Investidores devem observar Bitcoin como alternativa ao Real

Analistas acreditam que a moeda brasileira está muito exposta nos últimos anos e risco de inflação é alto.

Siga no
Real Bitcoin (Moeda digital, criptomoeda, moedas digitais, criptomoedas, moeda virtual)
Real Bitcoin

Muitos brasileiros acreditam que ao carregar o real por aí não fazem “investimentos”. A realidade não seria bem essa, e um analista acredita que os investidores brasileiros devem observar o Bitcoin, ouro e dólar como alternativas.

O Real é de fato uma moeda fiduciária, emitida pelo Banco Central do Brasil. Ao emitir a moeda, o governo pede que os brasileiros confiem nessa divisa. Na economia brasileira, entretanto, todos são obrigados a aceitar o Real (BRL), que é uma moeda de curso forçado.

Apesar dessa obrigação em aceitar a moeda para transações, o governo não consegue obrigar os brasileiros a guardar apenas essa moeda. Isso porque, passando por problemas cambiais e inflacionários, a divisa é vista com desconfiança por analistas. Dessa forma, investir em mais moedas provavelmente será uma realidade aos brasileiros.

Com Real sob olhares cautelosos, investidores devem observar até o Bitcoin como alternativa, aponta analista

O Brasil é o principal país da América do Sul e uma das economias mais ricas da região. Contudo, em relação ao mundo, o país ainda é subdesenvolvido e sua moeda não é tão forte assim.

Com a crise de 2020, acirrada pela pandemia do novo coronavírus, o Brasil sentiu uma forte pressão. Assim como em outros países, o governo correu para enviar para a população o auxílio emergencial. Dessa forma, colocou mais moedas no mercado, uma situação atípica e vista com cautela por economistas.

De acordo com Gustavo Cunha, especialista em mercado financeiro e colunista do Infomoney, a emissão de moeda é um problema no mundo. Ele observa que algumas empresas já se expõem ao Bitcoin como reserva de valor, como o caso recente da Microstrategy, empresa dos EUA que aportou milhões na moeda digital.

Contudo, alertou que a exposição total ao Bitcoin como reserva não é nada prudente. O analista apontou que as empresas e pessoas devem sim observar o Bitcoin, ouro e dólar como alternativas.

Com isso, separar uma porcentagem do seu patrimônio para colocar em moedas alternativas é uma estratégia de investimento importante hoje. Tais exposições devem ser casadas com o perfil de consumo de cada pessoa.

Segundo ele, é necessário entender qual moeda favorece a proteção do patrimônio associada aos gastos de cada pessoa. Por exemplo, se consome produtos associados ao dólar, é importante ter uma reserva dessa moeda. Isso também poderia acontecer com ouro, prata e Bitcoin.

Presidente Jair Bolsonaro afirmou que pagamento do auxílio emergencial pressionou inflação, preço nos supermercados já preocupa brasileiros

Com mais dinheiro no mercado, a inflação tem aumentado, principalmente na cesta básica. A realidade foi confessada pelo presidente Jair Bolsonaro, em declaração na última semana. Nos últimos dias, o presidente do Brasil pediu patriotismo aos donos de supermercados, para que não aumentem o valor dos produtos.

Para o economista austríaco Fernando Ulrich, a culpa da inflação é do governo, não dos empresários. Para ele, o governo brasileiro é que tem que propor soluções para sair da crise atual. De fato, o preço dos alimentos já é uma preocupação real dos brasileiros, que sentem na pele a inflação no setor.

De qualquer forma, com a crise em vista e a alta inflação sendo uma preocupação, o Real se torna uma moeda perigosa. Para aqueles que possuem apenas essa moeda, o risco é ainda maior com a depreciação cambial, que levam a outros problemas.

As commodities tem se valorizado e, com a moeda brasileira barata, é mais vantajoso exportar do que atender ao mercado interno. O arroz, soja, carne, entre outros, são alguns dos itens que mais aumentam no ano.

De acordo com Gustavo Cunha, a questão mais importante sobre o Real hoje é em relação ao percentual que ele ocupa no bolso dos brasileiros. Dessa forma, o analista apontou que “diversificar a moeda é uma necessidade“. O Bitcoin então, que é considerado uma reserva de valor, pode ganhar força no Brasil.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Vídeo com Deepfake da Ruja, líder da Onecoin, promete novo golpe com Bitcoin

‘Rainha do Bitcoin’ está de volta? Suposto vídeo de líder é publicado no Youtube

Um vídeo publicado no YouTube afirma que Ruja Ignatova, conhecida como 'Rainha do Bitcoin' está de volta. Ela é líder da Onecoin, um golpe...

A China é para o bitcoin o que a Dilma foi para o movimento...

Há quem acredite que os maiores precursores e catalisadores do movimento libertário no Brasil foram pessoas como Daniel Fraga, Raphael Lima (Ideias Radicais) ou...
Bitcoin dentro de livro criptomoeda blockchain vocabulário

Academia Brasileira de Letras inclui “criptomoeda” em vocabulário atualizado da língua portuguesa

Mais um vocabulário brasileiro adiciona o termo "Criptomoeda", reconhecendo assim na língua portuguesa a palavra que tanto chama atenção dos brasileiros nos últimos anos. No...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias