Homem perde R$ 30 mil em Bitcoin após ter celular roubado

Celular não tinha senha!

Siga no
bitcoin iphone
bitcoin iphone

Um homem perdeu US $ 7.000 em bitcoin depois de ter seu celular roubado. De acordo com o triste relato publicado no Reddit, o ladrão que roubou o celular conseguiu sacar todos os bitcoins que a vítima possuía em um aplicativo de corretagem de bitcoins.

Hoje em dia é comum que as pessoas guardem suas vidas nos celulares, com apenas uma senha todas as informações podem ser consultadas, como fotos, conversas, emails, mensagens de SMS, e outros assuntos em aplicativos.

Foi assim que o ladrão conseguiu roubar o equivalente a R$ 30 mil em bitcoin.

Após roubar o celular (iPhone XS Max), ele conseguiu destravar o telefone facilmente, de acordo com o relato, o aparelho não tinha senha, assim, o ladrão teve acesso ao aplicativo da Coinbase, email e SMS da vítima.

Dessa forma, ao solicitar saque de bitcoins no aplicativo da corretora, uma confirmação de saque foi enviada para o telefone, que infelizmente estava nas mãos do criminoso.

“Infelizmente meu telefone não tinha uma senha e, quando você abre o aplicativo da Coinbase, vai direto para a conta. Portanto, era muito fácil pra quem estava com meu telefone.” Disse.

Aplicativo Coinbase. Imagem: Reprodução
Aplicativo Coinbase. Imagem: Reprodução

Homem revela desespero com situação e admite culpa

A situação dramática fez com que o homem procurasse ajuda na internet. Sem saber o que fazer, ele busca apoio da Coinbase, corretora onde tinha os fundos. Ele também procurou ajuda de seu banco, mas como era de se esperar, a instituição disse que não havia nada que poderia fazer.

No caso da Coinbase, não há muito o que se esperar também, os fundos foram transferidos utilizando uma senha válida, e é responsabilidade dos próprios clientes manterem seus dados seguros.

Nesse tipo de situação, o máximo que o cliente pode fazer é acionar a polícia, para que ela tente rastrear os fundos. Se o ladrão for leigo, provavelmente vai cometer algum erro, caso contrário, devido a característica de anonimato do bitcoin (se souber fazer) será impossível rastrea-lo. De acordo com o relato, no entanto, o ladrão transferiu o montante para vários endereços diferentes. Assim, caso a polícia tente rastrear, com certeza haverá um longo trabalho pela frente.

“Estou procurando alguns conselhos sobre esta situação muito infeliz. Meu celular foi roubado e eu usava ele para fazer transações na Coinbase. Alguém acessou minha conta e transferiu mais de US $ 7.000 para vários endereços de bitcoin. Estou tentando falar com alguém da Coinbase, mas sem sucesso. Eu falei com meu banco na semana passada e eles disseram que não podem fazer nada. Alguém tem alguma ideia de como falar com alguém da Coinbase ou que ação legal eu poderia tomar para resolver essa situação? Obviamente, eu sei que não deveria ter esse dinheiro armazenado em uma corretora, mas não faz sentido repetir isso.”

Caso serve de alerta

A trágica situação serve de alerta para aqueles investidores de criptomoedas que utilizam aplicativos de corretoras no celular, ou têm aparelho sem senha ou senha fraca.

Em caso de perda de celular, é recomendável que todas as senhas de corretoras sejam alteradas, assim como um reset nos códigos de 2FA (Autenticação de dois fatores).

Além disso, é bom também instalar um aplicativo de gerenciamento online, onde você possa formatar o celular remotamente caso ele seja roubado ou esteja perdido.

Por fim, vale lembrar que exchange não é carteira.

Leia mais sobre:
Avatar
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Primeiros resultados no Google por Bitcoin podem ser golpes

Enquanto o Bitcoin segue uma tendência de alta por mais de 3 meses e caminha para superar o seu valor mais alto, o interesse...

Ripple (XRP) vai ter smart contract? Não caia nessa!

Um dos mais antigos criptoativos, Ripple (XRP), apresentou uma alta meteórica de 140% nos últimos 7 dias. A principal explicação é a distribuição (airdrop)...

Criptomoeda XRP dobrou de preço e teve ajuda do TikTok

A alta do Bitcoin com certeza está chamando atenção de muitos investidores e outras criptomoedas pegaram carona e valorizam também. O XRP está se...

Últimas notícias

Ripple (XRP) vai ter smart contract? Não caia nessa!

Um dos mais antigos criptoativos, Ripple (XRP), apresentou uma alta meteórica de 140% nos últimos 7 dias. A principal explicação é a distribuição (airdrop)...

Criptomoeda XRP dobrou de preço e teve ajuda do TikTok

A alta do Bitcoin com certeza está chamando atenção de muitos investidores e outras criptomoedas pegaram carona e valorizam também. O XRP está se...

Coluna do TradingView: Primeira parada

Bitcoin começa a lateralizar no topo de 19mil dólares. Algumas altcoins continuam rally. Confira os estudos dos analistas do TradingView. CSM Trader O preço do Bitcoin em algumas...