Influenciadores são processados por promover criptomoeda suspeita

A socialite Kim Kardhashian, o boxeador Floyd Mayweather e o jogador de basquete Paul Pierce estão sendo processados por promover uma criptomoeda suspeita chamada de Ethereum Max (EMAX).

Como prova de que estas pessoas tem forte influência no mercado, o token EMAX valorizou 25.000% em apenas um dia após promoções em redes sociais de famosos como os citados acima. Apesar da alta repentina, o EMAX rapidamente voltou a suas mínimas, deixando vários no prejuízo.

Queda do Ethereum Max (EMAX). Fonte: CMC

Já os influenciadores, que provavelmente não realizam investimentos nas moedas que promovem, recebem um belo cache garantido. Ou seja, nunca saem perdendo, porém isso pode mudar com este processo e outras ações.

Influenciadores promovendo shitcoins

Em setembro do ano passado, Kim Kardashian já havia sido posta na mira das autoridades do Reino Unido por promover o Ethereum Max (EMAX), um token na rede Ethereum com uma oferta de 2 quatrilhões de unidades e sem propósito nenhum.

Junto a ela, o famoso jogador de basquete Paul Pierce dos Celtics também compõe o time que promovia essa criptomoeda, que provavelmente é um golpe, como pode ser visto no tweet abaixo.

“ESPN, eu não preciso de você. Eu tenho o Ethereum Max, eu fiz mais dinheiro com essa criptomoeda no mês passado do que eu fiz com vocês em um ano. A verdade nos liberta, sou meu próprio patrão. Confira você mesmo o site do EMAX.”

Paul Pierce promovendo Ethereum Max. Fonte: Twitter

Já Floyd Mayweather parece ter uma carreira mais ampla em promover shitcoins, além da Ethereum Max, Mayweather já promoveu a Centra (CTR) em 2017, cujos desenvolvedores foram indiciados em 2018 por orquestrarem uma ICO fraudulenta que lesou uma miríade de investidores.

Reguladores estão de olho

Apesar disso, o cenário parece estar mudando. Além de um atual processo instituído nos EUA, alguns países já estão criando forças-tarefa para combater tais atividades, como é o caso da França.

Devido a falta de conhecimento no mercado e uma ideia de que ele está repleto de dinheiro fácil, muitas pessoas acabam arriscando seu dinheiro baseado em falas de famosos, sem realizar uma pesquisa por conta própria. Com isso, o resultado não pode ser outro a não ser perdas financeiras.

Por conta disso, mais importante do que leis que punam tais pessoas, é preciso educar os investidores. Caso contrário eles seguirão cometendo erros, influenciados por pessoas mais próximas, por exemplo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias