IBM publica estudo sobre Dogecoin

Estudo apontou que o Bitcoin não sente tanto o efeito de burburinhos em sua cotação.

Siga no
IBM e Bitcoin
IBM e Bitcoin

A IBM realizou um estudo sobre o preço da Dogecoin e chegou a uma conclusão nada animadora para os fãs da moeda meme com cara de cachorro. Isso acontece após mais um episódio envolvendo Elon Musk e a DOGE.

Nos últimos meses, cada mensagem publicada por Elon Musk, o bilionário CEO da Tesla, era um motivo de alegria na comunidade Dogecoin. A criptomoeda apadrinhada por Musk viu seu preço aumentar mais de 10.000% nos últimos 12 meses.

Vendo esse fato no mercado, a IBM Data and AI resolveu estudar o caso, partindo de uma dúvida: “O sentimento do público nas redes sociais influencia o valor da cripto? Se assim for, por quanto?“.

Preço da Dogecoin é muito influenciado por menções em redes sociais, concluí IBM

A IBM utilizou uma de suas plataformas de data science mais famosas para testar uma questão envolvendo o mercado de criptomoedas. Para isso, o IBM Cognos Analytcs fez um estudo que comparava o preço de uma determinada moeda e a quantidade de menções em redes sociais desta.

“Usando o IBM Cognos Analytics, traçamos o preço da moeda (X) contra o volume de menção social (Y) nos últimos 6 meses para examinar sua relação com BTC, ETH e DOGE.”

No estudo foram testadas as criptomoedas Bitcoin, Ethereum e Dogecoin, sendo o BTC a mais mencionada em redes sociais, e a DOGE a com menos comentários sobre.

Bitcoin é a criptomoeda mais mencionada em redes sociais segundo IBM
Bitcoin é a criptomoeda mais mencionada em redes sociais segundo IBM

Analisando assim a correlação dos dados do preço da Dogecoin com a quantidade de menções em redes sociais sobre ela, a IBM achou o coeficiente de correlação 0.738438049.

O valor veio positivo e próximo de 1, que é o máximo que poderia ser alcançado, isso indica que quando o preço da Dogecoin sobe, o mercado está realizando muitas menções sobre o assunto em redes sociais.

Apesar da correlação não indicar uma relação de causalidade, mostra que, pelo menos nos últimos seis meses, a cotação da DOGE dependeu inteiramente do ânimo de sua comunidade em interações sociais.

Preço do Bitcoin não depende de interações sociais, mesmo com maior número de menções, indica estudo

Já o Bitcoin, soberano no número de menções segundo estudo da IBM, acabou registrando uma correlação de apenas 0.062522729 entre seu preço e menções em redes sociais. Como o valor é próximo de 0, isso significa que não há correlação entre as variáveis.

A outra testada pela IBM, Ethereum, acabou registrando uma correlação positiva moderada, de 0.452025669, indicando que em alguns momentos o seu preço pode estar alinhado com menções feitas em redes sociais.

“Com este pequeno subconjunto de dados, podemos inferir que a correlação entre o volume de menção social e o preço da moeda para ETH e DOGE é muito mais forte em comparação com BTC.”

Na manhã desta quinta-feira (1), Elon Musk brincou em uma mensagem pelo Twitter sobre o preço da Dogecoin, mas a moeda acabou desvalorizando 3% em relação ao Dólar nas últimas 24 horas, indicando que nem esse “charme” a comunidade acompanha mais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Olho com Bitcoin

130 mil pessoas tiveram os olhos escaneados para ganhar criptomoedas de graça

A Worldcoin é um projeto que pretende distribuir criptomoedas de forma justa. Para evitar falsificações de identidade, o plano da empresa é escanear a...
Bitcoin dentro de cofre como poupança

Fundo de pensão dos bombeiros nos EUA compra US$ 25 milhões em Bitcoins

O Fundo de Pensão serve para garantir a tranquilidade de funcionários de diferentes setores no futuro. Em Houston, no Texas, Estados Unidos, o Fundo...
Bitcoin e criptomoedas em ETF

Segundo ETF de Bitcoin pode ser lançado amanhã na Nasdaq

Muitos pensavam que o ETF de Bitcoin da Valkyrie seria o primeiro a ser aprovado, todavia o mercado foi surpreendido pelo lançamento do ETF...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias