Homem pega dinheiro emprestado no banco para investir em Bitcoin e perde tudo

Investidor triste contando moedas de seu cofrinho.
Investidor triste contando moedas de seu cofrinho.

Joel Woodhouse, residente de Calgary no Canadá, contou à CBC como perdeu o equivalente a R$ 63.000 em dólares canadenses após realizar um investimento em Bitcoin, afirmando que chegou a pegar dinheiro emprestado do banco para isso.

A história do canadense começa com um anúncio encontrado no Facebook promovendo uma exchange. Muito além de uma exchange comum, ela também prometia ganhos por negociações realizadas pela própria equipe.

Como você já deve ter adivinhado, isso era um golpe. Entretanto, Woodhouse detalhou a operação dos criminosos. Afinal, seu atual objetivo é prevenir que outros caiam em golpes similares.

Vítima não mordeu a isca de primeira

Woodhouse conta que se interessou pelo anúncio da exchange encontrado no Facebook e então cadastrou-se na plataforma. Fornecendo dados como nome e email, contudo, não realizou nenhum depósito para comprar Bitcoin.

Apesar disso, o canadense lembra que tal empresa foi bastante persistente. Nas comunicações, ela apresentava relatórios para convencê-lo a realizar investimento com eles.

“Eles foram muito persistentes com seus telefonemas e, ao longo dos meses, ganharam minha confiança”

Ludibriado, a vítima começou a realizar depósitos, tendo inclusive recorrido ao seu banco para pedir dinheiro emprestado para o investimento. Desta forma, a vítima conta que perdeu 16.000 dólares canadenses, equivalente a 63.000 reais.

Parte disso deve-se ao empenho dos criminosos que lhe apresentavam relatórios falsos sobre seus ganhos, afirmando que quanto mais ele depositasse, mais lucros teria.

Quando a luz vermelha acendeu, já era tarde

Tudo parecia ótimo para o investidor, até que sua primeira tentativa de saque falhou. Com seu dinheiro preso, tentou comunicação por telefone e e-mail, sem sucesso.

“Isso era algo que eu realmente não pensava no começo porque, em parte, eu estava negando que [o dinheiro] desapareceu. Conversei com amigos sobre o que estava acontecendo e a possibilidade de ser algo bom demais para ser verdade, e então depois descobri que era tudo uma farsa.”, relata Joel Woodhouse

Desta forma, Woodhouse conta que se sentiu envergonhado por ter sido ingênuo a ponto de cair em tal golpe. Apesar de ter registrado um boletim de ocorrência na delegacia local, a vítima afirma que não tem muita esperança de reaver seu dinheiro.

Golpe mundial

Sem delongas, o nome da empresa por trás deste golpe é Winbitx. Embora este golpe tenha se passado no Canadá, também é possível encontrar avisos do governo do Reino Unido sobre esta empresa.

Na nota, o FCA afirma que quase todas empresas oferecendo, promovendo ou vendendo serviços e produtos financeiros no Reino Unido não são autorizadas por eles. Fazendo menção especial a Winbitx.

Voltando a vítima canadense, Woodhouse agora está tentando aconselhar outras pessoas para evitar golpes deste tipo. Seu principal conselho é não confiar seu dinheiro em empresas de Bitcoin que você não tem conhecimento sobre.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias