Influenciadores do TikTok receberam R$ 2.7 milhões promovendo golpes

O TikTok não foi a única rede social usada pelos golpistas, já que os mesmos aplicativos foram também divulgados em contas do Instagram.

Siga no

Alguns criadores de conteúdo do TikTok estavam promovendo aplicativos com Adwares e Cavalos de Tróia embutidos. O dinheiro arrecadado pelos influenciadores com a promoção desses aplicativos chegou a US $ 500 mil (R$ 2.7 milhões).

Um adware é um programa responsável por encher um dispositivo com propagandas indesejadas. Muitas vezes classificados como malwares, ou vírus, esse tipo de programa é prejudicial para o usuário e pode dar uma grande dor de cabeça.

Os aplicativos promovidos pelos TikTokers possuíam propagandas de forma intrusiva, algumas vezes até mesmo quando os apps estavam fechados. Entre as propagandas haviam muitos golpes, que assinavam sem autorização dos usuários planos semanais ou mensais de US $ 2 a US $ 10 para roubar os créditos do usuário ou aumentar a conta pós-paga.

De acordo com um relatório do Avast, pelo menos três perfis famosos do TikTok com mais de 350 mil seguidores estavam promovendo aplicativos suspeitos para seus seguidores.

Esse é um tipo muito comum de golpe encontrado em diferentes fontes, principalmente aplicativos de origem desconhecida. O fato de esse tipo de “tranqueira” estar sendo divulgada em uma das maiores plataformas de conteúdo do mundo é realmente um fator que chama bastante a atenção.

O TikTok não foi a única rede social usada pelos golpistas, já que os mesmos aplicativos foram também divulgados em contas do Instagram. Enquanto a conta da rede social do Facebook utilizada tinha cerca de 5 mil seguidores, uma do TikTok passava dos 300 mil.

Os aplicativos suspeitos podem ser encontrados tanto no Google Play quanto na Apple Store e eles contam com cerca de 2.4 milhões de downloads.

TikTok Golpe
Um dos aplicativos promovidos na plataforma.

Os aplicativos promovidos pelos criadores de conteúdo do TikTok foram:

  • Shock My Friends – Satuna: App Store
  • 666 Time: App Store
  • ThemeZone – Live Wallpapers: App Store
  • shock my friend tap roulette v: App Store
  • Ultimate Music Downloader – Free Download Music: Google Play
  • Tap Roulette ++Shock my Friend: Google Play
  • ThemeZone – Shawky App Free – Shock My Friends: Google Play

De acordo com os pesquisadores da Avast, os aplicativos, assim como os TikTokers foram denunciados para as devidas plataformas.

“Os aplicativos que descobrimos são golpes e violam tanto as políticas do Google quanto as Políticas da Apple ao realizar propagandas enganosas ou então por oferecerem propagandas intrusivas fora do aplicativo e dificultar a desinstalação do mesmo.

É muito preocupante que os aplicativos estavam sendo promovidos em plataformas de redes sociais famosas entre crianças e jovens que podem não reconhecer os sinais de perigo desses aplicativos.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Cuidado: bancos e corretoras estão roubando você

Em tese, a ideia de um fundo de investimento é ótima. Afinal, um gestor profissional e uma equipe de analistas provavelmente vão performar melhor...

Titã da renda fixa começa a investir em criptomoedas

A PIMCO, empresa que gerencia mais de 2 trilhões de dólares em ativos afirmou através de seu diretor de investimentos, Daniel Ivascyn, que está...
Bitcoin (BTC) no globo, em foco Índia, China e Austrália

Austrália quer se tornar líder da indústria de criptomoedas

Com o Bitcoin chegando a todos os públicos, é necessário que países estabeleçam leis claras sobre criptomoedas já que as antigas já estão obsoletas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias