IBM e Ministério da Ciência fecham parceira para capacitação em blockchain no Brasil

Tecnologia que começou a funcionar com o Bitcoin chegará a milhares de alunos brasileiros em breve.

Siga no
MCTI e IBM lançam projeto de capacitação no Brasil, até em blockchain
MCTI e IBM lançam projeto de capacitação no Brasil, até em blockchain - Facebook

A IBM fechou uma parceria no Brasil para desenvolver uma capacitação em blockchain para cerca de 10 mil alunos. A parceria foi com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII/MCTI), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A IBM é uma das principais empresas de tecnologia do mundo, com atuações em diversas áreas. Um dos segmentos em que a empresa trabalha é no consórcio Hyperledger, em parceria com a Linux Foundation.

Assim, a empresa é uma das principais a trabalhar com blockchains privadas. Além disso, aplicações em inteligência artificial, IoT, entre outras, possuem grande influência da IBM.

IBM e MCTI fecham parceria para grande capacitação no Brasil

O governo federal no Brasil procura meios de digitalizar seus serviços desde 2020. Um dos desafios dessa inovação, contudo, é encontrar trabalhadores qualificados para o serviço.

A estimativa do governo é que o país forma cerca de 46 mil profissionais de tecnologia por ano. No entanto, com a demanda atual no setor, seriam necessárias a formação de pelo menos 70 mil trabalhadores no setor.

Assim, através do programa IBM Skills Academy, 10 mil alunos de universidades brasileiras terão acesso a conteúdos de inovação, extracurriculares. Com a duração de cinco anos, o programa deverá capacitar novos profissionais, ajudando o setor de tecnologia.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, na última quarta-feira (31). Todos os cursos serão oferecidos de forma gratuita.

Tecnologia blockchain será estudada no programa “Trilha para o Futuro”

O programa Trilha para o Futuro foi anunciado na última quarta, em conjunto até com a presidente da IBM no Brasil, Katia Vaskys. De acordo com ela, essa parceria ajudará no progresso do Brasil.

“É uma honra participar dessa cerimônia e anunciar a parceria entre a EMBRAPII e a IBM Brasil. Uma parceria que trará impacto positivo para os jovens e para o progresso do nosso país”, afirmou Katia.

Dentre os cursos da trilha, os alunos apreenderão sobre a tecnologia blockchain. Além disso, cibersegurança, nuvem híbrida, computação quântica, inteligência artificial e mais.

Já o Ministro Marcos Pontes, ex-astronauta, afirmou que dá muito valor a educação e formação profissional. De acordo com ele, o Brasil tem uma luta para transformar conhecimento em inovação, por isso, é fundamental ter qualificação.

Educação e inovação têm que andar juntos, afirmou Ministro Marcos Pontes

Feliz com a iniciativa, Marcos Pontes agradeceu a todos os servidores de seu ministério e a IBM Brasil. Segundo ele, educação e inovação têm que andar juntos, deixando claro sua posição de que pesquisas e desenvolvimentos são pilares para o Brasil no futuro.

“Isso se enquadra em uma das prioridades que temos dado aqui no Ministério, em transformação digital, internet das coisas, inteligência artificial”, citou Pontes.

Ele lembrou que fez cursos de formação profissional durante sua carreira, que o ajudou muito. Ex-astronauta, Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, em 2006.

O ministro acredita que a nova capacitação será fundamental para impactar jovens, e ajudar o setor de ciência e tecnologia brasileiro. Em nota, a EMBRAPII afirmou que os cursos serão todos virtuais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Dogecoin passa banco Itaú, Santander e Bradesco em valor de mercado

Dogecoin, a criptomoeda feita como uma piada, surpreendeu o mundo após disparar 150% em poucas horas e ser negociada por um valor recorde de...

Pelé terá coleção NFT na plataforma Ethernity

Edison Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, é o mais famoso jogador de futebol da história e é um grande ícone para os...

Rothschild investe R$ 26 milhões em Ethereum

A Rothschild Investment adquiriu mais de 265.302 ações da Grayscale Ethereum Trust, marcando seu primeiro investimento em Ethereum, o ativo digital nativo da plataforma...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias