Investidor de Bitcoin perde R$ 197 milhões após hack de clonagem de número (SIM SWAP)

Baleia do Bitcoin implorou por ajuda de mineradores para reverter transações

Siga no
Baleia de Bitcoin são os grandes detentores da moeda digital (queda e desvalorização)
Baleia de Bitcoin/Livecoins

Um investidor acaba de perder US $ 45 milhões em Bitcoin, a quantia convertida em reais chega a R$ 197.532.000,00 (o valor que a Mega Sena vai sortear neste sábado (22). Um hacker conseguiu clonar o número de telefone e drenou todo o saldo do ex-milionário. O ataque utilizado pelo criminoso foi o de SIM SWAP – golpe onde o golpista “transfere” o número do celular para outro chip sem o conhecimento do usuário.

A “baleia” de bitcoin hackeada, identificada como @zhoujianfu foi ao Reddit para alertar a comunidade que suas carteiras de bitcoin e de bitcoin cash haviam sido hackeadas e os fundos roubados. De acordo com o relato, US $ 15 milhões e bitcoin (BTC) e US $ 30 em bitcoin cash (BCH) foram transferidos. O investidor perdeu 100.000 unidades de Bitcoin Cash (BCH) e 1.547 de Bitcoins (BTC).

No triste relato da ex-baleia do bitcoin, a vítima do ataque implora por ajuda dos mineradores da rede, primeiro pede para que os mineradores não confirmem a transação. Depois, em outra mensagem, ele tenta pedir ajuda para reverter a transação, obviamente que não foi possível.

“Este é o meu endereço, droga. As transações têm apenas 3 confirmações, se algum minerador puder ajudar de alguma forma, eu tenho as chaves privadas. socorro, socorro, Socorro… grande recompensa, obviamente.”

Captura do relato da v´tima de hack
Captura do relato da v´tima de hack

Como a transação já foi validada e os fundos foram transferidos para diversas carteiras, devido à natureza imutável da tecnologia blockchain, a única coisa que a ex-baleia pode fazer é processar a empresa de telecomunicações por falta de segurança que levou o hacker a ter sucesso na invasão.

Como a baleia foi atacada?

“Esta é a coisa mais idiota de todos os tempos”, disse um usuário no twitter ao saber que a baleia de bitcoin não se preocupava com segurança. A clonagem de número de telefone não é novidade, desde 2018 mais de US $ 50 milhões em criptomoedas já foram roubados com este tipo de ataque.

Após clonar o número, o criminoso pode acessar as contas pessoais do usuário, como e-emails e logins para corretoras. Nesse caso, os hackers pedem recuperação de senha que geralmente é enviada para o SMS.

Ao analisar a carteira da ex-baleia é possível ver que os fundos foram completamente drenados. O hacker realizou diversas transferências, provavelmente para não deixar rastros

Hacker limpou a carteira da baleia do Bitcoin.
Hacker limpou a carteira da baleia do Bitcoin.

Criador do Bitcoin Cash comenta o caso

Roger Ver, um dos primeiros entusiastas do bitcoin, atualmente conhecido por ter criado a shitcoin bitcoin cash comentou o triste incidente dizendo que o hack pode ter ocorrido com ajuda de alguém de dentro da operadora de telefonia.

Esses hacks são comuns, na maioria das vezes devido a erros por parte do próprio usuário. A maneira mais segura de proteger qualquer criptomoeda é tendo a chave privada armazenada fora da rede para garantir que os hackers não tenham acesso à criptomoeda.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
El Salvador BTC

Governo de El Salvador analisa permitir pagamento de salários com Bitcoin

Poucos dias depois de o Bitcoin se tornar moeda de curso legal em El Salvador, o governo do país agora estuda com pagar salários...
Várias criptomoedas perto de um carrinho de compra alternativas Ethereum Bitcoin Dogecoin Litecoin Monero

Bitcoin deixado como herança será divido por família no Distrito Federal

O Bitcoin é uma moeda digital, mas também um bem, sendo utilizado por muitas pessoas como reserva de valor. Em um processo de inventário...
Baleia do Bitcoin preço e cotação queda e alta

Baleias detém quase metade dos bitcoins já minerados

A última queda massiva no preço das criptomoedas acabou sendo uma boa oportunidade para as baleias, que agora detém quase a metade de todos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias