Homem é preso após ameaçar explodir aeroporto e exigir US$ 1 milhão em Bitcoin

De acordo com a mídia local, o homem foi detido por equipes do esquadrão antiterrorismo, que o acusaram formalmente de enviar a ameaça.

A polícia indiana, com a colaboração do esquadrão antiterrorismo, prendeu um homem suspeito de enviar um e-mail ameaçador ao Aeroporto Internacional de Mumbai. O e-mail, recebido na quinta-feira (23), continha uma ameaça de explodir o Terminal 2 do aeroporto caso não fosse realizado um pagamento de US$ 1 milhão em bitcoin dentro de 48 horas.

Os funcionários do aeroporto tomaram conhecimento da ameaça ao verificar os e-mails e acionaram a polícia, que logo começaram a investigar o caso, conseguindo rastrear o endereço de IP do suspeito.

A mensagem de ameaça dizia: “Assunto: Explosão. Texto: Este é um aviso final para o seu aeroporto. Iremos explodir o Terminal 2 dentro de 48 horas, a menos que um milhão de dólares em Bitcoin seja transferido para o endereço. Outro alerta será após 24 horas.”

De acordo com a mídia local, o homem foi detido por equipes do esquadrão antiterrorismo, que o acusaram formalmente de enviar a ameaça. As investigações estão em andamento para esclarecer as circunstâncias completas e os motivos por trás da ameaça.

A segurança no Aeroporto Internacional de Mumbai foi intensificada como medida preventiva, e as autoridades continuam a monitorar a situação de perto para garantir a segurança dos passageiros e funcionários.

A polícia de Sahar e a seção cibernética da delegacia continuam a investigar o caso para obter mais informações.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo nos casos de extorsão exigindo pagamentos em Bitcoin. Este fenômeno, impulsionado pela natureza anônima e pela dificuldade de rastrear transações de criptomoedas, tem preocupado autoridades em várias partes do mundo.

Um dos exemplos mais notórios dessa tendência é o uso crescente de ransomware, um tipo de malware que criptografa os dados de um usuário, exigindo um resgate, geralmente em Bitcoin, para desbloquear esses dados.

Este método tornou-se infame por sua eficácia e por causar perturbações significativas, afetando desde indivíduos até grandes organizações e infraestruturas críticas.

Em outro caso recente, similar ao incidente no Aeroporto Internacional de Mumbai, indivíduos usaram ameaças de atos violentos para extorquir grandes somas de dinheiro, escolhendo o Bitcoin como meio de pagamento devido à sua natureza difícil de rastrear.

Esse padrão de crime tem se mostrado um desafio para as forças de segurança, que lutam para se adaptar às novas tecnologias utilizadas pelos criminosos.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias