Influenciadores de criptomoedas estão com os dias contados, diz ex-diretor da SEC

O ex-diretor da SEC destacou que, ao contrário de hackers que atuam de forma furtiva e tentam invadir sistemas, os promotores de criptomoedas são facilmente rastreáveis.

John Reed Stark, ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), fez um alerta contundente aos influenciadores do mercado de criptomoedas.

Por meio de sua conta no Twitter, Stark advertiu que eles devem ter cuidado com suas ações e práticas, pois as consequências legais podem ser inevitáveis.

“Atenção a todos os promotores de criptomoedas que usam as redes sociais para manipular o preço de criptoativos: Vocês não só serão pegos, mas a acusação contra vocês será como atirar em peixes em um barril”, escreveu Stark em seu tweet.

Stark ressaltou que as regras de combate à fraude se aplicam tanto à manipulação de valores mobiliários em bolsas de valores quanto às criptomoedas. Ele enfatizou que os influenciadores devem estar cientes de que o uso de estratégias fraudulentas para manipular os preços não passará despercebido pelas autoridades reguladoras.

Influenciadores de criptomoedas na mira da SEC

O ex-diretor da SEC destacou que, ao contrário de hackers que atuam de forma furtiva e tentam invadir sistemas, os promotores de criptomoedas são facilmente rastreáveis.

Suas atividades fraudulentas podem ser encontradas facilmente nas redes sociais, como Twitter, Discord, Instagram e Reddit. Essas evidências podem ser facilmente apresentadas em um tribunal para comprovar a fraude cometida.

Stark enfatizou que a era das redes sociais tornou-se uma corda virtual na qual muitos promotores de criptomoedas se enforcam. Ele alertou os envolvidos nesse tipo de atividade ilícita de que seus dias de impunidade estão contados.

A SEC e outras autoridades reguladoras têm demonstrado cada vez mais interesse em investigar e processar aqueles que utilizam as redes sociais para manipular preços de criptomoedas e enganar investidores.

A recente ação da SEC contra Francis Sabo, conhecido como “Ricky Bobby”, por um esquema de fraude em valores mobiliários no valor de US$ 100 milhões, é um exemplo disso.

Segundo a SEC, Sabo se apresentava como um guru confiável na escolha de ações e cultivava um grande número de seguidores no fórum Atlas Trading no Discord, um espaço online gratuito que afirmava fornecer conteúdo educacional sobre negociação e mercados de valores mobiliários.

Influenciadores de criptomoedas estão com os dias contados

O alerta de John Reed Stark também ressaltou o fato de que muitos promotores de criptomoedas agem de maneira ousada e arrogante, enganando suas vítimas de forma pública e ostensiva. Seja no Twitter ou outras plataformas de mídia social, a fraude é facilmente identificável e apresentável a um juiz.

É importante que os influenciadores no mercado de criptomoedas estejam cientes das leis e regulamentações em vigor e evitem práticas fraudulentas.

A transparência e a honestidade são essenciais para manter a confiança dos investidores e promover um ambiente saudável para o crescimento e desenvolvimento do mercado de criptomoedas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias