colocar o dinheiro em movimento e o movimento é transformação.”

Na obra, o educador, que atua como head de Educação Financeira na XP Inc, traz uma abordagem inovadora sobre a maneira de lidar com as finanças, onde aborda a correlação das emoções como alavanca para o sucesso financeiro e pessoal.

“Aprender a investir é um processo parecido com aprender a falar e a escrever. Ninguém precisa ser especialista para poder investir, da mesma maneira que não é preciso ser um linguista para falar. Para promover o conhecimento neste segmento, é fundamental trazer uma linguagem didática e simples, com o propósito de despertar a consciência da importância da educação financeira.”

O lançamento do livro será no dia 12 de abril, na Livraria da Travessa, localizada no shopping Iguatemi, zona sul da capital paulista, com previsão de apresentação, também, em Miami (EUA).

Quais as dicas para investidores iniciantes, segundo Educador Financeiro da Rico?

Para ajudar os novos investidores e, até mesmo, quem já se arrisca no mercado financeiro, Thiago Godoy elenca, a seguir, quatro dicas importantes que todo investidor precisa saber para investir com segurança e rentabilidade. Confira:

Primeiramente, o especialista acredita que os investidores devem “conhecer suas emoções”, visto que a prática é fundamental para o sucesso no futuro.

“As emoções nos dominam e nos fazem ver o mundo sob uma perspectiva diferente e isso ocorre em todas as áreas da vida, inclusive, na financeira. A relação da inteligência emocional e financeira é muito forte, principalmente na tomada de decisões que envolvem dinheiro e na capacidade de lidar com o mercado financeiro. Dessa forma, é preciso ir além da renda e dos potenciais investimentos, sendo fundamental traçar objetivos que deem mais sentido à vida e tragam estabilidade.”

O segundo passo que ele indica é realizar um planejamento financeiro realista. De acordo com ele, ao iniciar os estudos muitos conteúdos disponíveis na internet sugerem um atalho para a riqueza, grandes rendimentos, entre outros. Contudo, isso não é a realidade correta.

“Muitas pessoas passam a vida tratando o dinheiro de maneira errada. Dessa forma, não basta assistir alguns vídeos sobre investimentos e pensar que a vida financeira será resolvida. Tão importante quanto compreender as emoções, é preciso, também, elaborar um planejamento concreto e minucioso, para ter clareza sobre a situação financeira pessoal e quais são as ferramentas disponíveis para melhora-lá.”

Responsabilidade com as próprias decisões

Ainda que o mercado de investimentos seja incerto, com altos e baixos diários, o educador financeiro relaciona a autorresponsabilidade como um dos fatores fundamentais para conquistar o êxito nas finanças.

“Ser autorresponsável significa avaliar suas decisões, atitudes e exercitar a autoconsciência para aprender com os erros, sem usar os outros como muletas para justificar os deslizes. Isso vale tanto para as decisões sobre os investimentos, bem como nas resoluções financeiras.”

Por fim, o educador da Rico, parte da XP Inc. e colunista do Portal Infomoney indica que o autocontrole é fundamental para se tornar um investidor de sucesso. Segundo ele, ainda que o investidor desenvolva maturidade financeira e exerça o autoconhecimento, é fundamental, também, ter autocontrole para colocar em prática o conhecimento e a habilidade de investir e gerenciar as finanças.

“A tendência do ser humano é a ambivalência, ou seja, queremos ter segurança financeira, mas caímos em tentação quando vemos uma loja em promoção ou uma oportunidade chamativa no mercado de ações. O autocontrole funciona como uma central de planejamento, soluções de problemas e na tomada de decisões, sendo responsável por determinar o nosso sucesso em todas as áreas da vida, desde relacionamentos até o sucesso profissional e financeiro.”

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias